SóProvas


ID
2659477
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os estudos sobre a evolução dos modelos de gestão de recursos humanos apontam para a transposição de uma abordagem tradicional e operacional para uma abordagem moderna e estratégica, ligando as políticas e as práticas da gestão de pessoas ao planejamento estratégico e às diretrizes de longo prazo da organização. Paralelamente, identifica-se uma forte

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C)

     

    A descentralização da área de gestão de pessoas trouxe consigo um dos principais paradigmas da atuação da área: responsabilidade de linha e função de staff (estafe). Tornou-se necessária a divisão das atividades de gestão de pessoas, sendo cada gestor responsável pelos recursos humanos alocados em seu departamento (responsabilidade de linha) e, para que essa atividade seja executada da melhor forma possível, a área de gestão de pessoas passa a atuar como órgão de assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus profissionais (função de staff).

     

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim

  • Responsabilidade de linha e função de staff

    Responsabilidade de linha:

         >> Cada gestor/gerente é responsável pelos funcionários de seu departamento

    Função Staff:

         >>Assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus profissionais

  • a) estratificação dos setores de recursos humanos, com a criação de núcleos de RH nas áreas operacionais, visando definir as estratégias e ações pertinentes a cada um dos setores da organização. (ERRADO) Estratificar: Dividir, partindo de princípios hierárquicos​. Assim, não há uma estratificação, pois o RH não é dividido hierarquicamente, mas sim de forma descentralizada e integrada com a estratégia da organização.

     

     b) centralização das atividades de gestão de pessoas, alocando-se, em um mesmo departamento, as funções de seleção, capacitação, gerenciamento e avaliação de pessoal. (ERRADO) descentralização

     

     c) descentralização da área de gestão de pessoas, com a denominada responsabilidade de linha, alocada ao gestor e desvinculada da função de staff, esta sim sob a responsabilidade da área de RH. (CORRETA) A responsabilidade de linha é autonôma em relação à função de staff, embora o intuito é o trabalho integrado e em harmonia com a estratégia traçada pela cúpula. E a função de staff é responsabilidade do setor de RH, o qual a desepenha. 

     

     d) segregação entre função de staff, própria dos gestores em relação às suas equipes, e gestão de RH stricto sensu, que deve estar concentrada em órgão especializado e ligado diretamente à cúpula da organização. (ERRADA) Gestores em relação às suas equipes é da função de linha. O setor de RH na tendência da nova gestão é descentralizado. 

     

     e) valorização da área de gestão de pessoas, que passou a atuar de forma autônoma e hierarquicamente superior aos setores operacionais da organização, definindo os processos de trabalho aplicáveis. (ERRADA) Não é hierarquicamente superior.

  • ABORDAGEM TRADICIONAL X ABORDAGEM MODERNA
    - enfoque operacional                 - enfoque estratégico;
    - estabilidade                             - instabilidade/mudança;
    - conservadorismo                     - inovação;
    - ênfase na eficiência                 - ênfase na eficácia;
    - centralização                           - descentralização.


    GAB LETRA C

  • "Desvinculada" foi apelação, hein?

  • Letra (c)

     

    Bom comentário do Juarez Jr.

     

    Li segregação da alternativa (d) e lembrei do professor Ricardo Vale do Estratégia kkkk

  • Há um princípio básico na moderna gestão de pessoas: "gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff."

     

    Assim, as práticas de RH são delegadas aos executivos de linha em toda a organização, os quais passam a ser gestores de pessoas. Isso significa que quem deve gerir as  pessoas é o próprio executivo ou líder que tem a responsabilidade de lidar diretamente com seus subordinados. Por outro lado, os executivos de staff livram-se de atividades operacionais para proporcionar assessoria e consultoria interna em nível tático, a fim de que a área de RH possa assumir atividades estratégicas de orientação global visando ao futuro e ao destino da organização e de seus membros. Em relação à ARH, a moderna gestão de pessoas promove a descentralização da área de gestão de pessoas (antes alocada em um único órgão ou setor), tornando-a uma responsabilidade dos executivos de linha da organização como um todo. Em suma:

     

    linha: práticas antes atribuídas ao setor de RH e a responsabilidade pela gestão de pessoas

    staff: consultoria e assessoramento (planejamento estratégico)

     

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Que redação péssima!!!  

     

     

  • péssima redação eu heim

  • Que redação do capeta!

     

    Sei o assunto mas errei a questão!

  • A) Os órgãos operacionais não são os responsáveis pela elaboração de ações estratégicas.

    B) Descentralização da função de gestão de pessoas.

    D) Os gestores desempenham a autoridade de linha. O órgão de RH tem atuação de staff.

    E) O Órgão de gestão de pessoas é um parceiro dos demais órgão. Não há subordinação hierárquica.

  • A) Errado, pois em nenhum momento falamos da criação de núcleos de RH nos setores.

    B) Errado, já que a tendência moderna é justamente descentralizar, colocando a responsabilidade sobre o gerente de linha e a assessoria pelo órgão de RH.

    C) Correta, os próprios chefes dos setores têm a responsabilidade de aplicar os procedimentos de RH, e o órgão de GP presta apoio e suporte a esses gestores frente às demandas de pessoas.

    D) Errada, pois a função de staff é do órgão de RH e não dos gestores.

    E) Errada, porque a função de staff não exerce autoridade hierárquica, estando ligada lateralmente no organograma justamente para sinalizar que possui papel de assessoramento e consultoria. Além disso, trabalha com integração com os setores da organização na medida em que presta apoio e suporte, não atuando de forma autônoma.

    Gabarito: C