-
Gabarito: E
a) cada um joga contra outro time ou joga um contra o outro?
b) o turista viu quando passeava ou o assaltante passeava?
c) uma empresa foi criada ou a empresa criou algo?
d) confesso que não compreendi ainda qual a ambiguidade desse trecho...
e) alternativa correta.
-
Ambiguidade da D - O aumento dos impostos já / desagradam a população (no sentido de: os impostostos já começaram a aumentar) ou O aumento dos impostos / já desagradam a população (no sentido de a população já começou a se desagradar com o aumento que ocorreu nos impostos).
-
A letra E, ao meu ver, também possui uma ambiguidade: O ministro, em sua casa, recebeu o presidente. Podemos enteder que ele só é ministra em sua casa ou que ele estava em sua casa quando recebeu o presidente.
-
Gleyvisson Ramon: repare que, na letra D, o verbo "desagradar" não se encontra no plural, mas sim no singular. Com certeza a letra E não apresenta ambiguidade, estando devidamente pontuada, mas a letra D também não deixa margem para interpretações diversas.
-
Impossível encontrar ambiguidade na D!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Pedro Melo,
eu fiz o seguinte racicínio: "o aumento dos impostos (aumento da quantidade de impostos ou no valor deles?) já desagrada a população".
Não sei se está certo rs
espero ter ajudado.
-
Ambiguidade da D - O aumentou dos impostos já ocorreu, ou ainda irá ocorrer?
Ainda assim, acho difícil indicar ambiguidade na letra D.
-
Eu vi ambiguidade na E, entendendo possível interpretar tanto que o ministro está recebendo o presidente, quanto que o presidente está recebendo o ministro, por isso marquei a D.
Se algum colega souber explicar a regra de pontuação, ou coisa diversa que explique a inocorrência dessa ambiguidade, agradeço!
-
a) Bahia e Vitória jogam na próxima semana; (Bahia e Vitória se enfrentam ou vão jogar contra outros times na próxima semana?)
b) O turista viu o assaltante passeando pela praia; (Quem passeava, o bandido ou o turista?)
c) A criação da empresa agradou a todos; (A criação de uma nova empresa ou uma criação da empresa?)
d) O aumento dos impostos já desagrada a população; (O aumento do valor do imposto ou da quantidade de impostos?)
e) O ministro, em sua casa, recebeu o Presidente. (Quem está fazendo curso de direito sabe q/ se usa muito o termo 'casa' p/ se referir ao senado ou câmara dos deputados. Mas aqui a palavra CASA quer dizer residência mesmo. Por isso é sempre bom analisar todas as alternativas antes de marcar c/ afobação).
-
a) cada um joga contra outro time ou joga um contra o outro?
b) o turista viu quando passeava ou o assaltante passeava?
c) uma empresa foi criada ou a empresa criou algo?
d. O aumento dos impostos já desagrada a população;
Para a d, só podemos verificar ambiguidade forçando o sentido da oração quanto ao tempo da ocorrência do aumento: "o aumento de maneira geral sempre desagrada a população ou o aumento específico que ocorreu no "hoje" desagradou a população?
e) alternativa correta.
-
IDEM LUIZ TESSER!!!
CANSADA DE ERRAR
-
Pessoal, o meu raciocínio foi esse. Pensei que se a vírgula serve para deixar claro o que escrevemos, então, a vírgula tira a ambiguidade. Nessas questões já olho a alternativa que aparece a vírgula.
-
Onde tem trecho separado por vírgulas não tem ambiguidade. Torna-se restritivo.
-
O aumento dos impostos já desagrada a população Temos aqui um novo imposto? ou temos um aumento dos impostos já existentes?
Ex.: Governo Federal aumenta o IR (aumento de imposto já existente, aumenta a tabela), Governo Federal aumenta impostos, criando a CPMF (aumento de imposto, acréscimo, novo imposto, além dos já existentes).
-
Como sempre errei lindo. sempre acontece 99% banca, eu 1%. Pai amado, ajuda eu aqui. Amém
-
SOBRE A LETRA D
Em outra questão que eu fiz da FGV a ambiguidade estava no "JÁ"
O aumento dos impostos já desagrada a população (sentido 1: os impostos acabaram de aumentar e já desagradam a população; sentido 2: a população já não gosta de aumento de impostos, ou seja, não gostar de aumento de impostos é um sentimento permanente da população).