SóProvas


ID
2659021
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A concordância está em conformidade com a norma-padrão na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que na norma-padrão a regra é o pronome "se" não atrativo, salvo exceções

    Abraços

  • "A que a" me pegou

  • GABARITO C 

     

     a) É COMUM que a adaptação de livros para o cinema suscitem reações negativas nos fãs do texto escrito. 

     b) CABE aos leitores completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário. 

     c) Aos esforços envolvidos na leitura soma-se a imaginação, a que a linguagem literária apela constantemente.

     d) Algumas pessoas mantÊm o hábito de só assistirem à adaptação de uma obra depois de as terem lido, para não ser influenciadas. 

     e) Há livros que dispõeM de uma infinidade de adaptações para o cinema, as quais tende a compor seu repertório de leituras. 

  • ERRO NAALTERNATIVA "E" É AS QUAIS TENDEM A COMPOR!!, "ha livros que dispõe" está CORRETO POIS O SUJ É ORACIONAL E DEVE PERMANECER CONCORDANDO COM 3 PESSOA DO SING

  • GABARITO: Letra C

     

     

    Questão de concordância verbal. Nesse tipo de questão, você deve fazer pergunta ao verbo e ver se ele está concordando com o núcleo do sujeito...

     

    a) INCORRETA. O que é comum ? Que a adaptação... 

     

    b) INCORRETA. Verbo "Caber" (é um verbo amado pelas bancas, principalmente FCC e VUNESP). Dica: Quando encontrar esse verbo, a pergunta a ser feita é => "O que cabe ?" (a resposta será o seu sujeito).

    Fazendo essa pergunta a resposta será: "completar, com a imaginação, as lacunas..." (Nesse caso estamos diante de um sujeito oracional e o verbo deve permanecer no singular).

     

    c) CORRETA. O que se soma ? a imaginação..

     

    d) INCORRETA. Quem mantêm o hábito ? Algumas pessoas... (Plural => Mantêm; Singular => Mantém). No final encontramos mais um erro: "para não serem influenciadas" (Algumas pessoas).

     

    e) INCORRETA. Há um erro claro na parte final, já que o certo seria: "tendem a compor..."

     

     

     

     

    Bons estudos !

  • Pedro e Rodrigo, não entendi por que dispõe está certo.

    Que é que dispõe de uma infinidade de adap.....? Livros. 

    Livros está no plural o verbo não deveria concordar???

  • Day Camargo, no trecho: Há livros que dispõe ...  O verbo haver está no sentido de existir. O sujeito é indeterminado, Livros é Objeto Direto. Portanto o verbo  não flexiona.

  • "Cabem aos leitores" é de derreter o fígado.

  • Gabarito letra C.

    a) O emprego dos verbos “ser” e “suscitar” na 3ª pessoa do plural está incorreto.
    Observe que o sujeito “a adaptação de livros para o cinema” cujo núcleo é “adaptação” está no singular.
    Correção: É comum que a adaptação de livros para o cinema suscite reações negativas nos fãs do texto escrito.


    b) O verbo “caber” deve permanecer no singular, uma vez que o sujeito é oracional. O sujeito oracional está entre colchetes e o objeto indireto é “aos leitores”.
    Correção: Cabe aos leitores [completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário].

    c) A frase não apresenta nenhum problema no que tange à concordância. Alternativa correta.


    d) O verbo “manter” deveria apresentar o acento diferencial (circunflexo), pois ele se refere ao sujeito no plural “algumas pessoas”.
    Correção: Algumas pessoas mantêm o hábito de só assistirem à adaptação de uma obra depois de a terem lido, para não serem influenciadas.


    e) Os verbos “dispor” e “tender” deveriam estar na 3ª pessoa do plural para concordar com os seus sujeitos.
    Correção: Há livros que dispõem de uma infinidade de adaptações para o cinema, as quais tendem a compor seu repertório de leituras.

     

    Comentários Professor Felipe Luccas, Estratégia.

  • Rafael Tizo, me corrija se eu estiver errado:

    Cabe aos leitores completar com a imaginação as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário ( sujeito oracional, uma oração-que tem verbo-funcionando como sujeito.) na ordem direta ficaria mais ou menos assim:  Lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário cabe aos leitores completar com a imaginação.

     

    No caso, não deveria o verbo "completar" da oração concordar com a palavra cabem, e não vice-versa?

  • A concordância está em conformidade com a norma-padrão na seguinte frase: 

    a)  São comuns que a adaptação de livros para o cinema suscitem reações negativas nos fãs do texto escrito. 
    É comum.

     

    b)  Cabem aos leitores completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário. 
    Completarem.

     

    c)  Aos esforços envolvidos na leitura soma-se a imaginação, a que a linguagem literária apela constantemente. [GABARITO]

     

    d)  Algumas pessoas mantém o hábito de só assistirem à adaptação de uma obra depois de as terem lido, para não ser influenciadas. 
    Mantêm/serem.

     

    e)  Há livros que dispõe de uma infinidade de adaptações para o cinema, as quais tende a compor seu repertório de leituras. 
    Dispõem/tendem.

  • (c) Soma-se a imaginação aos esforços envolvidos. 

  • GABARITO: Letra C

     

     

    Questão de concordância verbal. Nesse tipo de questão, você deve fazer pergunta ao verbo e ver se ele está concordando com o núcleo do sujeito...

     

    a) INCORRETA. O que é comum ? Que a adaptação... 

     

    b) INCORRETA. Verbo "Caber" (é um verbo amado pelas bancas, principalmente FCC e VUNESP). Dica: Quando encontrar esse verbo, a pergunta a ser feita é => "O que cabe ?" (a resposta será o seu sujeito).

    Fazendo essa pergunta a resposta será: "completar, com a imaginação, as lacunas..." (Nesse caso estamos diante de um sujeito oracional e o verbo deve permanecer no singular).

     

    c) CORRETA. O que se soma ? a imaginação..

     

    d) INCORRETA. Quem mantêm o hábito ? Algumas pessoas... (Plural => Mantêm; Singular => Mantém). No final encontramos mais um erro: "para não serem influenciadas" (Algumas pessoas).

     

    e) INCORRETA. Há um erro claro na parte final, já que o certo seria: "tendem a compor..."

  • Erro da B:

    Cabe aos leitores completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário. 

    Completar as lacunas cabe aos leitores. (Aos leitores não é sujeito, o verbo não concorda com ele!)

  • Aos esforços envolvidos na leitura soma-se a imaginação

     

    Temos uma partícula apassivadora (essa partíula apareceligada a VTD ou VTDI) e nesse caso temos um fenômeno interessante, o termo que segue não é um OD, mas sim o SUJEITO, a concordância é feita, portanto, com ele. Atente-se também ao fato de que a frase sempre terá transitividade para a voz passíva analítica;

     

    Soma-se a imaginação = A imaginação é somada aos esforços...

     

    Bons estudos

  • Na B temos um sujeito oracional, em que o sujeito é uma oração e não ''os leitores''.

     

    O que cabe aos leitores? completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário.

  • Direto ao ponto!!!

     

    a) A forma verbal “São” e o adjetivo “comuns” devem ser substituídos, respectivamente, por É necessário, pois o sujeito desta forma verbal é a oração “que a adaptação de livros para o cinema suscitem reações negativas nos fãs do texto escrito”. 


    Observe a explicação abaixo Concordância com o sujeito oracional. Neste caso, o verbo ficará sempre na terceira pessoa do singular. Compete aos parlamentares trabalhar com seriedade. Caro aluno, há mais um erro de concordância: a forma verbal “suscitem” deve ser empregada na terceira pessoa do singular suscite, para concordar com o núcleo do sujeito “adaptação”.

    b) Temos aqui mais um caso de sujeito oracional. A forma verbal “cabem” (no plural) contraria o rigor gramatical, visto que o sujeito do verbo caber é a oração “completar, (...), a lacuna”. 


    c) Opção correta.


    d) Como o sujeito da forma verbal “mantém” é “Algumas pessoas”, deve-se empregar mantêm (terceira pessoa do plural) em vez de “mantém” (terceira pessoa do singular).


    e) Nesta construção, o verbo dispor tem de concordar com o referente do pronome relativo “que”, ou seja, com o termo “livros”. Então, substitui-se a forma verbal “dispõe” por dispõem (terceira pessoa do plural).

     

    Deus no comando!

  • E) não seria os quais , remetendo a livros?

  • Sempre caio nessa pegadinha do mantém/mantêm

  • a) É comum que a adaptação de livros para o cinema suscite reações negativas nos fãs do texto escrito. (= Isso é comum)

    b) Cabe aos leitores completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário. (= Completar cabe aos leitores)

    c) Aos esforços envolvidos na leitura soma-se a imaginação, a que a linguagem literária apela constantemente.

    d) Algumas pessoas mantêm o hábito de só assistirem à adaptação de uma obra depois de as terem lido, para não serem influenciadas.

    e) Há livros que dispõem de uma infinidade de adaptações para o cinema, as quais tendem a compor seu repertório de leituras.

  • Ordem direta : Sujeito + verbo + complemento.

    Completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário cabe aos leitores.

    "Isto cabe aos leitores"

    Parece se tratar de uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo, ou seja, um sujeito oracional, que por sua vez, admite concordância somente no singular.

    Logo: Cabem (errado) aos leitores completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário.

    Corrijam-me se eu estiver enganado.

  • ALTERNATIVA A: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. O sujeito oracional (QUE A ADAPTAÇÃO DE LIVRO PARA O CINEMA SUSCITE...) exige verbo no singular (É COMUM QUE...), ou seja ISTO (QUE A DAPTAÇÂO...) É COMUM; 2. Sujeito (a adaptação de livros) e verbo (suscitem) concordam em número e pessoa: CORRETO ...que A ADAPTAÇÃO DE LIVROS para o cinema SUSCITE reações negativas nos fãs do texto escrito.

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO INCORRETA. ERRO: O sujeito oracional (COMPLETAR, COM A IMAGINAÇÃO, AS LACUNAS...) exige verbo no singular (CABE), ou seja, CABE aos leitores ISTO (COMPLETAR, COM A IMAGINAÇÃO, AS LACUNAS...)

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO CORRETA. Aos esforços envolvidos na leitura soma-se (SINGULAR) a imaginação (SUJEITO NO SINGULAR), a (PREPOSIÇÃO REGIDA PELO VERBO ‘APELAR’) que a linguagem literária apela constantemente.

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. “Algumas pessoas (SUJEITO NO PLURAL) mantém (VERBO NO SINGULAR, CERTO: MANTÊM, PLURAL) o hábito...; 2. “adaptação de uma obra depois de as terem lido” (CERTO: DE UMA OBRA DEPOIS DE A TER LIDO); 3. “para não ser influenciadas”, (CERTO: PARA NÃO SEREM – AS PESSOAS – INFLUENCIADAS)

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. “Há livros que dispõe de uma infinidade...” (CERTO: ...LIVROS QUE DISPÕEM DE...), o relativo “que” tem como referente “livros”, daí o verbo no plural); 2. “as quais tende a compor” (CERTO: AS QUAIS TENDEM A COMPOR...), sujeito (as quais) e verbo (tender a) têm de concordar em número e pessoa.

    Resposta: C

  • LETRA B,

    QUANDO TIVER SUJEITO ORACIONAL, VERBO SEMPRE NO SINGULAR

  • CABE AOS LEITORES COMPLETAREM......

  • GABARITO: C

    Pessoal, pergunte sempre ao verbo. Ele é seu grande aliado no dia da prova.

    a) São comuns que a adaptação de livros para o cinema suscitem reações negativas nos fãs do texto escrito.

    → Errado. O que é comum? Resp.: "que a adaptação de livros (...)" → Quando conseguir substituir o "que" por "isso", a concordância será no singular. (É comum ISSO)

    .

    b)Cabem aos leitores completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário.

    → Errado. Mesma resposta da "a". O que cabe? Resp.: "completar, com a imaginação, as lacunas (...)" → cabe ISSO

    .

    C) Aos esforços envolvidos na leitura soma-se a imaginação, a que a linguagem literária apela constantemente.

    → Correto. O que é somado? → A imaginação; Verbo, por isso, não varia. A regência também está correta, pois quem apela, apela a alguém.

    .

    d) Algumas pessoas mantém o hábito de só assistirem à adaptação de uma obra depois de as terem lido, para não ser influenciadas.

    → Errado. Quem mantém o hábito? → As pessoas (Elas mantÊm)

    .

    e) Há livros que dispõe de uma infinidade de adaptações para o cinema, as quais tende a compor seu repertório de leituras.

    → Errado. Quem dispõe de uma infinidade de adaptações? → Os livros (Eles dispõEM)

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • A concordância está em conformidade com a norma-padrão na seguinte frase:

    A

    São comuns que a adaptação de livros para o cinema suscitem reações negativas nos fãs do texto escrito.

    R= é comum

    B

    Cabem aos leitores completar, com a imaginação, as lacunas que fazem parte da estrutura significativa do texto literário.

    R= cabe

    C

    Aos esforços envolvidos na leitura soma-se a imaginação, a que a linguagem literária apela constantemente.

    correta

    D

    Algumas pessoas mantém o hábito de só assistirem à adaptação de uma obra depois de as terem lido, para não ser influenciadas.

    R= Mantêm. Os variantes de `tem´ seguem a mesma regra. Se tiver no plural vai ter o acento do "vovô'(kkk)

    E

    Há livros que dispõe de uma infinidade de adaptações para o cinema, as quais tende a compor seu repertório de leituras.

    R= Dispõem

  • Acho a alternativa B questionável

    O verbo deve concordar com núcleo do sujeito.

    => Lacunas cabem aos leitores. (ok)

    A estrutura "que fazem parte da estrutura significativa do texto literário" é uma oração adjetiva restritiva que apenas qualifica o sujeito, mas o sujeito em si não é uma oração. Pode-se dizer:

    => Lacunas intrigantes cabem aos leitores. (por exemplo!)

    Ao se trocar o adjetivo (intrigante) por uma oração adjetiva, o sujeito ainda será "Lacunas" e não uma oração completa (um estrutura composta por Suj.+Ver.+Obj.), mas sim uma estrutura apenas composta por Suj+Adj que não constitui propriamente uma oração, apesar do adjetivo ser oracional.

    Então, se é certa a construção:

    LACUNAS [ intrigantes ] CABEM aos leitores.

    então será certa também a construção

    LACUNAS [ que fazem parte da estrutura significativa do texto literário ] CABEM aos leitores [...].

  • Passando para a ordem direta:

    Suj. oracional V O.I.

    [Completar as lacunas] cabe aos leitores

    => Quando o sujeito é uma oração, o verbo fica no singular

    [Completar com imaginação as lacunas que fazem parte a estrutura significativa o texto literário] cabe ao leitor

  • Por que as explicações erradas recebem tantas curtidas? socorro professor! socorro QC! já não sei nada, estou desaprendendo!