SóProvas


ID
2658166
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Há uma configuração de motor usada em motores diesel de 2 tempos que apresenta a vantagem de ter um elevado rendimento, porém ao custo de gerar um motor muito pesado e com preço elevado.


Tal configuração é a de

Alternativas
Comentários
  • O motor de pistões opostos é uma configuração de motores de combustão interna, onde dois pistões estão alojados no interior de cada cilindro, transmitindo a força a dois virabrequins, situados nas extremidades do(s) cilindro(s). A disposição dos cilindros pode ser horizontal com os virabrequins situados nas laterais, ou vertical com um virabrequim localizado no cárter e outro localizado na parte de cima do motor, na posição que se encontra o cabeçote nos motores em linha.

    Esta configuração de motor é frequentemente encontrada em motores de dois tempos a diesel. Dentre os principais exemplos estão os Napier Deltic britânicos amplamente usados em aplicações navais e ferroviárias, o Commer TS3 popularmente conhecido como "Knocker" que foi usado em caminhões e ônibus além de aplicações estacionárias/industriais e náuticas, e o Fairbanks Morse Model 38 que ainda é usado como backup em alguns submarinos nucleares da Marinha dos Estados Unidos. Também houve alguns motores Diesel de pistões opostos em aviões alemães do período entre-guerras, como o Junkers Ju 86 equipado com o motor Junkers Jumo 205.

    O maior emprego de motores de pistões opostos se deu em locomotivas. A fabricante Faibanks-Morse introduziu este motor em toda sua gama de locomotivas diesel-elétricas.

    -

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_pist%C3%B5es_opostos

  • Motores de pistões opostos têm sido raramente utilizados na indústria automotiva provavelmente devido a maior complexidade e custo em comparação aos motores de dois tempos tradicionais.