-
Pegadinha do malandro. A questão é mais de comunicação social do que de português. Veja que o jornal publicou a carta do leitor, que critica a matéria publicada em edição anterior. Logo, o jornal quer transmitir a mensagem de que é imparcial, pois publica conteúdo que critica seus próprios textos.
A única alternativa restante, dentre as demais opções, é a letra D.
-
Vinícius, o enunciado não deixa claro que o jornal publicou a carta, mas simplesmente diz que ela foi feita por um leitor desse mesmo jornal.
-
Paulo Cunha,
Quando o enunciado fala:
O texto a seguir foi retirado de uma Carta do Leitor do jornal O Globo, de 13 de setembro de 2017.
Refere-se ao espaço destinado ao Leitor chamado: Carta do Leitor. Nesse espaço são publicadas críticas de leitores a determinadas matérias. Tanto é que apresenta a data da publicação.
Bons estudos.
-
O que custa para a FGV citar que a carta foi publicada!?
-
Qual o erro da letra B?
-
QUESTÃO DÚBIA, PODERIA SER CORRETO O ITEM 'E' POIS PERGUNTA O QUE NÃO ESTÁ PRESENTE.
DECEPCIONANTE.
-
A pergunta se refere ao gênero textual e não ao fragmento da carta para o jornal em questão.
LETRA A) incorreta -> "expressar opiniões dos leitores sobre assuntos publicados;" refere-se ao objetivo da carta para o jornal.
LETRA B) incorreta -> "utilizar-se de linguagem próxima à do jornal;" refere-se ao objetivo da carta (algo que não se tem elementos suficientes para afirmar que é verídico, porém, se refere ao objetivo das cartas enviadas para esse jornal)
LETRA C) incorreta -> "pretender elogiar ou criticar determinada matéria"; seria objetivo da carta para o jornal em quastão
LETRA D) correta -> "exibir inteligência e cultura do autor da carta"; Refere-se a algo que NÃO É objetivo do gênero carta, e é a única resposta que faz alusão ao gênero textual carta como um todo e não a carta para o jornal em questão.
LETRA E) incorreta -> "marcar a imparcialidade do jornal na publicação" objetivo da carta para o jornal
-
Só quem conhece a banca, acerta esse tipo de questão. O segredo é fazer várias questões da fgv que você acaba entendendo a malícia da banca.
-
Também não entendi porque a B está errada, tendo em vista que uma característica da linguagem jornalística é a imparcialidade e, o trecho da carta contém parcialidade (opinião do autor) - não contém imparcialidade, portanto NÃO se aproxima da linguagem jornalística.
Imparcialidade: deve evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.
A resposta não levou em conta o trecho do enunciado.
-
Alguém sabe o porquê da letra E estar errada? Afinal, o leitor não quer marcar a imparcialidade do jornal?
-
A pergunta se refere ao gênero textual!!!!!!!!!
A letra E se refere a marca do autor da carta. No caso, ao que ele quis dizer!
foi assim que entendi rsrs.
-
Gabarito: LETRA D.
Vou comentar conforme o meu entendimento. Se até os professores se eximem de comentar as questões da FGV, quem sou eu?! Kkkk. A questão quer saber o que NÃO faz parte do gênero em questão.
→ LETRA (A) : "(...) devo dizer que achei". Não foram leitores, mas um leitor. Porém, é a menos errada da questão.
→ LETRA (B) : A linguagem é semelhante ao do texto destacado, pois não é coloquial.
→ LETRA (C) : "(...) devo dizer que achei parcial e de pouco valor informativo." Alguém está fazendo uma crítica.
→ LETRA (D) : Pelo contrário. Alguém criticou determinada matéria. Isso denota que a intenção nunca foi exibir a inteligência do autor, pelo contrário.
→ LETRA (E) : Marcar a imparcialidade do jornal. Sim, o jornal certamente tem cunho imparcial, pois é justamente esse o ponto em que ele critica na matéria: o valor parcial. Por isso, o texto perde credibilidade informativa.
"A perseverança é a virtude dos vitoriosos"
-
O objetivo da carta do leitor é exibir a OPINIÃO, ponto de vista, sugestão ou reclamação do leitor, e não a sua inteligência e cultura.
LETRA D
-
Chibatada em cima de chibatada, Deus do céu.