-
O erro não está na segunda parte e sim na primeira.
d) sendo comunicação de caráter público, deve-se prescindir da informalidade;
O erro está em dizer que correio eletrônico (e-mail) é de carater público, claro que não. O conteúdo de e-mails são estritamente particular.
A segunda parte está correta, deve-se prescindir de informalidade. Sim, é preciso dispensar a informalidade, ou seja, precisamos usar de formalidade em e-mails oficiais.
Gabarito letra d)
Bons estudos galera ..
-
"permite comunicação quase instantânea, se o outro usuário está conectado, com qualquer parte do mundo";
Considerei errada essa alternativa, pois, como é sabido, e-mail é uma forma de comunicação assíncrona, ou seja, independe da conexão simultânea do outro interlocutor para se comunicar. Como a alternativa incluiu esse detalhe, julgo ela também incorreta e, por isso, passível de anulação a questão.
-
Mauro Zuim não está errada, pois a premissa é para que seja instantânea, se o outro usuário não estiver conectado não é instatânea ou quase, a comunicaçao existirá, mas sem conexão não se torna "ao vivo".
-
Achei estranho:
permite comunicação quase instantânea, se o outro usuário está conectado, com qualquer parte do mundo;
permite comunicação quase instantânea (correto) se o outro usuário está conectado a internet atraves de um aplicativo que possibilite isto. em qualquer lugar que tenha condiçoe de conecção.
Agora dizer que: com qualquer parte do mundo; te conecta a alguém. suou meio extranho aos meus ouvido.
-
letra D
sendo comunicação de caráter público, deve-se prescindir da informalidade;
Prescindir na alternativa significa não levar em conta a informalidade.
-
GABARITO: D
"[...] Sendo comunicação de caráter público, deve-se prescindir da informalidade."
A questão joga com dois sentidos da palavra PÚBLICO:
1 Significado: Público 1, como se fosse acessível a qualquer pessoa que quisesse ler esse e-mail, o que não é verdade, pois só terá acesso quem eu tiver digitado o endereço de -mail como destinatário.
2 Significado: Público 2, como produzido no âmbito de uma entidade pública, e-mail com fins administrativos.
Quanto a segunda parte da alternativa:
"[...] deve-se prescindir da informalidade."
Realmente a linguagem na administração pública deve prescindir(dispensar) da informalidade
Portanto, a linguagem deve ser formal.
-
Mal elaborada isso sim! Banca péssima.
-
FGV ama a palavra PRESCINDIR.
verbo
GABARITO: D
-
Sem comentários pra essa questão. O que tem a ver com o manual da presidêcia?
-
Gabarito: D
FGV ama o verbo prescindir e obstar também.
Prescindir: Descartar
Obstar: Impedir
#avagaéminha
-
04/06/2019
Errei
Gab D
-
Letra D.
Observe que a banca solicita a observação inadequada. A alternativa (d) afirma incorretamente que a comunicação “correio eletrônico” é de caráter público.
Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre
-
GABARITO: D
Questão basicamente de informática, kkkkk.
prescindir
verbo
Uma observação importante em relação ao valor documental do e-mail, é que o Manual diz o seguinte:
"O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora da ICP-Brasil; contudo caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio de documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil".
Portanto, caso nos deparáramos com alguma questão perguntando se "é possível um e-mail ser reconhecido como válido pelo destinatário sem que tenha certificação digital" devemos marcar como correta.
"Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.
Bons estudos!
-
cheguei até a d procurando a incorreta, ví a e e marquei a d instantaneamente
rsrsrs
-
Erro está em dizer que é de caráter público. É de caráter oficial.
Prescindir: Dispensa a informalidade. ✓
-
Esta
questão exige do candidato conhecimento referente à comunicação linguística no correio eletrônico.
a) Com base na definição apresentada no manual, o e-mail "Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública". Sendo assim, e a partir também do conhecimento acerca de tal ferramenta, é possível inferir que a comunicação, através do e-mail, é quase que instantânea com qualquer parte do mundo. Portanto, verificamos que esta alternativa está correta.
b) O e-mail é uma ferramenta que possibilita o envio de mensagens a várias pessoas ou a um
grupo, através da criação de listas de distribuição. Nesse sentido, identificamos que a afirmação deste item está correta.
c) O e-mail possibilita ao usuário obter uma resposta rápida, conforme já discutido na letra A, e também utilizar a função "encaminhar", que é enviar a mensagem de e-mail recebida para outros destinatários que não estavam na lista de remetentes ou em cópia na mensagem. Desse modo, constatamos que esta alternativa está correta.
d) Conforme o Manual de Redação explica, "Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial". Assim, infere-se que o e-mail, quando utilizado em comunicação de caráter público, deve ser sempre formal e, portanto, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
e) O anexo é um recurso que permite que qualquer arquivo (documento, imagem, texto, vídeo, etc) enviado ao destinatário seja incorporado a uma mensagem de correio eletrônico. Sendo assim, identificamos que esta alternativa está correta.
Gabarito: Letra D