SóProvas


ID
2659345
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão abaixo refere-se ao texto seguinte.


No voo da caneta


    Numa das cartas ao amigo Mário de Andrade, assegurava-lhe o poeta Carlos Drummond de Andrade que era com uma caneta na mão que vivia suas maiores emoções. Comentando isso com um jovem aluno, entrevi sua discreta expressão de piedade por aquele poeta sitiado e infeliz, homem de gabinete que não se atirou à vida. Não tive como lhe dizer, naquele momento, que entre as tantas formas de se atirar à vida está a de se valer de uma caneta para perseguir poemas e achar as falas humanas mais urgentes e precisas, essenciais para quem as diz, indispensáveis para quem as ouve, vivas para além do tempo e do espaço imediatos.

(Joelson Figueiredo, inédito)


É clara e correta a redação desta nova forma que se deu a uma frase do texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

     Assim fica mais fácil visualizar

     

     

    Numa carta a Mário de Andrade, seu amigo, o poeta Drummond garantia-lhe que com a mão numa caneta é que vivia suas emoções mais intensas.

     

     

     Quem garante, garante alguma coisa a alguém. O lhe exerce a função de objeto indireto, referenciando Mário de Andrade.

     

  • Gabarito E

    CARO EDUARDO, A ALTERNATIVA D ESTÁ CORRETA NA IDEIA E NO USO DO OBJETO INDIRETO MAS ESTÁ ERRADA NO USO DA VÍRGULA.

    QUEM COMENTA TAMBÉM PODE ERRAR

  • Lucas, acredito que a letra D também está incorreta no uso do pronome "o". 

     

    Era através de uma caneta, confessava o poeta Drummond numa carta, a seu amigo Mário de Andrade que o tomavam conta as emoções maiores.

    Confessava o poeta Drummond, numa carta a seu amigo Mário de Andrade, que era através de uma caneta que as emoções maiores lhe tomavam conta. (lhe no sentido possessivo de "tomavam conta dele"). 

     

    Alguém sabe dizer se está certo? haha

     

  • GABARITO E

     

    "Numa carta a Mário de Andrade, seu amigo (amigo de Drummond), garantia-lhe (garantia a Mário de Andrade) o poeta Drummond que com a mão numa caneta é que vivia suas emoções mais intensas."

     

    Na ordem direta: "O poeta Drummond garantia a Mário de Andrade, seu amigo, que com a mão numa caneta é que vivia suas emoções mais intensas." 

  • FCC e sua síndrome de mestre Yoda. ¬¬'

  • Correto seria:

    A) Asseverava numa de suas cartas o poeta Drummond ao amigo Mário de Andrade que brotavam de uma caneta as mais inexcedíveis emoções.

    B) As máximas emoções emergiam vivamente de uma caneta a mão, garantia numa carta a seu amigo Mário de Andrade o poeta Drummond.

    C) Drummond confessava numa carta a seu amigo Mário de Andrade que imbuía sua caneta ás emoções máximas e vividas que invadiam.

    D) Era através de uma caneta, confessava o poeta Drummond numa carta a seu amigo Mário de Andrade, que dele tomavam conta as emoções maiores.

    E) GABARITO

  • Gabarito Letra E

    a)Asseverava-lhe numa de suas cartas o poeta Drummond ao amigo Mário de Andrade de que lhe brotava de uma caneta as mais inecedíveis emoções.

    Errada. O verbo brotar é transitivo direto não cabendo o uso da preposição LHE

     b)As máximas emoções imergiam-lhe vivamente de uma caneta a mão, garantia-lhe numa carta a seu amigo Mário de Andrade o poeta Drummond. 

    Emoções emergem e não imergem! Garantir é um verbo transitivo direito, não cabendo o uso do lhe.

     c)Confessava Drummond numa carta a Mário de Andrade seu amigo, que imbuía sua caneta às emoções máximas e vívidas que lhe invadiam.

    o Termo "seu amigo" deveria vir entre vírgulas e o pronome obliguo lhe não cabe diante do verbo invadir (VTD)

     d)Era através de uma caneta, confessava o poeta Drummond numa carta, a seu amigo Mário de Andrade que o tomavam conta as emoções maiores.

    Termo "atraves de uma caneta" deveria vir entre vírgulas, "ao seu amigo Mario de Andrade" visto que confessar é um verbo bitransitivo e exige preposição

     e)Numa carta a Mário de Andrade, seu amigo, garantia-lhe o poeta Drummond que com a mão numa caneta é que vivia suas emoções mais intensas.

    Correta

  • Acredito que o erro da letra D tenha sido usar o "ATRAVÉS" com sentido de "POR MEIO DE", uma prática condenada por alguns gramáticos e que a FCC vem adotando em suas provas, CUIDADO!!!

    Através - deve ser usado com sentido de atravessar. EX. A luz passou através da cortina. (lembrem-se disso para redação tb).

    Fonte: A Gramática para Concursos Públicos - Fernando Pesta 

  • Para compreender melhor:

     

    Garantia-lhe o poeta Drummond, numa carta a Mário de Andrade, seu amigo, que com a mão numa caneta é que vivia suas emoções mais intensas.

  • a) Asseverava numa de suas cartas o poeta Drummond ao amigo Mário de Andrade de que lhe brotava de uma caneta as mais inexcedível emoções.

     

    b) As máximas emoções emergiam vivamente de uma caneta a mão, garantia numa carta a seu amigo Mário de Andrade o poeta Drummond.

     

    c) Confessava Drummond numa carta a Mário de Andrade, seu amigo, que imbuía sua caneta às emoções máximas e vívidas que o invadiam.

     

    d) Era através de uma caneta, confessava o poeta Drummond, numa carta a seu amigo Mário de Andrade, que o tomavam conta as emoções maiores.

    Numa carta a seu amigo Mário de Andrade, o poeta Drummond confessava que era através de uma caneta que as emoções maiores o tomavam conta.

     

    e) Numa carta a Mário de Andrade, seu amigo, garantia-lhe o poeta Drummond que com a mão numa caneta é que vivia suas emoções mais intensas.