-
GABARITO E
I. Se Enzo é engenheiro (V), então Fábio é farmacêutico (F).
II. Carlos é contador (??) ou Daniel é dentista (V).
III. Antônio é artista (F) ou Bruno é biblioteconomista (V).
IV. Se Daniel é dentista (V) então Antônio é artista (F).
a) Antônio é artista (F) e Daniel é dentista (V). F ^ V = F
b) Carlos é contador (??) ou Antônio é artista (F). ?? v F = ??
c) Bruno é biblioteconomista (V) e Enzo não é engenheiro (F). V ^ F = F
d) Enzo é engenheiro (V) e Carlos é contador (??). V ^ ?? = ??
e) Bruno é biblioteconomista (V) ou Fábio é farmacêutico (F). V v F = V
-
SOCORRO DEUS
-
Questão nível extremamente fácil. (Basta decorar a tabela verdade).
e) Bruno é biblioteconomista (V) ou Fábio é farmacêutico (F).
V ou F = Verdadeiro
-
o complexo da questão é ter que buscar a resposta que dê verdadeiro nos distratores.
Com atenção dá apra fazer.
-
Primeiro você tira as informaçoes das condicionais, pois todas são falsas, e só podem ser V e F = F, depois você encaixa a informação nas outras opções.
I. Se Enzo é engenheiro (V), então Fábio é farmacêutico. (F) - F
-Enzo é engenheiro
-Fabio não é farmaceutico
IV. Se Daniel é dentista(V), então Antônio é artista (F) - F
-Daniel é dentista
-Antonio não é artista
Agora resolvemos os itens II e III:
II - Carlos é contador (V ou F) ou Daniel é dentista. (V) - V (Aqui ja vimos que Daniel de fato é dentista, portanto, não podemos concluir nada sobre o Carlos, ja que tanto ele pode ser, como pode não ser contador).
III. Antônio é artista (F) ou Bruno é biblioteconomista. (V) - V (Ja aqui, vimos acima que Antônio não é artista, então pra sentença ser verdadeira, isso automaticamente implica que Bruno é biblioteconomista, caso contrário, a sentença estaria errada).
Assim vamos as alternativas, que pede a conclusão correta e que seja concreta:
a)
Antônio é artista e Daniel é dentista. (Conectivo E, as duas sentenças precisam ser verdadeiras, alternativa ERRADA).
b)
Carlos é contador ou Antônio é artista. (Conectivo OU, aqui, basta uma ser verdadeira pra sentença ser verdadeira, sabemos que Antônio não é artista, mas como ja vimos, não podemos afirmar nada sobre o Carlos, isso torna essa alternativa INCONCLUSIVA).
c)
Bruno é biblioteconomista e Enzo não é engenheiro. (Ja vimos que Enzo é engenheiro, no conectivo E, torna a alternativa ERRADA).
d)
Enzo é engenheiro e Carlos é contador. (Mesma coisa da B, não podemos afirmar nada sobre o Carlos, e a questão exige a informação, alternativa INCONCLUSIVA).
e)
Bruno é biblioteconomista ou Fábio é farmacêutico (Correto, Temos o conectivo OU, e temos CERTEZA que Bruno é biblioteconomista, independentemente da segunda sentença estar correta ou não). [GABARITO]
-
Meia hora para conseguir fazer, depois de olhar a solucao.
-
Gabarito: "E" >>> Bruno é biblioteconomista ou Fábio é farmacêutico.
Através do enunciado, percebe-se que SOMENTE as assertivas II e III são verdadeiras. Portanto, as assertivas I e IV são falsas. Abaixo a analise de cada uma, na ordem que eu fiz.
I. Se Enzo é engenheiro (V), então Fábio é farmacêutico(F). (F): Para que esta frase seja FALSA, A primeira parte é verdadeira (isto é, Enzo é engenheiro) e a segunda é falsa (Fábio não é famacêutico).
IV. Se Daniel é dentista (V) então Antônio é artista (F). (F): Para que esta frase seja FALSA, A primeira parte é verdadeira (isto é, Daniel é dentista) e a segunda é falsa (Antônio não é artista).
III. Antônio é artista (F) ou Bruno é biblioteconomista (V). (V). Na regra do "ou" basta que apenas um operador seja verdadeiro, para a frase ser verdadeira (o enunciado da questão deixou claro que esta asseritva é verdadeira). Portanto, se a partir da frase IV concluiu-se que Antônio não é artista, logo Bruno é biblioteconomista.
.
II. Carlos é contador ou Daniel é dentista (V). (V). Esta frase também é verdadeira. No entanto, como dito acima, basta que somente um operador seja verdadeiro. Nesta caso, Carlos pode ser ou não contador.
Assim, tem-se que:
a) Antônio é artista e Daniel é dentista.
Comentários: Item Errado. Em que pese Daniel ser dentista, Antônio não é artista.
b) Carlos é contador ou Antônio é artista.
Comentários: Item Errado. Antônio não é artista. E não se pode afirmar, que Carlos é contador.
c) Bruno é biblioteconomista e Enzo não é engenheiro.
Comentários: Item Errado. Em que pese Bruno ser biblioteconomista, Enzo é engenheiro.
d) Enzo é engenheiro e Carlos é contador.
Comentários: Item Errado. Realmente, Enzo é engenheiro, mas não se sabe se Carlos é contador.
e) Bruno é biblioteconomista ou Fábio é farmacêutico.
Comentários: Item Correto e, portanto, gabarito da questão. Bruno é biblioteconomista (V) ou Fábio é farmacêutico(F). -> V (Friso: no operador "ou" basta que um conector seja verdadeiro para a frase ser verdadeira)
-
Pessoal, decorar as tabuadas ou 'tabelas verdade' da conjunção, disjunção, condicional e bicondicional, te faz matar esse tipo de questão em 1min no máximo, recomendo:
https://www.infoescola.com/matematica/conectivos-logicos/
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
Não deixe seu cérebro te "cegar". Marquei a c pq não vi o "nao", do Enzo não é engenheiro.
-
Essas questões são ridículas, não fazem o menor sentido. Agora só me resta decorar esta merda.
-
Assista a solução dessa questão em:
https://www.youtube.com/watch?v=MyddmrRQJq4&t=1s
-
Aos que têm dificuldade nesse tipo de questão basta entender a regra do conectivo "E" (só é verdadeira se ambos forem verdadeiros); do conectivo "OU"(só é verdadeiro se pelo menos um for verdadeiro); do "OU...OU"(só é verdadeiro se um for verdade e o outro for falso) e do " Se então"(aqui só é falso se o primeiro for Verdadeiro e o segundo for Falso,as demais situações são verdadeiras).Para memorizar o " se então" lembrem da frase: "Vai Filho da mãe".Esqueçam essa ideia de decorar tabela verdade,isso é loucura.
-
Esses operadores lógicos você só precisa decorar 3, e saber os opostos
E (^) - Só é verdadeiro quando todas as proposições simples forem verdadeiras
OU (v) - Oposto ao E, só é falso quando todas as proposições simples forem falsas
OU OU - É verdadeiro quando as proposições forem diferentes ( ex: ou V ou F = V)
Se,e somente, se - ( <-->) - Oposto ao OU OU, só é verdadeiro quando os operadores forem iguais ( V <-->V = V , F<-->F=V)
Se então (-->) - Só é falso quando Vai Fugir. Ex: V --> F = F (Vai Fugir? Foge!)
Normalmente você mata as proposições simples nessas questões pelo Se, então. Então decorem o Vai Fugir, Vera Fischer Falsa, Vai filho da mãe, e por aí vai kkkkk
-
Bruno, entendo a sua revolta, mas para te falar a verdade, não complexa a questão. Veja. Igualmente a você, não sabia nada de RLM. Aliás, sei pouco, mas conseigo resolver algumas questões nas provas. Ou seja, aprendi a resolver e acertar a quantidade de questões que preciso para pontuar RLM no concursos. Assim, e da minha parte apenas sugestão. Veja e faça todas as questões do Renato e do Marcão, no caso do primeiro você encontra no QC. O segundo no You tube. Estude teoria e passe a resolver questões. Você verificará que não é tão complexo assim, beleza?
Aos poucos chegamos no pódio.
-
Uma forma muito simples que eu aprendi a tabela verdade foi na forma de imaginar algumas situações, aí vc não precisa ficar decorando, q é um saco convenhamos..
Funciona assim:
Conjunção: Contrata-se pessoa que fale inglês e espanhol. (interessa alguém que fale só inglês? não! e alguém que fale só espanhol? tbm não! Portanto eu preciso que as duas condições sejam cumpridas. CONCLUSÃO: Só será V quando as duas proposições forem V.
Disjunção: Contrata-se pessoa que fale inglês ou espanhol. (interessa alguém que fale só inglês? sim! ou só espanhol? tbm! E que fale os dois idiomas? Maravilha! Portanto, eu preciso que apenas uma das condições sejam cumpridas. CONCLUSÃO: Só será F quando as duas proposições forem F.
Disjunção exclusiva: O crush afirma: vc pode comer ou torta de maçã ou a de banana. Vc pode comer as duas? não, seria egoísmo hehe. E vc pode escolher não comer? tbm não, não pode ser ingrata hehe. Portanto, vc tem que necessariamente optar por apenas uma. CONCLUSÃO: Só será V quando uma das proposições for V e a outra F.
Condiciocional: aqui não tem historinha heheh, é a regra do Vamos Fazer um Filho ou da Vera Fischer. CONCLUSÃO: V + F = F, o restante será V.
Bicondicional: essa é o caso das melhores amigas, em que uma só vai à festa se a outra for, e se as duas não forem tbm tá tudo certo. CONCLUSÃO: Somente será V se ambas as proposições forem V ou F. V + V = V ou F + F = V.
Recomendo ter a tabela verdade em mãos para entender melhor a minha explicação, dps tudo irá fazer sentido ;)
Espero ter ajudado!!
-
Bruno Fernandes continue achando isso e nunca irá acertar hehehe a concorrência agradece.
-
-
GABARITO: E.
Sempre bom ter a tabuada lógica dos operadores em mente.
TABUADA LÓGICA DOS OPERADORES
∧ (e) = tudo V dá V
∨ (ou) = tudo F dá F
⊻ (ou... ou) = iguais dá F / diferentes dá V
→ (se, então) = Vai Fugir: Foge
↔ (se e somente se) = iguais dá V / diferentes dá F
-
Galera, pra quem tá chegando agora, o segredo dessas questões é a tabela de valores que as proposições possuem. Decorem elas que de resto fica fácil. Não tentem ir na lógica do português, não vai dar certo.
Deem uma lida nesse site
Bons estudos.
-
Uma forma mais resumida e rapida de se resolver: http://sketchtoy.com/69822139
Mas observe que ele fala: "Sabe-se que as afirmações II e III são verdadeiras e que as demais são afirmações falsas".
Pro OU (v) pra ser verdadeiro, basta que PELO MENOS UMA DAS PROPOSIÇÕES SEJAM VERDADEIRAS, ou seja, fazendo a analise com base na tabela verdade nós temos que:
- Enzo é engenheiro;
- Daniel é dentista;
- Antonio NÃO é artista;
- Bruno é biblioteconomista;
- Fabio NÃO é farmaceutico.
Sendo assim vamo pra ultima alternativa(nosso gabarito), dividir ela e fazer duas perguntinhas basicas, veja:
Bruno é biblioteconomista? (VERDADE)
-----------------OU------------------
Fábio é farmacêutico? (FALSO)
Logo temos que para o OU, BASTA UMA VERDADE PARA QUE A PREMISSA SE TORNE VERDADEIRA, ou seja:
B(v) v F(f) = V
Gabarito: LETRA E