SóProvas


ID
2657935
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na década de 1990 ganhou ênfase a Reengenharia de Processos de Negócios (Business Process Reengineering), que apregoava uma mudança radical nos processos como forma das organizações obterem ganhos. A partir daí, houve também grande difusão de sistemas para automação dos processos, tais como o

Alternativas
Comentários
  • BPM-  É apresentado como um dos maiores paradigmas do novo século, capaz de otimizar a tecnologia em prol de um modelo gerencial apto a preparar as empresas para enfrentarem as mudanças no ambiente, de forma mais inteligente e eficaz. BPM acrescenta aos antigos workflows a tecnologia de integração de sistemas denominada EAI (Enterprise Application Integration), que permite unir ao workflow o Mapeamento e o Controle dos Processos – além do foco no cliente e da melhoria contínua. Na década de 1990, foi a vez da Reengenharia de Processos de Negócios (Business Process Reengineering), que apregoava uma mudança radical nos processos como forma de obter um salto em ganhos. Houve também grande  Difusão dos Sistemas Integrados de Gestão (ERP – Enterprise Resource Planning) utilizados para a automação dos processos de negócios. De maneira simples, a vantagem do BPM sobre o ERP está na simplificação das regras do processo (que podem ser criadas pelas próprias áreas de gestão) e na possibilidade de alteração dessas regras sem afetar a programação. Ou seja, o BPM é capaz de redesenhar e otimizar os processos já padronizados e automatizados de forma mais ágil e eficiente, de modo a acompanhar às mudanças de mercado. 

    fonte: Paludo

  • A letra A está correta. O termo BPM, traduzido do inglês "Business Process Management", quer dizer Gerenciamento de Processos de Negócio, que representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio, indo além das estruturas funcionais tradicionais. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independente de quais áreas funcionais, níveis organizacionais ou localizações estejam envolvidas.

     

    A letra B está incorreta. ERP é uma sigla derivada do nome "Enterprise Resource Planning" que traduzido significa "Planejamento dos Recursos da Empresa". Em suma, são que softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Portanto, não se constitui numa simplificação do BPM, tampouco é uma ferramenta de desenho de processos.

     

    A letra C está incorreta. O Método do Caminho Crítico (CPM - Critical Path Method) é uma técnica de análise de rede do cronograma usada para determinar a flexibilidade na elaboração de cronogramas (a quantidade de folga) nos diversos caminhos lógicos de rede do cronograma do projeto e para determinar a duração mínima total do projeto. Veja que é uma ferramenta relacionada à gestão de projetos, e não processos.

     

    A letra D está incorreta. A Técnica de Revisão e Avaliação de Programa (PERT - Program Evaluation and Review Technique) é uma técnica de estimativa que aplica uma média ponderada de estimativas otimista, pessimista e mais provável, quando existe incerteza em relação às estimativas da atividade distinta. Mais uma vez, estamos diante de uma ferramenta de gestão de projetos, e não processos. Além disso, a técnuca utiliza-se de três médias, e não duas.

     

    A letra E está incorreta. De fato, o COBIT é um guia de melhores práticas da área de tecnologia da informação que inclui recursos tais como um sumário executivo. mas, não é uma ferramenta utilizada para sistemas de automação dos processos.

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • GABARITO: LETRA A

    Outra questão retirada diretamente do livro do Paludo, Administração Pública, 3ª edição, 2013

    "O BPM possibilita a representação gráfica de todos os tipos de trâmites, fluxos e desvios, permitindo que documentos possam fluir em paralelos por canais diferentes.

    O BPM traz facilidade para seus usuários, como a de receber as tarefas a serem realizadas com as correspondentes instruções e links com informações necessárias à execução dessas tarefas, economizando assim o tempo de busca dessas informações, nem sempre disponíveis de imediato."

     

    Lembre-se: o BPM é capaz de REDESENHAR e OTIMIZAR os PROCESSOS já padronizados e automatizados de forma mais ágil e eficiente, preparando as empresas para enfrentarem as mudanças no ambiente!!!! 

  • vi no qc;

     

     

    Macete :

    CPM -> valores deterMinístico.

    PERT → valores Probabilísticos

  • GABARITO "A" 

     

    São características de um processo:

    Ser um trabalho contínuo e rotineiro;

    Gerar resultados constantes e padronizados;

    Ser permanente e replicável;

    Corresponder à forma pela qual a organização trabalha;

    Agregar valor às entregas para clientes.

     

     

    São características de um projeto:

    Ser temporário e único;

    Possuir início, meio e fim;

    Romper com o “status quo” dos processos;

    Gerar um resultado único, como um produto ou uma melhoria em processos;

    Ter sua elaboração progressiva;

    Estar conectado a um ou mais processos da organização;

    Possuir um escopo e recursos definidos.

  • Questão boa.

    Boa de mandar aquela bomba do Roberto Carlos.

  • GAB: A

     

    BPM é uma disciplina gerencial que presume que os objetivos organizacionais podem ser alcançados com mais êxito por meio do gerenciamento de processos.

     

    Atenção: BPM não é uma prescrição de estrutura de trabalho, metodologia ou conjunto de ferramentas.

  • Falou em  sistemas para automação dos processos====BPM neles! kkkk

  • Questão, ao meu ver, polêmica.

    Alternativa A. Considerada Correta. O BPM consiste em um guia de boas práticas para gestão de processos e isso, de fato, inclui a automação, por isso a banca considerou a alternativa correta. No entanto, a representação gráfica é dada pela BPMN, que é a notação proposta pelo BPM. Assim, o candidato fica inseguro ao assinalar a questão: “afinal, está correto ou é uma pegadinha?”.

    Alternativa B. Errado. ERP - Enterprise Resource Planning são sistemas (softwares) corporativos que integram diversas atividades e processos de uma organização. Não constituem, portanto, uma simplificação do BPM. São coisas absolutamente distintas.

    Alternativa C. Errado. CPM é uma técnica para elaboração de cronogramas de projetos.

    Alternativa D. Errado. O PERT é uma técnica de cálculo de estimativa de projetos.

    Alternativa E. Errado. O COBIT é um guia referencial de boas práticas de governança na área de Tecnologia da Informação – TI.

    Gabarito: A