SóProvas


ID
2657986
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao assumir uma área que havia passado por dois processos de mudança mal sucedidos, o gestor identificou colaboradores tensos com as novas atribuições. Com medo de errar e mesmo sem conhecer as razões para a implantação do novo sistema de gestão de projetos, os colaboradores ainda tinham dúvidas sobre sua confiabilidade. Frente a essa situação, para consolidar a mudança, é papel do gestor

Alternativas
Comentários
  • Para Araújo, a mudança organizacional funciona como uma alteração planejada, estruturada e articulada, que exige operacionalidade por parte de pessoal interno ou externo, que conte com o apoio e supervisão e atinja integração que tenha cunho comportamental, estruturado, tecnológico e de forma estratégica.

     

    Fonte: https://casadaconsultoria.com.br/mudanca-organizacional/

     

    Resposta: Letra C. 

  • "os colaboradores ainda tinham dúvidas sobre sua confiabilidade" oras, só "apoiar as pessoas na transição, gerando segurança na realização das novas atribuições"

     

    na dúvida era só voltar pra questão e saber qual era o problema

     

  • Na pergunta podemos concluir que o gestor era imaturo e não sabia com agir... ele teria que agir como qualquer leigo se limitando a apoiar, confortar pra ganhar tempo e simpatia. Todas as outras envolvem técnica, planejamento.


    C

  • Aprovadíssimo,


    Acho que o encaixe com a letra C se dá na seguinte passagem: " gestor identificou colaboradores tensos com as novas atribuições. Com medo de errar"


    Por isso, ele devia apoiá-los.

  • Técnica de facilitação e apoio.

  • Tu vai apoiar os caras sem mexer no sistema ? Eu heim , eu seguiria desconfiando
  • Ao assumir uma área que havia passado por dois processos de mudança mal sucedidos, ou seja, o gestor caiu de paraquedas rsrs não vivenciou esses processos fracassados. O gestor identificou colaboradores tensos (eu também ficaria) com as novas atribuições. Com medo de errar e mesmo sem conhecer (coitado desse gestor) as razões para a implantação do novo (entende-se que ninguém sabe se dará certo é tudo novo) sistema de gestão de projetos, os colaboradores ainda tinham dúvidas sobre sua confiabilidade. Frente a essa situação, para consolidar a mudança, é papel do gestor

    • Gestor novato.
    • Não conhece o sistema e projetos.
    • Colaboradores tensos bem provável que o Gestor também .

    Técnicas e teorias irá resolver o problema?

    Não

    Então o que fazer?

    Facilitação e Apoio: apoiar, ajudar e enfrentar juntos. Demonstrar confiança e segurança mesmo não conhecendo reforçar que juntos ou caiam ou se erguem o importante é estarem unidos (APOIO).

    Gabarito: C

    Fonte: Schermerhorn; Hunt e Osborn (adaptado por mim)