SóProvas


ID
2659408
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é um conceito bastante amplo e permeia diferentes camadas de uma organização, incluindo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

     

    Observe que no referido item a banca exemplificou alguns componentes do que é conhecido como: Artefatos Observáveis

     

    Resumindo:

     

     

    Níveis da Cultura.

     

    A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele a cultura existe em três níveis:

     

    Ø  Artefatos - É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente é tudo o que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro deste nível temos os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.

     

    Ø  Valores - Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.

     

    Ø  Pressupostos Básicos - São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.

     

    Vamos analisar agora algumas questões sobre este tema para fixar o conteúdo:

     

    1-(CESPE - MIN. COMUNICAÇÕES / ADMINISTRAÇÃO - 2008) Na tradicional classificação de três níveis da cultura organizacional, as pressuposições básicas constituem o terceiro nível, o mais íntimo, profundo e oculto.

     2-(CESPE - ANAL. GESTÃO PESSOAS- SERPRO - 2010) Os pressupostos básicos da cultura organizacional são de difícil mudança, pois são implícitos, arraigados e orientadores do comportamento organizacional.

     3-(CESPE - ANAL. GESTÃO PESSOAS- SERPRO - 2010) Os três níveis da cultura organizacional são: artefatos observáveis, valores adotados e pressupostos básicos.

     4-(CESPE - MTE / ADMINISTRAÇÃO - 2008) A reunião anual que tradicionalmente é realizada pela diretoria para apresentar resultados e homenagear aqueles que alcançaram ou superaram as metas propostas pela organização pode ser citada como exemplo de artefato da cultura organizacional.

     

    - (TODAS CERTAS)

  • Letra C está relacionada com o Clima Organizacional 

  • os fatores endógenos, como valores e crenças, e exógenos, como prestígio e colocação no mercado.

    Qual é o erro? 

  • Complementando:

     

    3 níveis da cultura organizacional

    Segundo o professor Schein pode ser decomposta em três níveis:

    Artefatos: é o nível visível da cultura – muitas vezes confundido como a única forma de cultura. Quando você ouve histórias sobre a cultura do Google e pensa em escorregador no escritório, bicicletas coloridas, comidas à vontade…. tudo isso são artefatos da cultura e não A cultura em si.

    Crenças e valores adotados: esse nível pode ser até observado através de pesquisas e entrevistas – trata-se dos valores principais compartilhados pelo grupo. A forma como você deve se comportar, as atitudes que não são toleradas e assim por diante.

    Suposições básicas: são os sentimentos que as pessoas integrantes do grupo assumem como verdade – não é observado mas é muito sentido/percebido.

     

    http://blog.convenia.com.br/cultura-organizacional/

  • A cultura é AVP

     

    - Artefatos (fase visível e superficial) exemplo: símbolos, marcas, reuniões etc.

    - Valores (fase intermediária - nem sempre visível) exemplo: ideologias, valores

    - Pressupostos básicos (camada mais profunda - estam tão arraigados que não ão mais discutidos)

     

    Um exemplo seria a ideia da participação ou não da mulher no mercado de trabalho. Este conceito era polêmico nos anos 50, mas atualmente não é mais um fator discutido.  São fontes de valores;

     

    Bons estudos

  • Qual o erro da "D"?

  • Alguém consegue explicar o erro da letra D?

  • Artefatos Observáveis: 

     

    * Camada mais superficial e visível; 

    * Representado por: tecnologia, prédios, instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimas, marcas, maneiras como as pessoas se tratam, etc.

    ________________________________________________________________________________________________________________________

     

    Valores: 

     

    * Nem sempre visualizável com facilidade; 

    * Camada intermediária; 

    Representados por: valores, normas, ideologias, filosofias adotadas, etc; 

    ______________________________________________________________________________________________________________________

     

    Pressupostos básicos:

     

    * Camada mais profunda; 

    * Não é observável com facilidade; 

    * Representados por: crenças inconscientes, percepções e sentimentos.

     

  • Ana, os fatores endógenos que são internos, são estruturais ou comportamentais e relacionados com a própria organização em si e os exógenos, que são fatores externos, são relacionados com as demandas e influências do ambiente, não com prestígio ou colocação no mercado.

     

    Artefatos – o que vemos: Na camada mais exposta estão os artefatos, características facilmente percebidas e visíveis, ele é considerado o primeiro nível da cultura organizacional. Temos como exemplo o organograma e a hierarquia, o grau de formalidade, os produtos, os símbolos e os padrões que indicam como é a cultura da organização.

    Valores compartilhados – o que eles dizem: O segundo nível são os valores compartilhados que estão em uma camada mais profunda que os artefatos, mas não totalmente imperceptíveis. Temos como exemplo os valores já fixados pelos fundadores do negócio, as normas, a filosofia da empresa e os valores relevantes que justificam o trabalho realizado.

    Pressupostos – o que eles acreditam: Como terceiro nível temos os pressupostos, já na camada mais profunda, aquela que está inserida no cerne da organização, intrínseca nas atividades e dificilmente se torna possível mudá-la. Nessa camada estão os sentimentos e crenças inconscientes, está o propósito da organização como um todo.

  • Fala turma, tudo na paz?

    Seguinte, vi que o pessoal teve facilidade em definir a letra "B" como a certa, mas muitos não encontraram erro na "D".

    Cabe dizer, que realmente a "D" não tem erro conceitual nenhum, porém, não corresponde ao comando da questão.

    Veja: " A cultura organizacional é um conceito bastante amplo e permeia diferentes camadas de uma organização, incluindo"

    Assim, vemos que a FCC quer uma resposta em relação as camadas da cultura organizacional dentro daquele modelo de Schein do iceberg que muitos já escreveram aqui.

    Valeu!

    Vou deixar uma aula minha que falei sobre isso no Youtube para ajudar a rapaziada: https://www.youtube.com/watch?v=isNiegXAyTw

    Abraço e sucesso sempre!

  • GAB B

     

    Pra quem ficou em dúvida no porquê a D estava errada, acho que os fatores endógenos e exógenos influenciam a cultura, mas não são parte dela, não compõem as camadas (assim como bem elucidou o comentário do Prof. Ferrari), fui pesquisar um pouco dessa relação dos fatores endógenos, exógenos e a cultura organizacional:

     

    D – errada - As organizações, independentemente de qual seja a sua atividade, estão inseridas em um ambiente e de constante interação com o mesmo. Pires e Macêdo (2005)descrevem-nos que os colaboradores da organização, realizam intercâmbios entre esses ambientes (organizacional e social) o que propicia o desenvolvimento da cultura organizacional. A cultura organizacional é um fenômeno relacionado ao desenvolvimento da história da própria organização, além de que para a melhor compreensão sobre o termo temos de compreender a cultura social . Portanto, compreende-se que a cultura organizacional é  influenciada por fatores exógenos (externos) e endógenos (internos) ao ambiente em que esta está inserida.

    Fonte: https://pt.scribd.com/document/114586876/Cultura-Organizacional

  • Conceito de ARTEFATO.

  • qual erro da e?

  • Letra (b)

     

    Clima

    -> Percepções / Interpretações

    -> Termo avaliativo / avaliação e Termo descritivo / constatação

    -> Mais superficial

    -> Classificado como favorável / não favorável

    -> Mais fácil de mudar

     

    Cultura

    -> Valores / padrões / normas

    -> Termo descritivo / constatação

    -> Mais enraizado

    -> Classificada como adaptativa ou não adaptativa

    -> Mecaniscita ou orgânica

    -> Forte ou fraca

    -> Mais difícil de mudar

     

    Para Schein, a cultura organizacional apresenta três níveis:

     

    1. Os Artefatos - Caracterizado pela camada mais superfícial e visível. São representados pela tecnologia, prédios, e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca e etc..

     

    2. Valores

     

    3. Pressupostos Básicos

     

    Ribas

  • Gab: B

     

    Artefatos Observáveis: estrutura da organização, são os comportamentos visíveis. Aqui nós identificamos as coisas de primeira, portanto, é a PRIMEIRA CAMADA.

     

    Valores: é o comportamento das pessoas, o agir de cada um, cada um julga o o que é certo ou errado, observando a ética e a moral. Aqui não identificamos de cara, ficamos no meio termo, portanto, intermediária. SEGUNDA CAMADA.

     

    Pressupostos Básicos: é a cultura da organização. É intangível, logo, invisível e profunda. São coisas que não vemos a olho nu nem temos uma primeira impressão, como as crenças, pensamentos, sentimentos, etc. nos esforçamos mais de 2x para conseguirmos decifrar o que ela é, portanto ela é a nossa 3° tentativa. ÚLTIMA CAMADA.

  • Pessoal, o comando da questão nos pede as camadas da cultura organizacional, ou seja, seus níveis. De acordo com Schein, podemos dividir a cultura em artefatos visíveis, valores compartilhados e pressupostos básicos, nessa ordem do mais visível para o nível mais profundo. Assim, observe o julgamento de cada item:

    a) Errado. A cultura organizacional é ainda mais forte na cúpula decisória, pois lá é onde todo o propósito da instituição é pensado, onde se busca e se sabe ao certo a razão de ser daquela empresa. Seus membros foram  escolhidos para cargos importantes dentro da organização principalmente por se coadunarem com as idéias e crenças centrais da instituição e de seus fundadores.

    b) Correto. A camada mais superficial da cultura organizacional é mesmo os artefatos visíveis, os quais podem ser exemplificados pelas marcas, logotipos, uniformes, padrões de comportamento, símbolos, etc.

    c) Errado. Sentimentos e percepções são elementos que descrevem o clima organizacional, e não a cultura.

    d) Errado. Não são níveis da cultura organizacional.

    e) Errado, pois os artefatos observáveis são a camada mais superficial da cultura. O nível mais profundo e arraigado é o dos pressupostos básicos.

    Gabarito: B