SóProvas


ID
2657941
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A excelência nos serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade. O modelo de excelência adotado pela Fundação Nacional de Qualidade – FNQ, em sua adaptação ao setor público, encontra-se alicerçado no binômio:

Alternativas
Comentários
  • A FNQ possui um guia no qual são desritos os fundamentos para uma excelência em gestão  entre os quais pensamento sistemico, liderança transfromadora, desenvolvimento sustentável, orientção por processos. Quando aplicado na gestão pública esses fundamentos devem ser aliados aos princípios da Administração pública, tais como legalidade, concurso público, estabilidade do servidor e ETc

  • GABARITO LETRA B

    "A adaptação do modelo geral para o modelo público de excelência
    fundamenta-se na seguinte premissa: a administração pública pode ser
    excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua
    natureza pública.Esse Modelo encontra-se alicerçado num binômio:
    princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios
    da gestão contemporânea de excelência em gestão pública
    , adotados em
    mais de 120 países. Juntos, esses fundamentos definem o que se entende hoje
    por excelência em gestão pública."

     

    AUGUSTINHO PALUDO

  • Gabarito: B

     

    O modelo de excelência em gestão pública é um modelo adaptado e fundamenta-se na seguinte premissa: a administração pública pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública. Esse modelo encontra-se alicerçado num binômio princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios da gestão de excelência contemporâneo.

     

    Fontes:

     

    https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/119229/gestao_contratos_principio_santos_008091.pdf

     

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/seges/forum_nacional_gp/documento_referencia2009_29abr.pdf

  • FNQ:

    ·         Q795085: o modelo da FNQ contempla adaptação para a gestão pública, com conteúdos específicos para cada critério.

     

    ·         Q852873: são apresentados fundamentos e critérios de excelência, divididos em subitens, aos quais são atribuídas pontuaçõesque permitem identificar o grau de excelência da organização, inclusive, mas não necessariamente, para atribuição de premiação.

    Questão parecida: Q782850.

     

    ·         Q886466: alicerçada no binômio PRINCÍPIOS APLICÁVEIS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E FUNDAMENTOS PRÓPRIOS DA GESTÃO DE EXCELÊNCIA CONTEMPORÂNEA.
    Questão parecida: Q356774

  • Para a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), excelência é: CLÃ DO PAGODI

     

    Compromisso com as partes interessadas

    Liderança transformadora

    Ãdaptabilidade

     

    (do)

     

    Pensamento sistêmico

    Aprendizado organizacional

    Geração de valor

    Orientação por processos

    Desenvolvimento sustentável

    Inovação

  • O Modelo de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade, adaptado ao setor público, recebeu o nome de Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Esse programa é uma metodologia que utiliza o Modelo de Excelência na Gestão Pública – MEGP para buscar alcançar o “estado da arte" da gestão contemporânea. Esse modelo fomenta a adoção de práticas de excelência com a finalidade de tornar a gestão pública mais eficiente, eficaz e efetiva.

    Segundo o Decreto nº 5.378/2005, que criou o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA (observa-se que esse decreto foi revogado em 2017), os objetivos desse Programa são: 
    “Art. 2º. O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem: 
    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;
    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;
    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;
    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e
    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e étic
    a".

    Além disso, a MEGP previa alguns Fundamentos e Critérios para a Excelência na Gestão Pública, os Fundamentos são: Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional; Cultura da Inovação; Liderança e Constância de Propósitos; Orientação por Processos e Informações; Visão de Futuro; Geração de Valor; Controle Social; Comprometimento com as pessoas; Foco no Cidadão e na Sociedade; Desenvolvimento de parcerias; e Gestão participativa. Já os Critérios são: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; e Resultados.

    Após essa breve explicação, cabe apresentar um conceito do professor Augustinho Paludo (2013), “a administração pública pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública. Esse modelo encontra-se alicerçado num binômio: princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios da gestão contemporânea de excelência em gestão pública". Em face do exposto, a única alternativa que se enquadra nesse conceito é a letra “B".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".

    FONTES:
    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
    Programa GESPÚBLICA, Modelo de Excelência em Gestão Pública. Ministério do Planejamento - SEGEP, Brasília, 2014.