SóProvas


ID
2654638
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O novo contador de uma companhia está elaborando a demonstração do resultado do exercício, na qual as despesas serão classificadas com base na sua função dentro da entidade. Porém, adicionalmente, terá que apresentar informações sobre a natureza da despesa.


Um dos itens evidenciados na classificação, com base na natureza da despesa, é

Alternativas
Comentários
  • DESPESA:

    POR FUNÇÃO: é genérica (pode envolver vários itens numa rubrica). Ex.: CMV, desp. administrativa, desp. financ. (juros, var. cambiais) etc.

    POR NATUREZA: é específica. Ex.: depreciações e amortizações.

     

    GAB. E

  • Gabarito E

     

    A entidade deve apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade, devendo eleger o critério que proporcionar informação confiável e mais relevante, obedecidas as determinações legais.

     

    No método da natureza da despesa, as despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com a sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade. Esse método pode ser simples de aplicar porque não são necessárias alocações de gastos a classificações funcionais. Por exemplo, ao invés de dividir a depreciação do período entre depreciação das máquinas usadas na fabricação (que é atribuída ao custo do produto) e depreciação do escritório (que gera despesa administrativa), é demonstrado apenas o valor total da depreciação.

     

    A segunda forma de análise é o método da função da despesa ou do “custo dos produtos e serviços vendidos”, classificando-se as despesas de acordo com a sua função como parte do custo dos produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. No mínimo, a entidade deve divulgar o custo dos produtos e serviços vendidos segundo esse método separadamente das outras despesas. Esse método pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de gastos por natureza, mas a alocação de despesas às funções pode exigir alocações arbitrárias e envolver considerável julgamento.

     

    Info adicional: 

     

    As empresas usam o método da função da despesa (também chamado de “método do custo do produto ou serviço vendido”), no Brasil, pois esse é o método que consta na Lei 6404/76.

  • Outra questão para complementar:

     

    (Técnico/Cespe) A atual legislação societária determina que as despesas sejam evidenciadas de acordo com a natureza da despesa. ERRADO

     

    No Brasil, prevalece a classificação por natureza para ativos e passivos e por função para receitas e despesas.

     

     

    Fonte: Ricardo Ferreira. Contabilidade básica. Pg. 315.