SóProvas


ID
2659420
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Suponha que esteja na iminência de se instalar um conflito em determinado grupo integrante de uma organização, em decorrência da formação de duas correntes de opinião distintas a respeito da melhor solução a ser dada sobre a alocação de um orçamento que se tornou mais restrito em projetos que cada uma das correntes considera mais relevantes ou prioritários. Nesse cenário, o gestor da equipe adotou uma abordagem estrutural para a solução do conflito, o que significa que

Alternativas
Comentários
  • Quanto à administração dos conflitos, existem três abordagens que podem ser utilizadas:
    1-Abordagem estrutural: busca administrar os conflitos com base na atuação sobre as condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e interdependência de trabalho. Dentro desta abordagem, as possibilidades de atuação são:
    a-Reduzir a diferenciação dos grupos- grupos especializados e diferenciados tendem a possuir interesses conflitantes. Assim, a redução desta diferenciação pode produzir efeitos de coesão que minimizam os conflitos.
    b-Interferir nos recursos compartilhados: quando a concorrência por recursos é causadora dos conflitos, uma solução possível é aumentar a quantidade de recursos disponíveis ou estimular o desenvolvimento de soluções ganha-ganha, onde os indivíduos ou grupos não precisam disputar os recursos.
    c-Reduzir a interdependência: uma grande interdependência pode criar conflitos, então reduzi-la é uma forma de evitar o seu surgimento.

    Fonte: Prof. Carlos Xavier, aula 13, pág. 23, Administração. Estratégia Concursos

  • D

    Abordagens na Resolução de Conflitos

     

    A abordagem estrutural busca então mudar uma condição que predispõe ao conflito. Entre as medidas que podem ser tomadas estão o desenho de recompensas grupais e objetivos comuns (para interferir na disputa por recursos ou nos objetivos conflitantes), e o reagrupamento, a separação e a rotação de pessoas (para reduzir a interdependência e a diferenciação dos grupos).

    Quando o conflito é criado por uma situação de diferenciação, de recursos escassos ou de interdependência, a abordagem deve ser estrutural.

  • Questão semelhante 

    FCC - 2016 - Copergás - PE

    Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito entre dois grupos de colaboradores, cada um deles identificado com uma visão específica sobre a melhor estratégia para a consecução dos objetivos traçados no plano de metas aprovado para a equipe na qual atuam. Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura

    I. minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. CERTO

    II. reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior. CERTO

    __________________________________________

    • Abordagem estrutural = reduzir a diferenciação dos grupos - interferir nos recursos compartilhados - reduzir a interdependência

    • Abordagem de processo = desativação do conflito - reunião de confrontação - colaboração

    • Abordagem mista = adoção de regras - criação de papéis integradores

     

    Fonte: Chiavenato (2010) Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações

  • ·         Abordagem estrutural -> baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Procura minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles.

    - fixação de objetivos comuns;
    - sistemas de recompensas grupais;
    - reagrupamento de pessoas;
    - rotação de pessoas;
    - separação de pessoas.

    GAB LETRA D

  • Há 3 abordagens:

    a) Estrutural: atua sobre uma condição que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças. 

                          Seus objetivos :- minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;

                                                   - reduzir a diferenciação dos grupos por meio de reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

    b) De processo: procura reduzir o conflito por meio da modificação do processo e intervenção no episódio do conflito.

                                Pode ser realizada em 3 tempos:

                                - desativação ou desescalonização do conflito: ocorre quando uma parte reage COOPERATIVAMENTE ao comportamento de conflito da outra, encorajando comportamentos menos conflitantes ou desarmando conflito.

                               - reunião de confrontação entre as partes: ocorre qdo o ponto de desativação já foi ultrapassado e as partes se preparam para o conflito aberto ("o pau vai pegar!!!").

                               - colaboração: depois de ultrapassada as fases anteriores, as partes tentam soluções integrativas capazes de conjugar os objetivos de ambas partes (ganha-ganha).

    c) Mista ...

     

  • Abordagens :

    Estrutural - Antes do barraco

    Processual - Durante    ''

    Mista - Antes e durante ''

  • GESTÃO DE CONFLITOS

    v  Tipos de conflitos:

    1.       Conflito de tarefa: está relacionado ao conteúdo e às metas estipuladas para o trabalho.

    2.       De relacionamento: envolve situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.

    3.       De processo: relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.

     

     

    v  Abordagens:

    1.       Estrutural: recursos limitados, escassos, interdependentes. Visa: Minimizar as diferenças entre os grupos; Reduzir a diferenciação dos grupos.

    2.       De processo: intervenção direta no conflito (desativação, desescalonização do conflito; reunião de confrontação; colaboração).

    3.       Mista: administra o conflito na estrutura e no processo (adoção de regras; criação de papeis interligados/papeis de ligação).

     

    Gabarito: D

  • qual o erro da A?

  • Sobre a Letra A: entendo que o erro nela é afirmar que se resolverá o conflito alterando os pontos nodais da cadeia decisória. O conflito está prestes a ser instalado entre dois grupos e não necessariamente no centro do comando.

    Gab: Letra D


  • Gabarito D

    Abordagens da GESTÃO DE CONFLITOS

    a)Abordagem Estrutural:

    Nascem da percepção das condições de diferenciação.

    ANTES do conflito!

    Solução: Achar um ponto em comum; recompensar por trabalho conjunto; reagrupar os indivíduos; separação física das pessoas em conflito; reduzir a interdependência.

    b) Abordagem de Processo:

    Intervenção no episódio do conflito.

    DURANTE o conflito!

    Admite a participação de terceiros (gestores, superiores na resolução)

    1-Desativação do conflito: Desencoraja o conflito

    2-Reunião de confrontação das partes: Face a face. Achar solução ganha-ganha

    3-Colaboração Tentar achar soluções ganha-ganha ou integrativas

    c) Abordagem Mista

    Junta os aspectos visto nas outras duas abordagens em:

    1- Adoção de regras para a resolução de conflitos através da formalização de regras e

    regulamentos;

    2- Criação de papéis integradores: ter mediadores (3°s) que realizam o papel de ligação que guiam a comunicação entre as partes conflitantes.

    Fonte: resumo da SheylaR2

    Tudo posso Naquele que me fortalece!