SóProvas


ID
2659501
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O atendimento às múltiplas vítimas é um desafio com o qual os serviços de atendimento pré-hospitalar se deparam, com um desequilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades. Esses serviços de atendimento pré-hospitalar precisam, também, prestar o melhor atendimento para o maior número de vítimas e no menor tempo possível.

O atendimento a múltiplas vítimas é aquele que:

Alternativas
Comentários
  • Opção A: Alteração de enchimento capilar em tempo superior à 10 seg é classificado como prioridade vermelha;

    Opção B: Fraturas e ferimentos que precisam de sutura classificação amarela;

    Na área destinada às vítimas com Cartão Amarelo vão aquelas vítimas que necessitam de algum atendimento médico no local e posterior transporte hospitalar, porém que não possuem risco de vida imediato. São os pacientes com: ● Fraturas; ● TCE leve, moderado; ● Queimaduras menores; ● Traumatismos abdominais e torácicos; ● Ferimentos com sangramento que necessitam suturas;

    Opção C: O evento envolve 5 ou mais vítimas;

    Opção D: item correto;

    Opção E: A tática de triagem adotada pelo SIATE, obedece a técnica denominado START (simples triagem e rápido tratamento) por ser um método simples, que se baseia na avaliação da respiração, circulação e nível de consciência, dividindo as vítimas em quatro prioridades e utiliza cartões coloridos para definir cada uma das prioridades. 

     

  •  

    Olá Prezados Senhores (as), Tudo bem?

     

    Complementando...

     

     

    Cor VERMELHA socorro imediato, primeira prioridade ou prioridade imediata. São vítimas que requerem atenção imediata no local ou tem prioridade no transporte. Incluem-se aqui as vítimas: com hemorragia externa importante; as que, encontradas em parada respiratória, respiraram após uma manobra de abertura das vias aéreas; as que respiram com FR>30 mov/min; as que respiram e apresentam enchimento capilar levando mais que 2 segundos ou ausência de pulso radial; as que respiram abaixo de 30 mov/min, apresentam pulso radial e enchimento capilar em até 2 segundos, mas não respondem ordens simples. Estas situações geralmente correspondem a vítimas com trauma grave, dificuldade respiratória, trauma de crânio, hemorragia com choque, queimaduras severas, etc.

     

    Cor AMARELA segunda prioridade ou prioridade secundária. Socorro deve ser rápido, mas deve aguardar vítimas com maior prioridade. São vítimas sem indicativo de que virão a morrer nos próximos minutos, se não forem socorridas. Devem ser consideradas amarelas as vítimas que não se enquadram nos critérios anteriores e que não deambulam e estão orientadas, conseguindo cumprir ordens simples. Geralmente são vítimas com fraturas, lesões torácicas ou abdominais sem choque, lesão de coluna ou queimaduras menores.

     

    Cor VERDE terceira prioridade ou prioridade tardia. Vítimas deambulando, com lesões menores e que não requerem atendimento imediato. Não devem ser consideradas isentas de lesão. Apenas não são prioritárias naquele momento.

     

    Cor PRETA prioridade zero ou última prioridade. Vítimas consideradas  em morte óbvia ou em situações de grande dificuldade para reanimação. Note que neste último caso, só pode ser considerada cor preta, se não houver socorrista suficiente. Se houver, todo esforço deve ser tentado para todas as vítimas, excetuando-se apenas aquelas em morte óbvia.

     

    Cor BRANCA expectante. Pacientes cujas lesões são tão graves que a chance de sobrevida é mínima.

     

     

    https://www.euvoupassar.com.br/artigos/detalhe?a=gestao-de-atendimento-as-multiplas-vitimas