-
Ah, fala sério, né? Qual a evidência que o texto trouxe? O narrador acha que o brasileiro vota mal. Mas não trouxe nenhum dado comprobatório. Vai ter gente que acha que vota bem, e aí? Se eu disse que o João da Esquina é umagrande jogador de futebol, onde estarão as evidências da narrativa? Ele fez muitos gols, ele é procuado por grandes times?
questão ridícula!
-
Boa Renato, rídicula como a FGV!!!
Mas é o que temos pra hj, bons estudos kkkk
-
Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.
https://maringapost.com.br/ahduvido/30-falacias-mais-comum-utilizadas-em-debates-e-discussoes/
-
Questão lixosa como de costume. "Os brasileiros necessitam urgentemente de mais estudo, pois basta ver os resultados de seus votos para que notemos suas carências de informação". O texto acima exemplifica um texto argumentativo; o argumento utilizado nesse texto é do tipo:
a) baseado no senso comum; (O autor tem uma opinão formada baseada num fato ocorrido (resultado dos votos), não por achismo alheio).
b) apoiado em citações; (A única citação é do próprio citante)
c) suportado por evidências; (A evidência no argumento é o resultado dos votos. A votação já ocorreu, embora o resultado não tenha agradado o citante).
d) definido por raciocínio lógico; (Se um fato ocorreu (resultado dos votos), não precisa de lógica).
e) fundamentado em falácias. (O autor não está mentindo. As votações ocorreram).
-
Fiquei em dúvida da letra C e D. No meu entendimento, a letra D também estaria certa, pois o autor usou uma lógica:
"o resultado dos votos dos brasileiros é a lógica para que eles necessitem de mais estudo."
Bem foi o meu raciocínio. Por favor se alguém puder explicar o erro da letra D, agradeço!
Foco, Força e Fé em Deus!
-
GABARITO: C
Na maioria das questões como essa, as pessoas erram e ainda reclamam da banca porque respondem baseadas na própria opinião a respeito do texto que leram.
- "Os brasileiros necessitam urgentemente de mais estudo, pois basta ver os resultados de seus votos para que notemos suas carências de informação."
➔ Os resultados de seus votos evidenciam (não deixam margem de dúvida) que os brasileiros carecem de informação, na opinião do autor. Não importa a minha opinião, é isso que está escrito.
-
Tentando entender a FGV. Desconfio que o problema está entre significado e significante. O que a gente vê é significado. O que a FGV quer é significante. A questão é signo. Entendeu?
Rs. No exemplo acima, significado é a interpretação mais realista de que não dá para chegar a essa conclusão, pois o brasileiro pode ter votado de maneira consciente por mais absurdo que tenha sido o resultado da eleição. Absurdo pra quem está interpretando.
Significante é o que a FGV enxerga. Na frase tem 'basta ver', ou seja, a partir daí o argumento está com base em evidências.
Será que faz sentido isso?
-
(...) pois basta ver
Gabarito: C
-
BUR+RO = JUMENTO
SA+PA = CURURU
impressionante como eu não entendo nada da FGV. suas conclusões é totalmente diferente do obvio, DEUS do céu.
-
Gabarito C
Segue abaixo explicação da questão em vídeo.
O link já vai direto na questão.
https://youtu.be/YilhLhSa_f4?t=3721
Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Adriana Figueiredo