SóProvas


ID
2658022
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um gestor poderá adquirir poder na operação dentro da organização se

Alternativas
Comentários
  • Sei de um caso de uma instituição de caridade em que o Presidente não toma frente de nada (talvez em função da idade ou por desinteresse mesmo). A contadora deita e rola e atua como se dona fosse, justamente em função do que foi descrito na questão. Detentor de recursos que outros não dominam. Cito alguns deles: poder de canetada para demitir e admitir, responsável por pagamentos e liberação de dinheiros, domínio sobre trâmites internos burocráticos atinentes ao funcionamento da entidade. Todos esses são exemplos de recursos que consolidam o seu poder na organização. 

     

    Fui pesquisar a respeito e encontrei isso:

     

    "Quem detém poder controla e sabe utilizar um volume maior de conhecimentos, domina recursos essenciais como a informação e detêm meios de prejudicar ou ajudar os outros, de acordo com suas vontades de manipulação". 

     

    Fonte: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/26616222.pdf

     

    Resposta: Letra A. 

  • Dentro de uma organização, podem ser identificados cinco tipos de poder.

    Poder de recompensa: também chamado poder premiador, está focalizado nos resultados compensadores, desejáveis, quer seja na premiação com elogios, promoções ou aumentos, quer na supressão do que há de negativo.

    Poder coercitivo: ao contrário do anterior, é um poder que está centrado na punição ou distribuição de resultados indesejáveis e na exploração do medo.

    Poder legítimo: é aquele baseado em normas, valores e crenças que habilitam alguém a influenciar as atitudes e os comportamentos dos demais.

    Poder de referência: é o poder também chamado carismático, pois leva as pessoas a quererem ser como o líder, tentando imitar suas atitudes e se deixando influenciar por ele. É um poder facilmente encontrado em líderes religiosos e personalidades políticas que aprendem e usam esse poder.

    Poder de especialização: pode também ser chamado de poder de competência, pois está baseado na experiência, no conhecimento e no talento. Esse poder se outorga a pessoas que tenham capacidade comprovada para a resolução de determinados problemas, como por exemplo, um médico ou um advogado; devido a suas habilidades, conhecimentos e talentos suas influências e conselhos são, geralmente, acatados.

     

     

    Desse modo você percebe que o poder pode ser exercido de maneiras positivas ou não e, claro, poderá originar reações.

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/42924834/comportamento-organizacional

  • Era meio óbvio que o gabarito era a letra A. Mas, na verdade, é difícil negar que as outras 4 opções não deem algum tipo de poder a quem as detem.

  • GAB A

     

    Pra respnder pensei sobre "conflito", em que há disputa por recursos.

    Então, quem detém recursos, detém poder.

    As demais alternativas são muito específicas, podem não se aplicar a todas as organizações de modo genérico.

  • GABARITO A

     

    A dependência é a chave do poder.

     

    A dependência aumenta quando o recurso controlado é:

     

    ♛  Importante;

    ♛  Escasso;

    ♛ Não-substituível.

     

    Fonte: resumos de 542 livros

  • Para fazer essa prova de ARTESP só se tivesse com velho google aberto pra responder as questões, porque até Chiavento iria ter dificuldade kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre poder.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo Robbins (2005) define poder como a capacidade que A tem para influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Logo, isso acarreta dois aspectos fundamentais: potencial para influenciar e relação de dependência.
    Para o autor, quanto maior a dependência de B em relação a A, maior será o poder de A. Dessa forma, há três fatores que corroboram para a dependência: a importância do recurso, a escassez desse recurso e a não substituição desse recurso.
    Posto isso, vamos à análise das alternativas.

     A)    CERTO. O gestor pode adquirir poder em uma operação dentro da organização se possuir recursos que outro não dominam, a influência desse gestor será proporcional ao nível de dependência e de importância desse recurso. Esse recurso pode ser conhecimento, habilidades, atitudes dentre outros.

    B)    ERRADO. O poder é amplo e o enunciado não mencionou em qual área esse poder seria empregado, deixando margem para que a alternativa A estivesse correta. Uma vez que deixou o “leque aberto", enquanto essa assertiva limitou a área de atuação do poder.

    C)    ERRADO. Possui amplo networking (compartilhamento de informações ou serviços entre pessoas, empresas ou grupos) não quer dizer por si só que será detentor de poder dentro da organização.

    D)    ERRADO. O acesso ao portal da transparência é um direito de todo cidadão, contudo isso não quer dizer, necessariamente, que ao consultar a remuneração de um determinado servidor público o indivíduo estará empregando algum tipo de poder.

    E)     ERRADO. Filiação ao sindicato não garante poder de influência.
    Gabarito do professor: Letra “A".

    Fonte: ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2005.