SóProvas


ID
2659084
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Conceitualmente, para a Gespública, “controle social” significa que a administração pública

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

     

    CONTROLE SOCIAL  

     

    Exercido por um grupo de pessoas sobre qualquer de seus membros, para ajustar seu comportamento às crenças, valores e normas criadas por esse mesmo grupo. O Controle social também utiliza mecanismos de punições e recompensas para estimular e inibir o comportamento humano, fazer ironias ou mostrar surpresa porque alguém se veste de fala ou se veste de forma diferente é um exemplo de censura social.

     

    avançando sobre o tema, veja outra questão:

     

    A respeito do controle social, assinale a alternativa INCORRETA: 

     

     a) Controle social é o conjunto de meios de intervenção, quer positivos quer negativos, acionados por sociedade ou grupo social, a fim de induzir os próprios membros a se conformarem às normas que a caracterizam de impedir e desestimular os comportamentos contrários às mencionadas normas, de restabelecer condições de conformação, também em relação a uma mudança no sistema normativo .

     b) O controle social é um dos princípios que regula a prestação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil.

     c) A iniciativa popular pode ser caracterizada como uma quebra do monopólio dos poderes do Estado, contemplada na Constituição Federal de 1988, no que se refere à apresentação de projetos de lei.

     d) O controle social é uma forma de controle endógeno do Poder Público nascido das diversas demandas dos grupos sociais. (GABARITO)

    - trata-se de controle exógeno.

     e) Consultas públicas e audiências públicas são instrumentos relevantes de controle social.

  • GABARITO:D

     

    controlo social (português europeu) ou controle social (português brasileiro) na teoria política é ambíguo, podendo ter sentidos diferentes a partir de concepções de Estado e de sociedade civil. É empregado para designar o controle do Estado sobre a sociedade ou o controle da sociedade sobre as ações do Estado.


    Segundo Edward Ross, o controle social é o conjunto de sanções positivas e negativas a que uma sociedade recorre para assegurar a conformidade das condutas, dos modelos, normas e valores culturais estabelecidos. Controle social é a integração da sociedade com a administração pública com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência e empenho.


    No controle exercido pela sociedade sobre o governo, a sociedade é envolvida no exercício da reflexão e discussão para politização de problemáticas que afetam a vida coletiva. Mas também pode ser considerado como eufemismo por referir-se a censura e outras formas de tolhimento das liberdades individuais do ser humano. Do outro lado, o governo atua na fiscalização da população, da opinião públicae da esfera pública política. Suas formas de controle da sociedade como um todo são: o castigo, multa, prisão, humilhação e ridicularização.


    No Brasil, o controle social formal é exercido através dos seguintes mecanismos: audiência pública, ação popular e ação civil pública. De acordo com o governo brasileiro, o controle social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos. O próprio Portal da Transparência seria um meio de controle social.

  • controle social é um dos fundamentos do MEGP

     

    Controle Social

    Avaliação das partes interessadas

    2018

    A participação social da população beneficiária na formulação, no acompanhamento, na avaliação e no controle dos serviços sociais diretos, prestados pelo Estado, constitui prática de excelência na gestão de serviços públicos.

    certa

     

  • Controle social

    Gerenciar com a participação das partes interessadas; tal participação deve acontecer no planejamento, no acompanhamento e avaliação das atividades dos órgãos ou entidades públicas.

     

    Fundamento do MEGP adicionado em 2016.

     

    http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/gagp-250_pontos_novo.pdf

  • Controle social: a atuação da gestão pública deve se basear no planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades pelas partes interessadas (stakeholders!), aqui que se inclui o conceito de accountability!

  • Só uma ressalva:  o que implica em garantia de transparência de suas ações...

    implicar é VTD não tem este em.


    Por ser transitivo direto, seu complemento não deve ser introduzido por uma preposição. Sendo assim, a preposição “em” deve ser eliminada da oração acima.

  • O contole social engloba em regimes democráticos, o conceito de transparência, além da avaliação das partes interessadas.

    A participação social da população beneficiária na formulação, no acompanhamento, na avaliação e no controle dos serviços sociais diretos, prestados pelo Estado, constitui prática de excelência na gestão de serviços públicos.

    CERTO.

  • GABARITO D

    tem como requisito essencial, em regimes democráticos, a obrigação de prestar contas de sua atuação, o que implica em garantia de transparência de suas ações e atos e na institucionalização de canais de participação social.

  • GABARITO LETRA D

    Essa eu fiz na lógica... CONTROLE social - prestar contas. A prestação de contas serve para controlar certas situações.

  • A) Princípio da eficiência.

    B) Princípio da legalidade.

    C) Arrecadação de impostos e tributos.

    D) CORRETA - CONTROLE SOCIAL (DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA) - cidadão não é mais visto como um cliente, ele tem uma participação ativa.

    E) Não tem nada a ver com controle social.