SóProvas


ID
2658223
Banca
MPE-MS
Órgão
MPE-MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Lei complementar federal poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência privativa da União.

    Correta. Artigo 22, parágrafo único, da Constituição.

     

    B) Compete privativamente à União legislar sobre direito tributário e financeiro.

    Errada. É hipótese de competência concorrente entre os entes da Federação (art. 24, I, CF).

     

    C) Lei estadual pode criar a Justiça Militar, mediante iniciativa parlamentar.

    Errada. Art. 125, § 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes

     

    D) Cabe à União explorar os serviços de gás canalizado, na forma em que dispuser a lei.

    Errada. Falou em subsolo e formas de energia é competência da União, certo? Errado. Coisas que a gente aprende de tanto tomar na cabeça: cabe aos Estados explorar, mediante concessão, serviços locais de gás canalizado, vedada a edição de medida provisória sobre o assunto (art. 25, §2º, CF).

     

    E) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, não se sujeitando o Município ao controle interno.

    Errada. Os municípios também têm mecanismos de controle interno, realizados pelo Poder Executivo municipal, na forma da lei (art. 31, CF).

  • Gab. A

     

    Art. 22, CRFB

    Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.

     

    Competência privativa da União = "CAPACETE DE PMS"

     

    "CCivil

     

    "AAgrário

     

    "PPenal

     

    "AAeronáutico

     

    "CComercial

     

    Competência concorrente da União, Estados e Distrito Federal = "PUFETO"

     

    "P" = Penitenciário 

     

    "U" = Urbanístico

     

    "F" = Financeiro

     

    "E" = Econômico

     

    "T" = Tributário

     

    "O" = Orçamento

     

     

    DICA: RESOLVER A Q839054.

     

    4 dicas para acertar questão desse tipo 

    1) Quando a competência é comum, não há a expressão "legislar". Se aparecer competência comum e legislar, o item estará errado.

     

    2) No âmbito da competência concorrente, conforme o caput do artigo 24, não há Municípios. Portanto, a expressão "concorrente" e "Municípios" se excluem.

     

    3) Competência privativa (Art. 22) e concorrente (Art. 24) = LEGISLAR.

     

    4) Competência exclusiva da União (Art. 21) e competência comum (Art. 23) = COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS + NÃO HÁ "LEGISLAR".

     

  • Gabarito "A"

     

     

     A- Correta

      Lei complementar federal poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência privativa da     União.

     

    B- Errada

          A competência para  legislar sobre direito tributário e financeiro é concorrente entre União, Estados e DF.

     

    C- Errada

        Justiça militar estadual é criada por iniciativa do TJ.

     

    D- Errada

         Cabe aos estados explorar os serviços de gás canalizado, mediante concessão.

     

    E- Errada

    Os entes federados  são fiscalizados internamente e externamente. O controle externo é feito pelo poder legislativo com auxílio do TC, e o interno é realizado pelos órgão internos do respectivo poder, órgão ou entidade.

     

  • As competências da união podem ser delegadas mediante LC, questão recorrente, atentem-se

  • Tributário é concorrente

    Abraços

  • Lembre-se que na PRIVADA de sua casa, qualquer um senta. Mas a sua ESCOVA (EXCLUSIVA) de dentes, vc não empresta para ninguem

    #ateotalo

  • Boa tarde,

     

    Gab letra A. É exatamente isso, cabe ressaltar que quando a União não legislar (em sua competência privativa) os Estados não poderão legislar para sanar a lacuna. Isso poderá ocorrer na competência legislativa concorrente (sumplementar) onde a União se limita a criar normas gerais e os Estados, específicas. Nessa sim, em caso de omissão da União o Estado poderá legislar de forma plena. Entretando, a superveniência de lei federal SUSPENDE a eficácia da lei estadual no que for CONTRÁRIO.

     

    Bons estudos

  • LETRA A CORRETA 

    CF/88

    ART 22 Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.

  • Art. 22, p.ú da CF/88.

  • Olhando o nível dessa prova e das demais.. a prova da MG/RS de fato foi a prova mais difícil de toda a vida..insana!!

  • A autorização da União para os Estados legislar sobre matérias que são de sua competência privativa demanda lei complementar, não sendo suficiente a lei ordinária.


    A criação da Justiça Militar demanda proposta do tribunal de justiça, não podendo ser por iniciativa parlamentar.

  •  a) Lei complementar federal poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência privativa da União.

     

    CERTO

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: 

    Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.

     

     b) Compete privativamente à União legislar sobre direito tributário e financeiro.

    FALSO

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;

     

     c) Lei estadual pode criar a Justiça Militar, mediante iniciativa parlamentar.

    FALSO

    Art. 125. § 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes.

     

     d) Cabe à União explorar os serviços de gás canalizado, na forma em que dispuser a lei.

    FALSO

    Art. 25. § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

     

     e) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, não se sujeitando o Município ao controle interno. 

    FALSO

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

  • Dicas:

     

    Competência privativa da União = "CAPACETE PM"

    "C" = Civil

    "A" = Agrário

    "P" = Penal

    "A" = Aeronáutico

    "C" = Comercial

    "E" = Eleitoral

    "T" = Trabalho

    "E" = Espacial 

    "P" = Processual

    "M" = Marítimo

      

    Mais dicas:

    A competência comum é diretamente uma competência administrativa.

    Já a competência concorrente é uma competência para legislar;

     

    A competência comum é atribuída a todos os entes (União, Estados, DF e Municípios), sem exceção.

    ► Já a competência concorrente é atribuída a mais de um ente federativo (caso contrário seria privativa ou exclusiva), mas não a todos (não há previsão de competência concorrente para o Município).

     

    Os Municípios têm competência para suplementar a legislação federal e a estadual “no que couber”, ou seja, este dispositivo autoriza que os municípios tratem dessas matérias de competência concorrente, desde que tenham algum aspecto de interesse local. O que os municípios não podem fazer é, ao tratar dessas matérias, desrespeitar o conteúdo da lei federal e da lei estadual. 

     

    Quando a Constituição dispõe no art. 30, inciso II, que compete aos municípios suplementar a legislação federal e a estadual no que couber, esta competência  pode ser exercida quando não se tratar de matéria de competência exclusiva ou privativa da União ou dos estados. Os municípios só podem suplementar a legislação federal e estadual quando for matéria de competência comum ou concorrente.

     

    Facilitando um pouco mais :

    ►Quando a competência é EXCLUSIVA da União (Art. 21) ou COMUM (Art. 23) há competência ADMINISTRATIVA, mas NÃO há a expressão "legislar".

    ►Competência PRIVATIVA (Art. 22) e CONCORRENTE (Art. 24) admitem a expressão "legislar".

    ►No âmbito da competência CONCORRENTE, conforme o caput do artigo 24, NÃO há MUNICÍPIOS. Portanto, se aparecer "concorrente" e "Municípios" o item está errado.

  • A) Lei complementar federal poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência privativa da União. - V B) Compete privativamente à União legislar sobre direito tributário e financeiro. - F - Concorrentemente. C) Lei estadual pode criar a Justiça Militar, mediante iniciativa parlamentar. - F - lei estadual pode criar Justiça Militar, mediante iniciativa do poder judiciário do estado, do Tribunal de Justiça. D) Cabe à União explorar os serviços de gás canalizado, na forma em que dispuser a lei. F - cabe aos estados. E) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, não se sujeitando o Município ao controle interno. F - e mediante controle interno pelo Poder Executivo Municipal, na forma da lei.


  • O cara foi tirar a última gota do artigo, láááá no finalzinho, letra seca, mas que derruba uma galera.

  • A questão exige conhecimento sobre organização do Estado e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Lei complementar federal poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência privativa da União.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Aplicação do art. 22, parágrafo único, CF: Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.

    b) Compete privativamente à União legislar sobre direito tributário e financeiro.

    Errado. Trata-se de competência concorrente, nos termos do art. 24, I, CF: Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico; 

    c) Lei estadual pode criar a Justiça Militar, mediante iniciativa parlamentar.

    Errado. A iniciativa deve ser do Tribunal de Justiça, os termos do art. 125, §3º, CF: § 3º A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes.   

    d) Cabe à União explorar os serviços de gás canalizado, na forma em que dispuser a lei.

    Errado. A competência é dos Estados, nos termos do art. 25, §2º, CF: § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

    e) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, não se sujeitando o Município ao controle interno.

    Errado. Há o controle interno, sim, e é o Poder Executivo Municipal quem realiza. Aplicação do art. 31, caput, CF: Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    Gabarito: A

  • A questão trata de Organização do Estado.

    De acordo com a Constituição Federal, é correto afirmar que:

    A) Lei complementar federal poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência privativa da União.

    CERTO. Nos termos do art.22, parágrafo único da Constituição Federal, lei complementar de natureza federal poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste dispositivo constitucional.

    B) Compete privativamente à União legislar sobre direito tributário e financeiro.

    ERRADO. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário e financeiro, nos termos do art.24,I.

    C) Lei estadual pode criar a Justiça Militar, mediante iniciativa parlamentar.

    ERRADO. Nos termos do art.125, §3º a Justiça Militar poderá ser instituída por lei estadual, mediante proposta do Tribunal de Justiça (e não mediante iniciativa parlamentar).

    D) Cabe à União explorar os serviços de gás canalizado, na forma em que dispuser a lei.

    ERRADO. Por força do disposto no art.25, §2º, cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.

    E) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, não se sujeitando o Município ao controle interno.

    ERRADO. O Município se sujeitará tanto ao controle externo, feito pelo Poder Legislativo Municipal,  quanto ao controle interno, mediante sistemas de controle do Poder Executivo Municipal.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra A.

  • DICA:

    Competência exclusiva = exclui qualquer outra, logo impossibilita a delegação.

    Quando a questão traz competência privativa é sempre legislativa associem a privada = Poder Legislativo.

    Quando falar em privativa dispensa qualquer questão que menciona a competência comum; cai bastante isso.

    TEMA CORRELATO: existem requisitos a serem cumpridos para que possa ser autorizada a delegação legislativa: 1) FORMAL: LEI COMPLEMENTAR

    2) MATERIAL: necessário que seja um ponto específico dentro das hipóteses do art. 22, a delegação JAMAIS será revestida de generalidade

    3) IMPLÍCITO: delegar o ponto a TODOS os ESTADOS, sob pena de ferir a igualdade federativa.

  • GAB: A

    ART. 22, PARÁGRAFO ÚNICO, CF/88.

     

    ESTUDO DESCOMPLICADO PARA CONCURSOS.

    SIGA NO INSTAGRAM:

    @apostilasistematizadas

    @msdeltaconsultoria

    @marcosepulveda_delta