-
Benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste na mensuração da performance de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações, frequentemente com a empresa líder do segmento ou outro concorrente muito relevante.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-benchmarking/48104/
GAB: E
-
5.2.2.9 Benchmarking
O benchmarking envolve a comparação de práticas reais ou planejadas, tais como processos e operações,
com as de organizações comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e
fornecer uma base para medir o desempenho. As organizações comparadas durante o benchmarking podem
ser internas ou externas.
PMBOK 5ed pg 115
-
Complementando...
Benchmarking / Benchmarking. Benchmarking envolve a comparação de práticas reais ou planejadas, tais como processos e operações, com as de organizações comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho.
fONTE: PMBOK - 5ª ed. (Glossário). Pag 532.
Go AHEAD!!!!
-
Comentado as alternativas...
A) O CPM considera que um projeto é formado por uma série de atividades interdependentes e que se relacionam e estão ligadas entre si. O Caminho Crítico, então, é a sequência de tarefas que não possui folga nos prazos, ou seja, que não pode atrasar de maneira alguma, sob risco de que o trabalho inteiro seja comprometido.
B) fluxograma é a representação de um processo que utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo a natureza e o fluxo deste processo. O objetivo é mostrar de forma descomplicada o fluxo das informações e elementos evidenciando a sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado
C) O ciclo de vida de um projeto é uma série de fases pelas quais o projeto passa desde seu início até a sua conclusão. As fases que compõem o ciclo de vida de um projeto, de maneira geral, são: o início do projeto; a organização e preparação; a execução do trabalho do projeto, e; o encerramento do projeto.
D) Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e somente o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Preocupa-se principalmente em definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está
e) GABARITO, já comentada pelos colegas.
-
A alternativa B está errada simplesmente porque não menciona o uso de gráficos/setas?
-
Modelo de maturidade PMBOK (Bouadjian)
1- Embrionária (linguagem comum) – refere-se aos conhecimentos básicos capazes de despertar a importância da gestão de projetos;
2- Aceitação (processos comuns) – aqui já há o apoio da alta administração para o gerenciamento de projetos. É onde definem-se os projetos e há medidas de acompanhamento, além da ideia de documentar os projetos;
3- Metodologia – cria-se e utiliza-se uma metodologia única para os projetos. Envolve também treinamento e automação;
4 -Benchmarking – aqui se utiliza o mecanismo de comparação das práticas e resultados da gestão de projetos com outras organizações no sentido de otimizar o gerenciamento;
5- Melhoria contínua – busca por excelência no gerenciamento de projetos por meio de melhorias e inovações
-
Modelo PMMM
Dos modelos de maturidade, o PMMM foi desenvolvido por Kezner e é baseado em cinco níveis, sendo sua avaliação é feita a partir da resposta de questionários padrões.
É categorizado nos seguintes níveis:
Nível 1 – Terminologia Comum
A organização reconhece a importância do Gerenciamento de Projetos e a necessidade de adquirir conhecimento básico nesta área e de utilizar uma terminologia comum a Gerenciamento de Projetos.
Nível 2 – Processos Comuns
A organização reconhece que processos comuns aos projetos precisam ser definidos de forma que o sucesso em um projeto possa ser repetido em outros projetos.
Nível 3 – Metodologia Única
A organização reconhece o efeito sinérgico de se combinar todas as metodologias existentes na corporação em uma única metodologia, centrada em gerenciamento de Projetos.
Nível 4 – Benchmarking
A organização reconhece que é necessário que os processos sejam melhorados para que possa continuar competitiva e portanto comparações (benchmarks) com outras empresas/instituições do mercado são continuamente feitas.
Nível 5 – Melhoria Contínua
A organização avalia a informação obtida pelas comparações e decide se estas poderão ou não auxiliar na evolução da Metodologia Única.
-
Enriquecendo a discussão:
O PMBOK 5a Ed cita o Modelo Organizacional em Gerenciamento de Projetos (OPM3) e o Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade (CMMI), mas não entra em detalhes... vão pesquisar! Seguro morreu de velho.
Positividade!! Sem reclamações... Gratidão, gratidão, gratidão! Vamo que vamo!!!
-
e-
benchmarking - Envolve a comparação de práticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparáveis, para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer base para medir desempenho
-
se existem matérias mais insuportáveis que essas que envolvem administração geral eu desconheço.