SóProvas


ID
2659375
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os conceitos de análise de cargos e de descrição de cargos, embora intrinsecamente relacionados, não se confundem, guardando características próprias, tais como


I. a análise preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que irá preenchê-lo, abordando fatores como instrução e habilidades necessárias.

II. a descrição relaciona as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, ou seja, o seu conteúdo.

III. a análise precede a descrição do cargo, sendo a primeira aplicada para cargos novos, nunca ocupados, e a segunda para cargos já existentes, que comportam, assim, a explicitação de suas atribuições.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E)

     

    Descrição > Foco > O QUE FAZ

    Análise > Foco > O QUE O OCUPANTE PRECISA TER PARA FAZER O QUE ESTÁ NA DESCRIÇÃO

  • descrição do cargo : 1ª etapa---> conteúdo do cargo

    análise do cargo: 2ª etapa-----> requisitos do ocupante do cargo

  • Link muito bom sobre o assunto: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-de-cargo/23421/

  • CONCEITO DE DESCRIÇÃO DE CARGOS 

    Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo. 

    Conceito de Análise de cargos 

    Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. E também se se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo. 

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-de-cargo/23421/

  • letra: e

     

    ✔️ DESCRIÇÃO DE CARGO:

    - retrato do conteúdo e principais responsabilidades;

     

    ✔️ ANÁLISE DE CARGO:

    - feita a partir da descrição;

    - o que o ocupante precisa ter em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades;

    - requisitos físicos e mentais.

  • Gab. E

     

    Análise de cargos-----------------> O que precisa para ocupar o cargo

     

    Descrição de cargos--------------> O que faz no cargo

  • Macete que pode parecer fútil e idiota, mas que na hora da prova pode ser poderoso pra ganhar +1 ponto:

    Utilize a seguinte analogia: 

    - Vaso Sanitário: fabricado em argila, dimensões de altura e peso, etc, cuja "responsabilidade" e "tarefa" é de ser o "conteúdo" mais apropriado para alguém fazer o número 2. Ou seja, ele precisa de alguém para utilizá-lo, caso contrário sua existência não faz sentido;

    - Ânus - Precisa de um local para fazer o número 2. 

     

    Então, lembra da fabricante (marca) de vasos sanitários DECA? Pois é, Descrição de Cargo - vaso sanitário/objeto/conteúdo. O que ele faz (recebe o "pacote" e manda pro esgoto), por que faz (pra ser um lugar específico e apropriado pra "passar o fax") e como faz ("tem que baixar a tampa do vaso, sentar delicadamente e aguarda a entrega do pacote e, no final, aperta o botão de enviar"). 

    E o Ânus? Só lembrar de ANAL (ANÁLise de cargo), ou seja, o "órgão" (perfil)  que vai "usar o vaso sanitário". Requer "Conhecimento", "Habilidade" e "Competência" necessária pra fazer jus e saber como é que se usa vaso sanitário. Não adianta o cu saber pra que existe o vaso, se não sabe como usar. 

     

    Aplicando a besta analogia à questão:

    I. a análise preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que irá preenchê-lo, abordando fatores como instrução e habilidades necessárias. CORRETA!

    Então, falou em ANÁlise de Cargos é só lembrar  do ânus que vai ter que possuir instrução e habilidade pra "preencher" corretamente o vaso sanitário (descrição do cargo);

     

    II. a descrição relaciona as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, ou seja, o seu conteúdo. CORRETA!

    Falou em conteúdo, tarefas, deveres, lembre-se da marca DECA (DEscrição de CArgos), que fabrica vaso sanitário que tem o "dever e a tarefa de receber os pacotes"

     

    III. a análise precede a descrição do cargo, sendo a primeira aplicada para cargos novos, nunca ocupados, e a segunda para cargos já existentes, que comportam, assim, a explicitação de suas atribuições. ERRADA!

    Primeiro se faz o vaso sanitário pra fazer o número 2, ou simplesmente o ANAL vai fazer de qualquer jeito e em qualquer lugar, sem existir, primeiro, aquele? Bem lógico, certo!? Outra coisa: a análise do cargo tanto vale pra cargos novos, quanto para ocupados. O perfil do ocupante também é analisado durante a ocupação do cargo, afinal de contas, se ele foi selecionado e designado para determinado cargo num momento anterior, mas que futuramente não apresenta mais o perfil adequado (mediante resultado de avaliação de desempenho, por exemplo), poder-se-á, então, analisar outro perfil pra ocupar o cargo. Além do mais, um mesmo cargo pode ser ocupado por mais de uma pessoa (não confundir cargo com função) e deve ser constantemente redefinido e analisado para acompanhar as mudanças da organização. Análise de Cargos é, portanto, processo dinâmico. 

     

     

     

  • Outro bizu para não confundir na hora da prova é pensar que, entre as duas palavras (Descrição/ Análise), aquela que é mais "friamente" demonstrável está ligada à tarefa, enquanto que a mais "pessoal","interna", "(Análise > Psicologia)", está voltada para a pessoa/ocupante do cargo.

     

  • 1ª desCrição --> Conteúdo do Cargo

    bizu: 1ª vem a CRIAÇÃO Ou seja desCRIÇÃO

     

    Análise - requisitos necessários ao Ocupando do cargo - vogal com vogal.

  • A descrIção do cargo se preocupa com os aspectos Intrínsecos do cargo, ou seja, com o seu conteúdo.

    A análisE do cargo se preocupa com os aspectos Extrínsecos do cargo, ou seja, os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.

    A descrição do cargo precede a análise do cargo.

  • III - A descrição vem primeiro, depois, a análise. A descrição foca no cargo. A análise foca na pessoa.