SóProvas


ID
2657437
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os brasileiros necessitam urgentemente de mais estudo, pois basta ver os resultados de seus votos para que notemos suas carências de informação.


O texto acima exemplifica um texto argumentativo; o argumento utilizado nesse texto é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Ah, fala sério, né? Qual a evidência que o texto trouxe? O narrador acha que o brasileiro vota mal. Mas não trouxe nenhum dado comprobatório. Vai ter gente que acha que vota bem, e aí? Se eu disse que o João da Esquina é umagrande jogador de futebol, onde estarão as evidências da narrativa? Ele fez muitos gols, ele é procuado por grandes times? 

    questão ridícula!

  • Boa Renato, rídicula como a FGV!!!

    Mas é o que temos pra hj, bons estudos kkkk

  • Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.


    https://maringapost.com.br/ahduvido/30-falacias-mais-comum-utilizadas-em-debates-e-discussoes/

  • Questão lixosa como de costume.  "Os brasileiros necessitam urgentemente de mais estudo, pois basta ver os resultados de seus votos para que notemos suas carências de informação". O texto acima exemplifica um texto argumentativo; o argumento utilizado nesse texto é do tipo:

    a) baseado no senso comum; (O autor tem uma opinão formada baseada num fato ocorrido (resultado dos votos), não por achismo alheio).

    b) apoiado em citações; (A única citação é do próprio citante)

    c) suportado por evidências; (A evidência no argumento é o resultado dos votos. A votação já ocorreu, embora o resultado não tenha agradado o citante).

    d) definido por raciocínio lógico; (Se um fato ocorreu (resultado dos votos), não precisa de lógica).

    e) fundamentado em falácias. (O autor não está mentindo. As votações ocorreram).

  • Fiquei em dúvida da letra C e D. No meu entendimento, a letra D também estaria certa, pois o autor usou uma lógica:

    "o resultado dos votos dos brasileiros é a lógica para que eles necessitem de mais estudo."

    Bem foi o meu raciocínio. Por favor se alguém puder explicar o erro da letra D, agradeço!

    Foco, Força e Fé em Deus!

  • GABARITO: C

    Na maioria das questões como essa, as pessoas erram e ainda reclamam da banca porque respondem baseadas na própria opinião a respeito do texto que leram.

    • "Os brasileiros necessitam urgentemente de mais estudo, pois basta ver os resultados de seus votos para que notemos suas carências de informação."

    Os resultados de seus votos evidenciam (não deixam margem de dúvida) que os brasileiros carecem de informação, na opinião do autor. Não importa a minha opinião, é isso que está escrito.

  • Tentando entender a FGV. Desconfio que o problema está entre significado e significante. O que a gente vê é significado. O que a FGV quer é significante. A questão é signo. Entendeu?

    Rs. No exemplo acima, significado é a interpretação mais realista de que não dá para chegar a essa conclusão, pois o brasileiro pode ter votado de maneira consciente por mais absurdo que tenha sido o resultado da eleição. Absurdo pra quem está interpretando.

    Significante é o que a FGV enxerga. Na frase tem 'basta ver', ou seja, a partir daí o argumento está com base em evidências.

    Será que faz sentido isso?

  • (...) pois basta ver

    Gabarito: C

  • BUR+RO = JUMENTO

    SA+PA = CURURU

    impressionante como eu não entendo nada da FGV. suas conclusões é totalmente diferente do obvio, DEUS do céu.

  • Gabarito C

    Segue abaixo explicação da questão em vídeo.

    O link já vai direto na questão.

    https://youtu.be/YilhLhSa_f4?t=3721

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Adriana Figueiredo