SóProvas


ID
2654386
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A forte atração coulômbica entre íons opostos pode explicar as propriedades típicas dos sólidos iônicos, tais como, ponto de fusão e fragilidade cristalina. Os sólidos iônicos NaCl e KCl têm o mesmo tipo de estrutura cristalina. Em qual dos dois sólidos os íons estão ligados mais fortemente uns aos outros por interações coulômbicas?

Alternativas
Comentários
  • A ligação iônica ocorre somente se a variação da energia total da reação é favorável—quando os átomos ligados têm energia mais baixa que os átomos livres. Quanto maior a variação da energia total, mais forte se torna a ligação. Quanto maior a diferença na eletronegatividade entre dois átomos mais iônica se torna a ligação.

    Ou seja quanto maior a diferença eletronegativa mais forte a ligação, e essa força se relaciona com o raio atômico: quanto menor o tamanho do átomo, maior será a força de atração, devido a proximidade do núcleo, quanto mais próximo maior seja a energia de retirada.

    Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.

    VAMOS PARA QUESTÃO:

    vamos analisar os elementos envolvidos, Na possui número atômico 11, o Cl possui número atômico 12 e K possui número atômico 19, quanto menor o número atômico, menor o raio, e maior a eletronegatividade assim:

    Na+ tem o raio iônico menor do que o íon K+ . letra D