SóProvas


ID
2657899
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre os diversos tipos de estrutura organizacional apontados pela literatura, pode-se citar a denominada estrutura divisional, que, entre outros aspectos,

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS:

    FUNCIONAL - Proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. Mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”.Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado.

     

    DIVISIONAL - É constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico. A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes. As vantagens são a realização de trabalhos com foco total no projeto. Prazos cumpridos com maior precisão. Já como desvantagem a ociosidade ou demissão do funcionário quando ele não está alocado em nenhum projeto.

     

    MATRICIAL - A estrutura matricial adota duas estruturas. A departamental e a por projetos por exemplo. Aqui já deixo claro que tal estrutura quebra a regra da unidade de comando proposta por Fayol, o trabalhador mais de um chefe: o do departamento ao qual é vinculado e a chefia do projeto ao qual irá ser alocado, por exemplo. A estrutura matricial tem como objetivo obter o maior rendimento possível. A interdependência departamental é fundamental para a estrutura funcionar. Maturidade profissional é importante, treinamento em relações interpessoais se faz necessário. As desvantagens dessa abordagem são a dificuldade de adaptação de alguns profissionais, a insegurança, egos inflados, a duplicidade de comando, a comunicação que pode ser deficiente e a rixa entre chefes departamentais.

     

    Fonte: http://www.efetividade.blog.br/tipos-de-estruturas-organizacionais/

  • Fiquei aliviado quando vi as estatísticas

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: As organizações podem ser estruturadas de diferentes formas e cada tipo de estrutura se mostra mais adequado para determinada finalidade. Uma dessas modalidades é a denominada estrutura divisional, implantada inicialmente por Alfred Sloan na General Motors. Outra, é conhecida como estrutura matricial, que passou a ser implementada a partir do final do século XX. Uma das principais diferenças entre elas é que ambas possuem unidades com autonomia, denominadas centros de resultados, porém apenas a matricial possui órgãos com duração limitada, ligados a determinados projetos. 

     

    Resposta: Letra A. 

     

    Fonte: Qconcursos. 

  • Fui por eliminação.

  • organização divisional proporciona a diversificação de produtos, tecnologias e mercados, visando à eficácia, e não exatamente à eficiência. Assim, todos os recursos e tarefas necessários à produção são alocados em unidades ou divisões, de acordo com o foco principal, que podem ser, por exemplo, produtos, mercados ou clientes. É a estrutura caracterizada pela criação de unidades que operam com relativa autonomia, inclusive no que diz respeito à apuração de lucros ou prejuízos, denominadas centro de resultados. Em suma, descentralizam-se as operações, mas são mantidos centralizados o controle e a coordenação. São exemplos dessa estrutura a departamentalização por produtos ou serviços, a departamentalização por região geográfica, a departamentalização por processo ou projeto e, ainda, a departamentalização por clientes.

     

    Sobre a letra B, a estrutura que possui órgãos com duração vinculada a projetos é a estrutura por projetos. A departamentalização por projetos é o agrupamento das atividades de acordo com os projetos planejados pela organização. Cada pessoa receberá funções de acordo com o projeto envolvido. Considerando que qualquer projeto deve ter começo, meio e fim, as atribuições existirão enquanto o projeto existir. Um exemplo desse tipo de departamentalização pode ser encontrado nas agências de publicidade.

     

    Sobre a letra C, quem é departamentalizada pelo critério funcional, sem autonomia para as unidades, é a estrutura funcional. A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. Essa estrutura separa, distingue e especializa, ou seja, é um modelo que busca especializar as funções para torná-las mais fáceis.

     

    Sobre a letra D, é a estrutura matricial que é um avanço em relação à estrutura divisional, e não o inverso. A organização matricial é um tipo específico de estrutura organizacional que procura reunir as vantagens das estruturas funcionais e das estruturas divisionalizadas (multidimensionalidade).

     

    Sobre a letra E, também está a se tratar da estrutura matricial. na estrutura matricial, para cada um dos projetos são também designados especialistas provenientes das diversas áreas funcionais, cada um deles coordenado pelo chefe de projeto em que está integrado e pelo responsável da área funcional a que pertence (existência de duas linhas de comando).

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • 4.13. Estrutura Divisional
    Quando as empresas ficam maiores, com produtos e serviços diversificados e presença em vários mercados, setores e/ou países diferentes, acabam migrando para uma estrutura divisional.
    Nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela.
    Dessa forma, cada divisão fica então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes.17
    Portanto, a lógica desse tipo de estrutura é uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle ainda centralizados na cúpula.

    Portanto, cada administrador de divisão é cobrado pelos resultados e desempenho de cada linha de produtos que representa ou mercado que atende. Entretanto, as atividades de apoio (como finanças e recursos humanos) continuam operando na matriz.18

    As principais vantagens e desvantagens desse tipo de estrutura são mostradas a seguir:
    Vantagens

    • Permite uma melhor distribuição dos riscos, pela relativa descentralização que proporciona
    • Gera um aumento na velocidade de resposta aos desafios externos
    • Facilita a avaliação do desempenho de cada unidade
    • Possibilita maior proximidade com o cliente e suas demandas

    Desvantagens
    • Pode gerar uma maior preocupação com
     os resultados da divisão do que da empresa como um todo
    • Cria uma redundância de recursos, pois cada divisão cria suas estruturas
    • Pode gerar uma disputa entre as divisões por recursos da empresa
    • Gera um menor desenvolvimento técnico, pois os departamentos funcionais das divisões são menores
    .
    (Baseado em: Sobral e Peci, 2008)

  • Resposta: letra A

    Estrutura divisional: em vez de departamentos, cria divisões inteiras. Assim, cada centro de resultado terá lucros ou prejuízos próprios.

    EX: cada divisão terá departamento de finanças, RH, etc.

  • Estrutura divisional - Lembre-se da HONDA e suas divisões CARROS e MOTOS

  • Estrutura DIVISIONAL = Funciona como "divisões" da organização realmente, 

    como se fossem Organizações independentes, tendo como maior característica 

    a AUTONOMIA sendo assim considerados "centros de resultados " ... Logo 

    terão suas próprias avaliações sobre lucros ou prejuízos. 

     

    Deus é bom em todo o tempo 

  • A apura lucros ou prejuízos para cada centro de resultado. CORRETA

    B possui órgãos com duração vinculada a projetos.  - Estrutura por projetos

    C é departamentalizada pelo critério funcional, sem autonomia para as unidades.  - Estrutrua funcional

    D representa um avanço em relação à estrutura matricial, decorrente da departamentalização por produtos. Acho que a Estrutura funcional, mas não tenho certeza

    E possui órgãos principais, ligados a projetos, e secundários, de duração limitada. - Estrutura Matricial


  • Gab.: Alternativa A

     ESTRUTURA DIVISIONAL

    Mais indicada para empresas que trabalham com diferentes mercados e uma carteira de clientes variadaÉ formada por divisões separadas e autossuficientesCada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais.

     A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos.

  • 22/11/2019 errei
  • Segundo CHIAVENATO (2011), Desenho Departamental é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Além disso, é a forma como uma organização pode integrar as pessoas, tarefas e unidades, com o fim de facilitar essa coordenação. A Banca nos questiona sobre o modelo de estrutura organizacional denominada Estrutura Divisional.

    Nesse tipo de desenho organizacional, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e mercados importante para a empresa. Nessa lógica, existe uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle na cúpula.

    Essa estrutura apresenta as seguintes vantagens (Rennó, 2015):
    1.     melhor distribuição dos riscos, pela relativa descentralização que proporciona;
    2.     aumento na velocidade de resposta aos desafios externos;
    3.     facilita a avaliação de desempenho de cada unidade;
    4.     possibilita maior proximidade com o cliente e suas demandas.
    Por outro lado, ela apresenta as seguintes desvantagens (Rennó, 2015):
    1.     pode gerar uma maior preocupação com os resultados da divisão do que da empresa como um todo;
    2.     cria uma redundância de recursos, pois cada divisão cria suas estruturas;
    3.     pode gerar uma disputa entre as divisões por recursos da empresa;
    4.     gera um menor desenvolvimento técnico, pois os departamentos funcionais das divisões são menores.

    Em face do exposto, vamos a análise das alternativas:
    Letra “A": uma vez que as divisões são pequenas estruturas replicadas da principal, mas focadas ou em produtos ou clientes, os lucros e os prejuízos são considerados de forma dividida, a fim de verificar a rentabilidade daquela linha de ação. Portanto, essa alternativa está correta;
    Letra “B": órgãos vinculados a projetos é característica de uma estrutura matricial; 
    Letra “C": a departamentalização funcional é uma característica da estrutura funcional; 
    Letra “D": apesar de poder ocorrer a departamentalização por produtos, a estrutura matricial é que representa um avanço em relação à estrutura divisional; 
    Letra “E": apesar de poder possuir órgãos ligados a projetos, os órgãos secundários possuem duração ilimitada. 

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

    FONTES:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.