-
Gabarito C
Note a regência do verbo afirmar quem afirma, afirma alguma coisa, logo (OD) e, portanto, sabemos que não há ocorrência de
vírgula entre o verbo e o seu complemento. A última vírgula está corretamente empregada evidenciando uma elipse.
-
ERROS:
A) O homem sempre contou histórias antes mesmo de poder escrevê-las, (seria mais adequado um ponto final) porém, o confronto entre a cultura oral e a cultura escrita nunca deixou de existir. Devido à visão preconceituosa da sociedade “letrada”, tanto que à época da colonização,( Ausência de dupla vírgula isolando adjunto adverbial temporal) toda a produção cultural dos povos ameríndios e, depois, a dos africanos, foram desprezadas.
B) O homem, sempre contou histórias. Antes mesmo de poder escrevê-las. Porém, o confronto entre a cultura oral e a cultura escrita, nunca deixou de existir devido à visão preconceituosa da sociedade letrada, tanto que, à época da colonização toda a produção cultural, dos povos ameríndios e depois a dos africanos, foram desprezadas.
D) Judith Buttler afirma, que tornar-se um sujeito feminino ou masculino, não é algo que acontece em um só golpe. Antes implica uma construção que, nunca se completa efetivamente.
E) Judith Buttler afirma que, tornar-se um sujeito feminino ou masculino, não é algo que acontece em um só golpe, antes implica uma construção que nunca se completa, efetivamente.
OBS: banca FDP .. cobrou erro de pontuação no enunciado, mas a assertiva calcada como correta possui um erro de colocação pronominal...
-
Essa questão é nula, pois traz como correta alternativa onde há evidente erro de atração do pronome
Sei que é de pontuação, mas a atração deve ser considerada quando da pontuação
Fase de recursos
Abraços
-
Eu achei a questão bem clara, ela pede a assertiva que não apresenta erros de pontuação...
-
questão clara pedindo a assertiva que não contém erro de pontuação e não a assertiva que foi redigida conforme a norma culta da lingua portuguesa.
-
Concordo com o Thee Reaad e o Robert Silva.
-
ERRADO! CORRETO!
ERRADO! A) O homem sempre contou histórias antes mesmo de poder escrevê-las, porém, o confronto entre a cultura oral e a cultura escrita nunca deixou de existir. Devido à visão preconceituosa da sociedade “letrada”, tanto que à época da colonização, toda a produção cultural dos povos ameríndios e, depois, a dos africanos, foram desprezadas.
ERRADO! B) O homem, sempre contou histórias. Antes mesmo de poder escrevê-las. Porém, o confronto entre a cultura oral e a cultura escrita, nunca deixou de existir devido à visão preconceituosa da sociedade letrada, tanto que, à época da colonização toda a produção cultural, dos povos ameríndios e depois a dos africanos, foram desprezadas.
CORRETO! C) Judith Buttler afirma que tornar-se um sujeito feminino ou masculino não é algo que acontece em um só golpe; antes, implica uma construção que nunca se completa efetivamente.
ERRADO! D) Judith Buttler afirma, que tornar-se um sujeito feminino ou masculino, não é algo que acontece em um só golpe. Antes implica uma construção que, nunca se completa efetivamente.
ERRADO! E) Judith Buttler afirma que, tornar-se um sujeito feminino ou masculino, não é algo que acontece em um só golpe, antes implica uma construção que nunca se completa, efetivamente.
-
Lúcio, a regra muda para verbos no infinitivo.
7 – Verbos no infinitivo sempre admitem o uso da ênclise.
Ex.: Não importar-se com o que ocorra.
Note-se que, devido à presença do verbo no infinitivo, o pronome poderá permanecer após a forma verbal, mesmo que haja fator atrativo. Sem problemas, também poderíamos ter a seguinte construção: “Não se importar com o que ocorra”.
link: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/09/02/10-regras-para-o-perfeito-uso-da-colocacao-pronominal/
-
Na letra C, o ponto e vírgula separa orações que não são unidas por conjunção ?
-
A - (...) Devido à visão preconceituosa da sociedade "letrada", tanto que, à época da colonização toda a produção cultural, dos povos ameríndios e, depois, a dos africanos, foram desprezadas."
B - O homem sempre contou histórias.
C - Gabarito.
D - Não cabe a vírgula explicativa (semântica textual) e nem a segunda e nem a terceira vírgula.
E - Não cabe a vírgula explicativa (semântica textual) e não cabe a última vírgula antes de "efetivamente".
Qualquer erro me avisa no IMBOX aqui no Qc mesmo.
-
Como alguns colegas já apontaram...
Judith Buttler afirma que tornar-se um sujeito feminino ou masculino não é algo que acontece em um só golpe; antes, implica uma construção que nunca se completa efetivamente. ERRADA
Judith Buttler afirma que SE tornar um sujeito feminino ou masculino não é algo que acontece em um só golpe; antes, implica uma construção que nunca se completa efetivamente. CERTA
No enunciado ela pediu o erro de pontuação, mas colocar um erro pronominal no meio da alternativa certa...