-
Níveis de maturidade dos processos
De acordo com SDPS: (MSEEI)
1º Modelados
2º Simulados
3º Emunlados
4º Encenados
5º Interoperados (integração com outras organozações)
De acordo com o CBOK : (IGPPO)
1º Inicial (Ad Hoc)
2º Gerenciado (diferentes procedimentos)
3º Padronizado (integra departamentos diferentes)
4º Previsível (pode prevê os resultados do processo ainda nos estágios intermediários)
5º Otimizado (maturidade mais avançada)
-
Ciclo de gerenciamento de processos - SDPS é composto pelas seguintes etapas:
1º NÍVEL - MODELAGEM : identificar os valores que os processos em estudo deverá gerar
2º NÍVEL - SIMULAÇÃO: incorporar dados estatísticos aos modelos de processo desenhados na etapa anterior, visando a minimização dos riscos de efeitos indesejáveis quando de sua implantação
3º NÍVEL - EMULAÇÃO: incluir dados da realidade junto aos dados estimados identificados na fase de simulação
4º NÍVEL - ENCENAÇÃO: representa a "vida real" dos processos modelados, simulados e emulados.
5º NÍVEL - INTEROPERADOS: os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso de execução de políticas públicas.
fonte: Gespública
-
Segue outra relacionada:
QUESTÃO CERTA: O grau de maturidade na gestão de processos é definido a partir de níveis, que medem a evolução da organização quanto às práticas de gerenciamento de processos. Um dos modelos a partir do qual é possível descrever o grau de maturidade de um processo é o preconizado pela Society for Design and Process Science − SDPS, que aponta, como o nível mais avançado, o correspondente aos processos: interoperados.
Fonte: Qconcursos.
Resposta: Letra E.
Obs: eu gostaria de saber quem é o professor que a FCC contrata para fazer as questões de Adm. Ele tá viciado nessa joça de SDPS.
-
OBS: FCC adora esse assunto das provas dela. Estudem.
-
LETRA E
São 5 níveis de maturação para o SDPS
1º Macete : MSEEI (HMMM SEEI)
Nível 1 Processos Modelados
Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.
Nível 2 – Processos simulados
Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo / mínimo / médio, etc) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.
Nível 3 – Processos emulados
Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis.
Nível 4 – Processos encenados
Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos de processo.
Nível 5 – Processos interoperados
Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.
Perceba que eMular vem antes de eNcenar, pois M vem antes de N no dicionário.
FONTE: ESTRATÉGIA e Cassiano Reis
2º Macete:
visão da SDPS de maturidade de processos
Matemáticos São Espertos E Inteligentes (Modelados, Simulados, Emulados, Encenados, Interoperados)
FONTE: Atilla Silva
Bons estudos !!! Persistam sempre !!!
-
Gabarito: letra E.
Segundo SDPS: MSEEI Segundo CBOK: IGPPO
Modelados; Iniciais;
Simulados; Gerenciados;
Emulados; Padronizados;
Encenados; Presumidos;
Interoperados. Otimizados.
PS.: não sei mais nada desses "troços", mas é o bastante para acertar 95% das questões. Sim, pode me chamar de alienado.
-
A FCC ama SDPS!
-
Pensava até que eram questões repetidas:
Ao adotar metodologia de gestão por processos, um dos conceitos básicos que se coloca para a organização é a identificação do grau de maturidade de seus processos. De acordo com a classificação proposta pela Society for Design and Process Science – SDPS, o nível mais avançado de maturidade corresponde aos denominados processos
a) interoperados, executados e geridos com elevado grau de conhecimento das equipes envolvidas e minimização de riscos e efeitos indesejados.
b) padronizados, a partir da adoção de manuais e metodologias aplicadas por equipes externas de consultoria especializada.
c) modelados, quando ocorre a importação, pela organização, de modelos de processos cuja eficiência e eficácia são consagradas.
d) emulados, que replicam, no âmbito interno da organização, as melhores práticas identificadas no mercado, utilizando o conceito de benchmarking.
e) gerenciados, baseados no conceito de workflows, decorrentes do mapeamento e aprimoramento do fluxo dos processos repetitivos da organização.
-
Segundo a visão da SDPS – Society for Design and Process Science4 – a maturidade de processos acompanha o grau de conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados:
Nível 1, processos modelados: os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos/motivações/características, de seus papéis, das sincronias envolvidas e de seus efeitos colaterais;
Nível 2, processos simulados: os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores, etc.) que permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos;
Nível 3, processos emulados: os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejados;
Nível 4, processos encenados: os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos de processo;
Nível 5, processos interoperados: os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições, como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.
Letra A.
Observem que o nível mais avançado é o 5 dos processos interoperados.
Simples desse jeito.
-
Níveis de maturidade: Modelo: simula, emula e encena interoperada
-
GAB: E
•Nível 5 – Processos interoperados: Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.
http://gestao.planejamento.gov.br/gespublica/sites/default/files/documentos/guia_de_gestao_de_processos_de_governo_0.pdf
-
MoSim Emu Encena Internação
(Mocinho Emo Encena Internação)
-
O maior nível de maturidade de processos corresponde aos processos interoperados.
Gabarito: E
-
-
GAB E
Nível de Maturidade em Processos:
Visão SDPS
- Nível 1 - Processos Modelados;
- Nível 2 - Processos Simulados;
- Nível 3 - Processos Emulados;
- Nível 4 - Processos Encenados;
- Nível 5 - Processos Interoperados.
Nível 5 – Processos interoperados: Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)