SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2018 - Transpetro - Enfermeiro do Trabalho Júnior


ID
2659489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde foi implantado no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo (Nuesp), no ano de 2003, pelo Serviço de Pessoal Ativo (Sepat), visando a desenvolver ações para proporcionar aos funcionários uma melhoria da qualidade de vida em seu ambiente de trabalho.


É ação desse programa o grupo da(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com a Saúde do Trabalhador PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO À SAÚDE.Brasília-DF.2008

     

     

     

    O Programa de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde foi implantado no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo (Nuesp), no ano de 2003, pelo Serviço de Pessoal Ativo (Sepat), visando desenvolver ações para proporcionar aos funcionários uma melhoria da qualidade de vida em seu ambiente de trabalho.

     

    O Sepat buscou adotar práticas sistemáticas para a promoção da saúde e do bem-estar dos servidores. O programa foi iniciado somente com o grupo de Terapias Complementares. Porém, desde então, novas atividades foram incorporadas, em função das demandas que surgiram.


ID
2659492
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As normas para qualificação em nível médio de Enfermagem do Trabalho e outras providências constam na

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO COFEN-238/2000

    Art. 1º – Fica instituída na área dos Conselhos de Enfermagem a qualificação específica em nível médio em Enfermagem do Trabalho, a ser atribuída aqueles que preencham os requisitos estipulados nesta Resolução.

  • CAPÍTULO I


    Qualificação

     

    Art. 1º – Fica instituída na área dos Conselhos de Enfermagem a qualificação específica em NÍVEL MÉDIO EM  ENFERMAGEM DO  TRABALHO, a ser atribuída aqueles que preencham os requisitos estipulados nesta Resolução.

     

    Art. 2º – Será qualificado, especificamente em Enfermagem do Trabalho em nível médio, o Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem que atenderem o Parecer MEC-CEGRAU-718/90, publicado no D.O.U. em 13.09.90 e os que anteriormente seguiram a legislação específica determinada pelo MTPS.


    Parágrafo único – Após obter a qualificação específica de que trata o Art. anterior, o profissional terá ANOTADA essa qualificação na respectiva Carteira de Identidade Profissional, no COREN de sua jurisdição, e sua titulação será registrada.

     

     

    http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2382000_4278.html

     

    "DESCANSE NA FIDELIDADE DE DEUS, ELE NUNCA FALHA."

  • Este assunto está contido na Resolução COFEN no 238/2000:

    Art. 1º – Fica instituída na área dos Conselhos de Enfermagem a qualificação específica em nível médio em Enfermagem do Trabalho, a ser atribuída aqueles que preencham os requisitos estipulados nesta Resolução.

    RESPOSTA: D.


ID
2659495
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) se configura como uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado, com base no método científico.

A criação da SAE ocorreu através da (o)

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO COFEN-358/2009

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, e pelo Regimento da Autarquia, aprovado pela Resolução COFEN nº 242, de 31 de agosto de 2000;

  • Olá Prezados Senhores (as), Tudo bem?

     

    Complementando.....

     

     

    RESOLUÇÃO COFEN-358/2009

     

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências

     

     

    § 2º – quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem. Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

     

    I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

     

    II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

     

    III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

     

    IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

     

    V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

     

     

    http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."


ID
2659498
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em casos de acidente de trabalho, para fins da Previdência Social, o segurado tem direito a benefícios e serviços peculiares à modalidade do agravo à saúde.


Tais benefícios incluem:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

     

    Pensão por morte é benefício concedido aos dependentes do segurado. 

    "...O dependente possui direito à algumas prestações previdenciárias, tais como: pensão por morte; auxílio-reclusão; serviço social; e reabilitação profissional. "

     

    https://saberalei.jusbrasil.com.br/artigos/162582524/dependentes-que-possuem-direito-ao-beneficio-de-pensao-por-morte-e-as-novas-regras-da-mp-664

  • Questão INCORRETA!!

    Complementando a resposta da Vivian.

    Conforme a Lei n° 8.213/91, em seu artigo 18:

    Art. 18. O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços:

    I - Quanto ao segurado:

    a) aposentadoria por invalidez

    b) aposentadoria por idade

    c) aposentadoria por tempo de contribuição

    d) aposentadoria especial

    e) auxílio-doença

    f) salário-família

    g) salário maternidade

    h) auxílio-acidente

    II - Quanto ao dependente

    a) pensão por parte

    b) auxílio-reclusão

    III- Quanto ao segurado e dependente

    a) serviço social

    b) reabilitação porifssional


ID
2659501
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O atendimento às múltiplas vítimas é um desafio com o qual os serviços de atendimento pré-hospitalar se deparam, com um desequilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades. Esses serviços de atendimento pré-hospitalar precisam, também, prestar o melhor atendimento para o maior número de vítimas e no menor tempo possível.

O atendimento a múltiplas vítimas é aquele que:

Alternativas
Comentários
  • Opção A: Alteração de enchimento capilar em tempo superior à 10 seg é classificado como prioridade vermelha;

    Opção B: Fraturas e ferimentos que precisam de sutura classificação amarela;

    Na área destinada às vítimas com Cartão Amarelo vão aquelas vítimas que necessitam de algum atendimento médico no local e posterior transporte hospitalar, porém que não possuem risco de vida imediato. São os pacientes com: ● Fraturas; ● TCE leve, moderado; ● Queimaduras menores; ● Traumatismos abdominais e torácicos; ● Ferimentos com sangramento que necessitam suturas;

    Opção C: O evento envolve 5 ou mais vítimas;

    Opção D: item correto;

    Opção E: A tática de triagem adotada pelo SIATE, obedece a técnica denominado START (simples triagem e rápido tratamento) por ser um método simples, que se baseia na avaliação da respiração, circulação e nível de consciência, dividindo as vítimas em quatro prioridades e utiliza cartões coloridos para definir cada uma das prioridades. 

     

  •  

    Olá Prezados Senhores (as), Tudo bem?

     

    Complementando...

     

     

    Cor VERMELHA socorro imediato, primeira prioridade ou prioridade imediata. São vítimas que requerem atenção imediata no local ou tem prioridade no transporte. Incluem-se aqui as vítimas: com hemorragia externa importante; as que, encontradas em parada respiratória, respiraram após uma manobra de abertura das vias aéreas; as que respiram com FR>30 mov/min; as que respiram e apresentam enchimento capilar levando mais que 2 segundos ou ausência de pulso radial; as que respiram abaixo de 30 mov/min, apresentam pulso radial e enchimento capilar em até 2 segundos, mas não respondem ordens simples. Estas situações geralmente correspondem a vítimas com trauma grave, dificuldade respiratória, trauma de crânio, hemorragia com choque, queimaduras severas, etc.

     

    Cor AMARELA segunda prioridade ou prioridade secundária. Socorro deve ser rápido, mas deve aguardar vítimas com maior prioridade. São vítimas sem indicativo de que virão a morrer nos próximos minutos, se não forem socorridas. Devem ser consideradas amarelas as vítimas que não se enquadram nos critérios anteriores e que não deambulam e estão orientadas, conseguindo cumprir ordens simples. Geralmente são vítimas com fraturas, lesões torácicas ou abdominais sem choque, lesão de coluna ou queimaduras menores.

     

    Cor VERDE terceira prioridade ou prioridade tardia. Vítimas deambulando, com lesões menores e que não requerem atendimento imediato. Não devem ser consideradas isentas de lesão. Apenas não são prioritárias naquele momento.

     

    Cor PRETA prioridade zero ou última prioridade. Vítimas consideradas  em morte óbvia ou em situações de grande dificuldade para reanimação. Note que neste último caso, só pode ser considerada cor preta, se não houver socorrista suficiente. Se houver, todo esforço deve ser tentado para todas as vítimas, excetuando-se apenas aquelas em morte óbvia.

     

    Cor BRANCA expectante. Pacientes cujas lesões são tão graves que a chance de sobrevida é mínima.

     

     

    https://www.euvoupassar.com.br/artigos/detalhe?a=gestao-de-atendimento-as-multiplas-vitimas


ID
2659504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Há uma doença aguda, produzida pelo contato com a neurotoxina de um bacilo encontrado em ampla distribuição geográfica sob a forma de esporos, que tem a capacidade de impedir a inibição do arco reflexo da medula espinhal, promovendo reflexos excitatórios tônicos em múltiplas regiões do organismo.

Tal doença, enquadrada no Grupo I da Classificação de Schilling, é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Tétano é uma doença grave causada pela infecção da bactéria Clostridium tetani, que entra no corpo através de feridas e produz uma toxina que age no sistema nervoso central, provocando fortes contrações musculares que podem matar. É possível prevenir o tétano através de vacina.

  • Olá Prezados Senhores (as), Tudo bem?

     

    Complementando....

     

     

    Transmissão

     

    O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa, com os esporos do bacilo. O período de incubação ocorre entre o ferimento (provável porta de entrada do bacilo) e o primeiro sinal ou sintoma. É curto: em média de 5 a 15 dias podendo variar de 3 a 21 dias. Nos casos em que o período de incubação é menor que 7 dias, o prognóstico é pior. Quanto menor for o tempo de incubação, maior a gravidade e pior o prognóstico.

     

    Tratamento

     

    Sempre que houver lesão da pele/mucosa, a pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo para avaliar a necessidade de utilização de vacina ou soro. Se apresentar um dos sinais e sintomas característicos da doença, após lesão na pele/mucosas, procure com urgência a unidade ou equipe de saúde mais próxima. Lembre-se de explicar ao médico como ocorreu e o que causou a lesão.

    O doente deve ser internado em unidade assistencial apropriada, preferencialmente em unidade de terapia intensiva (UTI) onde existe suporte técnico necessário ao seu manejo e suas complicações, com consequente redução das sequelas e da letalidade. Na indisponibilidade de leitos de UTI ou unidades semi-intensivas a internação deve ocorrer em unidade assistencial, em quarto individual com o mínimo de ruído, de luminosidade e com temperatura estável e agradável. Casos graves têm indicação de terapia intensiva. Os princípios básicos do tratamento do tétano são: sedação do paciente, neutralização da toxina tetânica, eliminação do C. tetani do foco da infecção, debridamento do foco infeccioso e medidas gerais de suporte.

     

    Prevenção

     

    A principal forma de prevenção do tétano é vacinar a população desde a infância com a vacina antitetânica. 

     

     

    http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/tetano-acidental


ID
2659507
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A situação vacinal também é considerada no âmbito ocupacional.


Segundo as Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações 2017/2018, os profissionais que trabalham em regime de confinamento devem ter recebido as seguintes vacinas:

Alternativas
Comentários
  • Olá Prezados Senhores (as), Tudo bem? 

     

    Complementando....

     

     

    CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO SBIm OCUPACIONAL

     

     

     Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2018/2019

     

     

    Profissionais da área da Saúde: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, patologistas e técnicos de patologia, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pessoal de apoio, manutenção e limpeza de ambientes hospitalares, maqueiros, motoristas de ambulância, técnicos de RX e outros profissionais lotados ou que frequentam assiduamente os serviços de saúde, tais como representantes da indústria farmacêutica e outros.

     

     

    Vacinas:                                     

    Tríplice viral,

    Hepatites A e B,

    Tríplice bacteriana,

    Varicela,

     Influenza.

     

     OBS: (Dosagens para cada vacinas esta descrito no link abaixo.)

     

    https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-ocupacional.pdf

     

    "DESCANSE NA FIDELIDADE DE DEUS, ELE NUNCA FALHA."

     


ID
2659510
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Ergonomia pode ser definida como o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia. São conhecidas duas tendências no trabalho da ergonomia: a Americana, mais antiga, e a Europeia, mais recente.

A tendência Europeia caracteriza-se pela(o)

Alternativas
Comentários
  • À medida que o tempo passa, os hábitos e a exigências das pessoas mudam. Aquilo que era aceito como normal para uma geração, pode tornar-se inaceitável para a outra, devido à evolução da sociedade. Assim, o que antes era um fenômeno localizado, pode tornar-se um fato mundial com a evolução dos meios de comunicação.

    Cada vez mais, as pessoas estão reclamando por melhores condições de trabalho e de vida. A comunidade Européia é um claro exemplo dessa tendência. Tanto por razões econômicas como sociais cidadãos desse grande mercado comum estão exigindo condições de trabalho equivalentes, nivelando os diversos países entre si.

    Na busca dessa equivalência, diversas melhorias são demandadas. Pode-se dizer que se exigem, cada vez mais, soluções ergonômicas para o trabalho. Com a introdução da Ergonomia, fica claro que não podem ser aceitos os velhos procedimentos no projeto do trabalho, nos quais os operadores eram considerados apenas como um par de mãos. Os trabalhadores devem ser considerados, do ponto de vista da ergonomia, como seres integrais, contribuindo para que o trabalho seja visto e tratado de uma forma mais humana. 

    FONTE: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/748660/mod_resource/content/1/Ergo_Fundamentos.pdf

  • estudo específico do trabalho com a finalidade de melhorá-lo


ID
2659513
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As queimaduras são lesões decorrentes de agentes capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular.


No caso de uma queimadura química, o atendimento pré-hospitalar preconiza que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a Cartilha para Tratamento de Emergência das Queimaduras.Brasília-DF.2012

     

     

     

    10. Queimadura química:

     


    • A equipe responsável pelo primeiro atendimento deve utilizar proteção universal para evitar o contato com o agente químico. ( letra a)

     

    ( Observem que a utilização da proteção universal independe da prévia identificação do agente causador).

    Sendo uma regra a sua utilização.

     

     

    • Identifique o agente causador da queimadura: ácido, base ou composto orgânico.

     

    • Avalie a concentração, o volume e a duração de contato.

     

    • Lembre que a lesão é progressiva, remova as roupas e retire o excesso do agente causador. ( letra d)

     

    • Remova previamente o excesso com escova ou panos em caso de queimadura por substância em pó. ( letra e)

     

    • Dilua a substância em água corrente por no mínimo 30 minutos (letra b) e irrigue exaustivamente os olhos no caso de queimaduras oculares.(letra c)

     

    • Interne o paciente e, na dúvida, entre em contato com o centro toxicológico mais próximo.

     

    • Nas queimaduras por ácido fluorídrico com repercussão sistêmica, institua a aplicação por via endovenosa lenta de soluções fisiológicas com mais
    10ml de gluconato de cálcio a 10% e acompanhe laboratorialmente a reposição do cálcio iônico.

     

    • Aplique gluconato de cálcio a 2,5% na forma de gel sobre a lesão, friccione a região afetada durante 20 minutos (para atingir planos profundos) e monitore os sintomas dolorosos.


    • Caso não haja melhora, infiltre o subcutâneo da área da lesão com gluconato de cálcio diluído em soro fisiológico a 0,9%, na média de 0,5ml por centímetro quadrado de lesão, com o uso de agulha fina de 0,5cm, da borda da queimadura com direção ao centro (assepsia normal).


    • Nos casos associados à dificuldade respiratória, poderá ser necessária a intubação endotraqueal.

  • Queimadura química,

    Gab B,

    a substância deve ser diluída em água corrente por, no mínimo, 30 minutos.

  • • Evitar a contaminação do socorrista. (Uso de EPI)

    • Identificar o agente é importante para saber direcionar as condutas.

    • Remover a roupa com cuidado para evitar a contaminação e jogue fora.

    • As substâncias em forma de partículas devem ser descartadas com escova.

    • Na sequência o local deve ser lavado com grande quantidade de água. Providenciar escoamento do líquido sem contaminar outras partes do corpo. Pode ser usado saco plástico para ajudar a escoar o líquido contaminado.

    • Não pode ser utilizado substâncias neutralizantes, esses compostos interagem e fazem reação química que promove mais queimadura, dessa vez com causa térmica. Os agentes neutralizantes são utilizados para equipamentos e superfícies e não de pessoas.


ID
2659516
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As condições de trabalho são imprescindíveis para a avaliação e a adaptação das características psicofisiológicas dos trabalhadores à natureza do trabalho a ser executado.

Estão incluídas nas condições ambientais de trabalho da NR 17 a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 17 - ERGONOMIA

     

     

     

    a) Errado.

     

    17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

     

     

    b) Correta.

    17.5.3.4. 

     

    c) Errada.

     

    17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

     

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

     

     

    d) Errada.

     

    17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

     

    b) índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados);

     

     

    e) Errada.

     

    17.5.2.1. Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.


ID
2659519
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na ocorrência de um acidente com um trabalhador que teve trauma direto da região craniofacial após cair de uma altura de 4 metros, a avaliação primária deve preconizar a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o artigo Linha de Cuidado ao Trauma na Rede de Atenção às Urgências e Emergências 

     

     

     

    Tratamento

    O atendimento inicial compõe-se de:

     

     

    Abordagem das vias aéreas com imobilização da coluna cervical;

     

    ⋅ Ventilação adequada, visando à normocapnia (PaCO2 + 35mmHg);

     

    ⋅ Abordagem da circulação e controle de sangramentos externos;

     

    ⋅ Exame neurológico: ECG, pupilas, movimento dos quatro membros;

     

    ⋅ Exposição e avaliação de todo corpo, manter a normotermia.


ID
2659522
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento da Previdência Social que tem duas partes a serem preenchidas. A primeira, pela empresa, e a segunda, onde consta o Laudo de Exame Médico, pelo médico que assistiu o trabalhador.

A CAT

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

    Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

     

     

     

     Art. 22.  A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.         

       

    § 2º Na falta de comunicação por parte da empresa, podem formalizá-la o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, não prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo.

  • Privada EXCLUSIVA

  • Privada EXCLUSIVA


ID
2659525
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) inclui, dentre outros procedimentos, a realização obrigatória de exames médicos.

O exame médico periódico deve ter o seguinte intervalo:

Alternativas

ID
2659528
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Sistema Estadual de Urgência e Emergência deve ser implementado com o objetivo de prevenir os agravos e proteger a vida dos indivíduos numa visão integral da assistência à saúde.

Conforme o Capítulo II do Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, anexo da Portaria GM/MS no 2.048, de 05/11/2002, configura-se como elemento ordenador e orientador dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.



    De acordo com a Portaria GM/MS no 2.048, de 05/11/2002



    CAPÍTULO II

    A REGULAÇÃO MÉDICA DAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS


    A Regulação Médica das Urgências, baseada na implantação de suas Centrais de Regulação, é o elemento ordenador e orientador dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. As Centrais, estruturadas nos níveis estadual, regional e/ou municipal, organizam a relação entre os vários serviços, qualificando o fluxo dos pacientes no Sistema e geram uma porta de comunicação aberta ao público em geral, através da qual os pedidos de socorro são recebidos, avaliados e hierarquizados.


  • Show!

  • Show!


ID
2659531
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tonometria é um dos exames utilizados na avaliação da saúde ocular do trabalhador.


Esse exame avalia a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com o Hospital de Olhos de Blumenau.

     

     

    Tonometria é o exame de visão que mede a pressão intra-ocular, utilizando aparelhos com métodos de sopro ou de contato.


ID
2659534
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É necessário avaliar a exposição do trabalhador a vibrações, para que se possa reduzir ou limitar a sua transmissão.


A esse respeito, os limites de tolerância para exposição às vibrações são estabelecidos na

Alternativas
Comentários
  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

     

    ANEXO VIII

     

    VIBRAÇÕES

     

    (Alterado pela Portaria MTE 1.297/2014)

     

    1. Objetivos

     

    2. Caracterização e classificação da insalubridade

     

    1. Objetivos

     

    1.1. Estabelecer critérios para caracterização da condição de trabalho insalubre decorrente da exposição às Vibrações de Mãos e Braços (VMB) e Vibrações de Corpo Inteiro (VCI).

     

    1.2. Os procedimentos técnicos para a avaliação quantitativa das VCI e VMB são os estabelecidos nas Normas de Higiene Ocupacional da FUNDACENTRO.

     

    2. Caracterização e classificação da insalubridade

     

    2.1. Caracteriza-se a condição insalubre caso seja superado o limite de exposição ocupacional diária a VMB correspondente a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 5 m/s2.

     

    2.2. Caracteriza-se a condição insalubre caso sejam superados quaisquer dos limites de exposição ocupacional diária a VCI:

     

    a) valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 1,1 m/s2;

     

    b) valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 21,0 m/s1,75.

     

    2.2.1. Para fins de caracterização da condição insalubre, o empregador deve comprovar a avaliação dos dois parâmetros acima descritos.

     

    2.3. As situações de exposição a VMB e VCI superiores aos limites de exposição ocupacional são caracterizadas como insalubres em grau médio.

     

    2.4. A avaliação quantitativa deve ser representativa da exposição, abrangendo aspectos organizacionais e ambientais que envolvam o trabalhador no exercício de suas funções.

     

    2.5. A caracterização da exposição deve ser objeto de laudo técnico que contemple, no mínimo, os seguintes itens:

     

    a) Objetivo e datas em que foram desenvolvidos os procedimentos;

     

    b) Descrição e resultado da avaliação preliminar da exposição, realizada de acordo com o item 3 do Anexo 1 da NR-9 do MTE;

     

    c) Metodologia e critérios empregados, inclusas a caracterização da exposição e representatividade da amostragem;

     

    d) Instrumentais utilizados, bem como o registro dos certificados de calibração;

     

    e) Dados obtidos e respectiva interpretação;

     

    f) Circunstâncias específicas que envolveram a avaliação;

     

    g) Descrição das medidas preventivas e corretivas eventualmente existentes e indicação das necessárias, bem como a comprovação de sua eficácia;

     

    h) Conclusão.

     

    http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr15_anexoVIII.htm


ID
2659537
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O trabalhador que deseja solicitar a aposentadoria especial deve requerer ao empregador, dentre outros, o seguinte documento:

Alternativas
Comentários
  • o famoso PPP (perfil profissiográfico previdenciário).

    Força e Fé


ID
2659540
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em toda abordagem de pacientes de trauma, a equipe deve relacionar o mecanismo do trauma à presença de lesões específicas. Isso permite ampliar a capacidade de suspeição para a presença de lesões e auxilia na tomada de decisão.

Esse procedimento denomina-se avaliação da

Alternativas
Comentários
  • Processo de análise e avaliação da cena do acidente, com intuito de se estabelecer um diagnóstico o mais precoce possível das lesões resultantes da energia, força e movimentos envolvidos. O tratamento bem sucedido dos traumatizados depende da identificação das lesões ou das possíveis lesões e de uma boa avaliação.
    As condições de avaliação e o atendimento ao traumatizado podem ser divididos em três fases: pré-colisão, colisão, pós-colisão.PRÉ-COLISÃO: inclui os eventos que precedem o incidente, como ingestão de álcool e drogas, doenças preexistentes, estado mental do paciente.

    COLISÃO: Inicia-se no momento do impacto. Estimar a força de impacto e quantidade de energia transferida para a vítima. Na maioria dos traumas ocorrem três impactos: (1) o impacto dos dois objetos, (2) o impacto dos ocupantes com o veículo, (3) o impacto dos órgãos dentro dos ocupantes.
    PÓS-COLISÃO: Começa tão logo a energia da colisão é absorvida e o doente é traumatizado. As informações obtidas reforçam o diagnóstico de suspeita. O socorrista deve traduzir estas informações em previsão de lesões e tratamento adequado.

    PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:

    PRIMEIRA LEI DO MOVIMENTO DE NEWTON: Afirma que um corpo em repouso permanecerá em repouso e um corpo em movimento permanecerá em movimento, a menos que uma força externa atue sobre ele.
    LEI DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA: afirma que a energia não pode ser criada nem destruída, mas pode mudar de forma. Um objeto em movimento para que ele pare completamente, deve perder toda a sua energia convertendo-a em outra forma de energia, ou transferindo esta energia para outro objeto.

    CAVITAÇÃO: Um objeto em movimento atinge o corpo humano, ou quando o corpo humano em movimento atinge um objeto parado. O tecido do corpo humano é arremessado para longe de sua posição original criando uma cavidade.
    CAVITAÇÃO TEMPORÁRIA: É causada por estiramento dos tecidos; surge no momento do impacto, os tecidos conservam sua elasticidade e retomam a sua condição inicial.
    CAVITAÇÃO PERMANENTE: É causada por compressão ou laceração dos tecidos.

    TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA (DENSIDADE/ ÁREA DE CONTATO): Quanto mais denso o tecido, maior o número de partículas atingidas por um objeto em movimento. Portanto, a quantidade de energia transferida dependerá do tipo de órgão que sofre o impacto. A quantidade de energia transferida que causaria danos na vítima depende, da energia do objeto e da densidade do tecido no trajeto da transferência de energia.

    CLASSIFICAÇÃO DO TRAUMA

    ACIDENTES QUE PRODUZEM DESACELERAÇÃO RÁPIDA ACARRETAM EM TRÊS COLISÕES:
    O VEÍCULO COLIDE COM UM OBJETO OU OUTRO VEÍCULO;
    O OCUPANTE NÃO CONTIDO COLIDE COM A PARTE INTERNA DO VEÍCULO;
    OS ORGÃO INTERNOS DO OCUPANTE COLIDEM UNS COM OS OUTROS OU COM A PAREDE DA CAVIDADE QUE OS CONTÉM.

    COLISÃO AUTOMOBILÍSTICA

    As colisões automobilísticas podem ser divididas em cincos tipos:
    IMPACTO FRONTAL;
    IMPACTO TRASEIRO;
    IMPACTO LATERAL;
    IMPACTO ANGULAR;

     

    http://www.minutoenfermagem.com.br/postagens/2016/07/27/cinematica-do-trauma/

  • A cinemática do trauma é caracterizada como o processo de avaliação da cena de um acidente para determinar quais lesões podem ter ocorrido das resultantes forças que agem sobre um corpo. Esta avaliação é fundamental, pois determinará a sua avaliação que o corpo sofreu com as forças que atuam em um acidente. 
     


ID
2659543
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Síndrome do canal de Guyon é um tipo de Lesão de Esforço Repetitivo relacionada ao ato de

Alternativas
Comentários
  • Sindrome do Canal de Guyon

     

    Dentre as causas compressivas que causam dor e parestesia de MMSS (membros superiores) devemos citar aquelas que acometem o nervo ulnar.

     

    Em 1908 Dr. Hunt descreveu um caso de paralisia do nervo ulnar secundária à compressão deste nervo na face lateral do punho, em sede anatômica conhecida como Canal de Guyon.

     

     

    A Compressão do Nervo Ulnar ao nível do Canal de Guyon é uma alteração pouco descrita na literatura. Ela ocorre por inúmeros fatores podendo, entre eles, serem citados os cistos sinoviais de punho, os macro traumatismos de punho, as fraturas de ossos da mão (osso ganchoso), a fratura do 1/3 distal do rádio e os micro traumatismos de repetição.

     

    Por ser o Canal de Guyon anatomicamente um canal situado na face lateral interna do punho, a compressão decorrente desta alterações acometerá a região da mão inervada pelo nervo ulnar (4º e 5º dedos).

     

    A sintomatologia decorrente da compressão do nervo ulnar é variável, podendo levar à sintomas sensitivos, motores ou à combinação de ambos, dependendo da sede da lesão. A sensação de dordormência no 4º e 5º dedos e por vezes, de choque nos locais inervados pelo nervo ulnar, são as causas que fazem com que os pacientes procurem os especialistas, na tentativa de obter alívio destas sensações.

     

    Por ser uma síndrome compressiva, a confirmação diagnóstica é feita através da Eletroneuromiografia (ENMG), onde a presença de achados como retardo da condução, diminuição do tempo de latência e diminuição da amplitude de onda confirmará a compressão do nervo ulnar.

     

    Uma vez verificada a compressão, o tratamento básico é cirúrgico e consiste na descompressão do nervo.

     

    Diagnósticos feitos em fase inicial da doença não deixam seqüelas, permitindo o retorno do paciente a uma vida normal e sem limitação.

     

    Síndrome do Canal de Guyon raramente é de origem profissional, sendo uma patologia auto limitada e de fácil tratamento.

     

     

    https://www.lerdort.com.br/editorial/91/diagnosticos-diferenciais-nos-casos-de-ler/sindrome-do-canal-de-guyon


ID
2659546
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Decorrentes do acúmulo de poeira nos pulmões, as pneumoconioses provocam reações teciduais colagênicas e não colagênicas.


São colagênicas as seguintes pneumoconioses:

Alternativas
Comentários
  • https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/pneumoconioses/10748

     

    Reação Tecidual Colagênica:

    Asbetose;

    Mineradores;

    Aluminose;

    Mista.

     

    Reação Tecidual Não-Colagênica:

    Siderose;

    Estanhose.


ID
2659549
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As radiações do tipo ultravioleta, ao interagirem com a matéria biológica, provocam efeito

Alternativas
Comentários
  • térmico e fotoquímico

  • As reações fotoquímicas estão relacionadas a questões importantes na atmosfera, ... responsável pela filtragem da radiação ultravioleta presente na radiação... (fonte: )

    Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja é capaz de arrancar um elétron de um átomo ou molécula - INVIABILIZA A ALTERNA C


ID
2659552
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais foi atualizado em 2017 e, dentre outras, traz a seguinte recomendação para a profilaxia do HIV, IST e Hepatites Virais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais.Brasília - DF.2017

     

     

     

    a) Errada.

     

    Para o diagnóstico da sífilis, devem ser realizados os testes treponêmico e não treponêmico. Considerando a epidemia de sífilis no Brasil e a sensibilidade dos fluxos de diagnóstico, recomenda-se iniciar a investigação pelo teste treponêmico (teste rápido, FTA-Abs, Elisa, entre outros).

     

     

    b) Correta.

     

     

    c) Errada.

     

    Testagem para o HIV

     

    Todas as pessoas potencialmente expostas ao HIV devem ser orientadas sobre a necessidade de repetir a testagem em 30 dias e em 90 dias após a exposição, mesmo depois de completada a profilaxia com ARV.

     

     

    d) Errada.

     

    Nãobenefício da profilaxia com ARV (Antirretroviral após 72 horas da exposição (TSAI et al., 1995, TSAI et al., 1998, OTTEN et al., 2000).


    Nos casos em que o atendimento ocorrer após 72 horas da exposição, não está mais indicada a profilaxia ARV.

     

     

    e) Errada.

     

    Quadro 4 – Esquema preferencial para PEP


            TDF + 3TC + DTG
    A duração da PEP é de 28 dias.

     

     

    Quadro 6 – Esquemas alternativos para PEP


    Impossibilidade de TDF: AZT + 3TC + DTG
    Impossibilidade de DTG: TDF + 3TC + ATV/r
    Impossibilidade de ATV/r: TDF + 3TC + DRV/r


    A duração da PEP é de 28 dias.


ID
2659555
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Convenção no 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), convocada em Genebra, em 1999, e ratificada pelo Brasil em 2000, dispõe sobre

Alternativas
Comentários
  • DECRETO No 3.597, DE 12 DE SETEMBRO DE 2000.

     

    Promulga Convenção 182 e a Recomendação 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para sua Eliminação, concluídas em Genebra, em 17 de junho de 1999.

     

    DECRETA:

     

    Art. 1o  A Convenção 182 e a Recomendação 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para sua Eliminação, concluídas em Genebra, em 17 de junho de 1999, apensas por cópia a este Decreto, deverão ser executadas e cumpridas tão inteiramente como nelas se contém.

     

    Parágrafo único.  São sujeitos à aprovação do Congresso Nacional quaisquer atos que possam resultar em revisão da referida Convenção, assim como quaisquer ajustes complementares que, nos termos do art. 49, inciso I, da Constituição Federal, acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.

     

    Art. 2o  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3597.htm


ID
2659558
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Classificam-se como riscos ocupacionais biológicos:

Alternativas
Comentários
  • São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos.

     

    Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. É o caso das indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública (coleta de lixo), laboratórios, etc

     

    http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/riscos_biologicos.html


ID
2659561
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acidente de trabalho, segundo o art. 19 da Lei no 8.213/1991, “é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 dessa lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Nessa perspectiva, os tipos de acidentes de trabalho são classificados em:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de acidente de trabalho

     

    Típico

     

    Este é o tipo de acidente mais comum, e acontece dentro da empresa durante o horário de expediente. É o caso, por exemplo, de quando o trabalhador cai de uma escada ou se machuca ao manusear um equipamento pesado.

     

    De trajeto

     

    Acontece durante o percurso do trabalhador de sua casa até o local de trabalho, tanto no início e final do expediente quando no horário de almoço.

     

    Atípico (ou doença do trabalho)

     

    São os acidentes que acontecem dentro ou fora da empresa, devido ao exercício do trabalho, que a lei assemelha aos acidentes de trabalho típico.

     

    Atípico

     

    Os acidentes de trabalho atípicos estão descritos nos artigos 20 e 21 da Lei nº 8.213/91, e são:

     

    Doenças profissionais;

     

    Doença do trabalho;

     

    Acidentes que, embora não tenham sido a única causa, contribuíram diretamente para a morte ou perda da capacidade laborativa;

     

    Ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por colega de trabalho ou terceiro;

     

    Imprudência, negligência ou imperícia de colega de trabalho ou terceiro;

     

    Ato de pessoa privada do uso da razão;

     

    Desabamento, inundação, incêndio e outras fatalidades;

     

    Contaminação acidental durante o trabalho;

     

    Acidente sofrido na execução de ordem ou realização de serviço fora do horário e local de trabalho;

     

    Viagem a mando da empresa, inclusive para estudo e capacitação quando financiada pelo empregador;

     

    Acidente durante os períodos destinados a alimentação e descanso.

     

    https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/saiba-quais-sao-os-3-tipos-de-acidente-de-trabalho/

  • típico, de trajeto e atípico


ID
2659564
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalho, dependendo das condições em que é desenvolvido, pode ser responsável por adoecer, incapacitar e até matar o trabalhador. Nesse âmbito, cita-se a asbestose, doença causada pela fibra do asbesto.


São sintomas de asbestose:

Alternativas
Comentários
  • SINTOMAS

     

    Os efeitos da exposição a longo prazo ao amianto normalmente não aparecem, pelo menos, 20 a 30 anos após a exposição inicial. Asbestose sinais e sintomas incluem: Falta de ar, O principal sintoma da asbestose é falta de ar.Inicialmente, a falta de ar ocorre somente com esforço, mas, eventualmente, isso vai acontecer mesmo quando você está descansando. Tosse e dor torácica, Conforme a doença progride, podem ocorrer uma tosse seca persistente e dor no peito intermitente. Deformidade do dedo, Casos avançados de asbestose, por vezes, resultar em uma deformidade do dedo chamado clubbing, onde as pontas dos dedos espalham-se e torna-se mais redondo. Muitos outros tipos de problemas de saúde também podem causar boates.

    Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/asbestose
    Copyright © Portal São Francisco


ID
2659567
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalhador X, de 30 anos, está em processo de admissão em uma instituição do setor de saúde, e as suas atividades laborais envolvem a manipulação de sangue e secreções. Na fase de realização dos exames admissionais, esse trabalhador relatou não possuir os certificados de vacinas e nem lembrar quais as que lhes foram administradas.

Nesse sentido, a enfermeira Y orientou que ele recebesse as seguintes vacinas:


Alternativas
Comentários
  •  

    De acordo com a  NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde

     

    Da Vacinação dos Trabalhadores

     

    A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.

     

    Sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biológicos a que os trabalhadores estão, ou poderão estar, expostos, o empregador deve fornecê-las gratuitamente.

     

     

    http://www.segurancadotrabalhoacz.com.br/resumo-nr-32/

  • hepatite A?

  • Danielle Dantas, achei apenas esse arquivo de 2018 falando a respeito da Hepatite A em adultos. E faz sentido:

     

    Hepatite A - 2 doses: intervalo de 6 meses entre as doses

    Profissionais de saúde que atuem em pediatria ou com pacientes incontinentes fecais e na manipulação de alimentos.

     

    O vírus é transmitido por via fecal-oral. A transmissão pode ocorrer por ingestão de água ou alimentos contaminados, ou de pessoa a pessoa, inclusive por via sexual. A transmissão por via sanguínea é rara porque o vírus não causa infecção crônica. Transmissão vertical também é rara. Dados epidemiológicos nacionais evidenciam padrão heterogêneo de distribuição dessa doença no Brasil,com áreas de alta, média e baixa endemicidade.

     

    Fonte: 

    http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/dezembro/09/manual-cries-9dez14-web.pdf

    http://www.me.ufrj.br/images/pdfs/protocolos/ccih/vacinacao_do_profissional_de_saude.pdf

     


ID
2659570
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Existe uma Norma Regulamentar (NR) que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, normatiza a obrigatoriedade de realização de exames médicos, e, dentre eles, cita o exame denominado periódico.


O exame periódico deve ser realizado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com NR 7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

     

     

     

    a) Errado.

    7.4.3.3. No exame médico de retorno ao trabalho, deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

     

     

    b) Correto.

    7.4.3.2. no exame médico periódico, de acordo com os intervalos mínimos de tempo abaixo discriminados:

    a) para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos:

     

     

    c) Errada.

     

    7.4.3.1. no exame médico admissional, deverá ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades;

     

     

    d) Errada.

     

    7.4.3.4. No exame médico de mudança de função, será obrigatoriamente realizada antes da data da mudança.

    7.4.3.4.1. Para fins desta NR, entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador à risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.

     

     

    e) Errada.

     

    7.4.5. Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas deverão ser registrados em prontuário clínico individual, que ficará sob a responsabilidade do médico-coordenador do PCMSO.

    7.4.5.1. Os registros a que se refere o item 7.4.5 deverão ser mantidos por período mínimo de 20 (vinte) anos após o desligamento do trabalhador.


ID
2659573
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em seu artigo 118, que trata das penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, apresentam-se as formas de punições aos profissionais quando incorrem em atos e condutas erradas.


Dentre elas, destaca-se a Censura que consiste no(na)

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: D


    I - Advertência verbal;
    II - Multa;
    III - Censura;
    IV - Suspensão do Exercício Profissional;
    V - Cassação do direito ao Exercício Profissional.

     

    § 1º - Aadvertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no Prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.
    § 2º - A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
    §3º - A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
    § 4º - A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.
    § 5º - A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem e será divulgada nas publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

  • APENAS PARA CRITÉRIO DE CONHECIMENTO.

    De acordo com o NOVO CÓDIGO  DE  ÉTICA - RESOLUÇÃO COFEN Nº 0564/2017 

    Art. 108 As penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:

    I – Advertência verbal;

    II – Multa;

    III – Censura;

    IV – Suspensão do Exercício Profissional;

    V – Cassação do direito ao Exercício Profissional.

    § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    § 2º A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    § 4º A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    § 5º A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    § 6º As penalidades aplicadas deverão ser registradas no prontuário do infrator.

    § 7º Nas penalidades de suspensão e cassação, o profissional terá sua carteira retida no ato da notificação, em todas as categorias em que for inscrito, sendo devolvida após o cumprimento da pena e, no caso da cassação, após o processo de reabilitação.

    OBS.:  Atente para os detalhes no que tange a suspensão ( no ANTIGO código de ética era de até 29 dias, o NOVO código estabelece que será de até até 90 (noventa) dias ) e quanto a cassação ( no ANTIGO código não era previsto tempo de determinado, apenas estabelecia que haveria a perda do direito ao exercício da Enfermagem, agora o NOVO codigo de ética estabele que perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos). 

  • Art. 108 As penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:

    I – Advertência verbal;

    II – Multa;

    III – Censura;

    IV – Suspensão do Exercício Profissional;

    V – Cassação do direito ao Exercício Profissional.

     

     

    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    fonte: RESOLUÇÃO 564/2017

  • A-pagamento de 01 a 10 vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.(MULTA)

    B-admoestação ao infrator, de forma reservada, a qual será registrada no Prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.(ADVERTÊNCIA)

    C-proibição do exercício profissional por um período não superior a 29 dias(ATÉ 90 DIAS), sendo divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.(SUSPENSÃO)

    D-repreensão que será divulgada nas publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.(CENSURA)

    E-perda do direito ao exercício de enfermagem(ATÉ 30 ANOS), o que será divulgado nas publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.(CASSAÇÃO)

     

    http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html

  • A) pagamento de 01 a 10 vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento. - MULTA


    B) admoestação ao infrator, de forma reservada, a qual será registrada no Prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas. - ADVERTÊNCIA VERBAL


    C) proibição do exercício profissional por um período não superior a 29 dias, POR PERÍODO DE ATÉ 90 DIAS sendo divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.SUSPENSÃO


    D) repreensão que será divulgada nas publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação. CORRETA - CENSURA


    E) perda do direito ao exercício de enfermagem, o que será divulgado nas publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação. - CASSAÇÃO


  • § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    § 2º A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    § 4º A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    § 5º A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    § 6º As penalidades aplicadas deverão ser registradas no prontuário do infrator.

    § 7º Nas penalidades de suspensão e cassação, o profissional terá sua carteira retida no ato da notificação, em todas as categorias em que for inscrito, sendo devolvida após o cumprimento da pena e, no caso da cassação, após o processo de reabilitação.

    http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html

  • O conceito de doação inoficiosa é aquela que excede ao patrimônio disponível do doador, ou seja, superior aos 50% do patrimônio, caso existam herdeiros necessários.

    No caso será nula a doação que exceder aos 50%.

    a questão não tem nada a ver com doação inoficiosa


ID
2659576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em conformidade com o Decreto nº 7.602, de 07/11/ 2011, que dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, a gestão participativa da PNSST cabe à Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CTSST).

A referida Comissão é constituída paritariamente por representantes do

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com o DECRETO Nº 7.602, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011.

    Dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST.

     

     

     

    IX -A gestão participativa da PNSST cabe à Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho CTSST que é constituída paritariamente por representantes do governo, trabalhadores e empregadores, conforme ato conjunto dos Ministros de Estado do Trabalho e Emprego, da Saúde e da Previdência Social. 


ID
2659579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a ABNT NBR ISO 9001:2008, quando a Alta Direção comunica à organização a importância de atender aos requisitos dos clientes, bem como aos requisitos estatutários e regulamentares, quando estabelece a política da qualidade, assegurando que os objetivos da qualidade estão sendo estabelecidos, quando conduz as análises críticas pela direção, e quando assegura recursos disponíveis para promover o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, ela está fornecendo evidências com relação à(ao)

Alternativas

ID
2659582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR ISO 19011: 2012, o contato inicial com o auditado para a realização de uma auditoria pode ser formal ou informal, e tem como propósitos, entre outros: confirmar a autoridade que vai conduzir a auditoria, prover informações sobre os objetivos da auditoria, escopo, métodos e composição da equipe de auditoria, incluindo os especialistas, solicitar acesso a registros e documentos pertinentes para fins de planejamento, determinar os requisitos contratuais e legais aplicáveis e outros requisitos pertinentes às atividades e produtos do auditado, confirmar o acordo com o auditado quanto à abrangência da divulgação e tratamento das informações confidenciais, e fazer arranjos para a auditoria, incluindo a programação de datas.

A responsabilidade para promover esse contato inicial e conduzir a auditoria até que a mesma esteja concluída cabe

Alternativas
Comentários
  • A mais fácil que já vi sobre o assunto. Letra B.


ID
2659588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo orientação do Ministério da Saúde, nos casos de violência sexual, relação sexual desprotegida, sem o uso de camisinha ou por rompimento da mesma, além da possível ocorrência de acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou por contato direto com material biológico contaminado, está indicada a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, mais conhecida pela sigla PEP.

Trata-se de uma medida de prevenção à infecção pelo HIV, que consiste no uso de medicação com antirretrovirais em até

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    O primeiro atendimento após a exposição ao HIV é uma urgência. A Profilaxia Pós Exposição deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição.

    FONTE:PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP) DE RISCO À INFECÇÃO PELO HIV, IST E HEPATITES VIRAIS. 2017

  • Trata-se de uma urgência médica, devendo ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas

    primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas.

    -A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa exposta deve ser acompanhada pela equipe de saúde


ID
2659591
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme definido pela CLT, as empresas são obrigadas a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados. Mas o equipamento de proteção só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação impressa do Certificado de Aprovação (CA).


A importância do CA se refere ao fato de que o

Alternativas

ID
2659594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma empresa de tecnologia de ponta, cuja atividade-fim é direcionada para o ramo de mergulho em águas profundas, foi contratada pela Petrobras para prospecção de petróleo na bacia santista. A contratada mantém 20 (vinte) empregados em seu escritório terrestre, com CNAE de grau de risco 2 (dois) e outros 30 (trinta) diretamente envolvidos com as operações no mar, aí incluídos mergulhadores profissionais, equipamentos, câmara hiperbárica e pessoal qualificado para o apoio aos mergulhos, e cujo CNAE se enquadra no grau de risco 4 (quatro).

Considerando-se a situação apresentada e o disposto na NR 4, o SESMT dessa empresa deverá ser dimensionado em função do

Alternativas
Comentários
  • Maior grau de risco


ID
2659597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos Exames Médicos Ocupacionais, previstos na NR 7 do MTE, que aprovou o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO),

Alternativas

ID
2659600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um estudo populacional em uma indústria de petróleo, buscou-se identificar o nível educacional dos trabalhadores. Durante a coleta de dados, esses trabalhadores foram separados em três grupos de acordo com seu grau de instrução: ensino médio completo, nível superior completo e pós-graduação.

Que tipo de dados foram utilizados nesse estudo?

Alternativas
Comentários
  • Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.

    Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.

    Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.

     

    Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.

    Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.

    Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).

     

    Gabarito B

  • As variáveis quantitativas ou numéricas podem ser:

    • Discretas: assumem apenas valores inteiros. Ex.: número de irmãos, número de passageiros
    • Contínuas: assume qualquer valor no intervalo dos números reais. Ex.: peso, altura

    As variáveis qualitativas ou categóricas podem ser:

    • Nominais: quando as categorias não possuem uma ordem natural. Ex.: nomes, cores, sexo.
    • Ordinais: quando as categorias podem ser ordenadas. Ex.: tamanho (pequeno, médio, grande), classe social (baixa, média, alta), grau de instrução (básico, médio, graduação, pós-graduação)

ID
2659603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma indústria de refino de petróleo foi realizado um estudo em que foram analisados dois grupos de trabalhadores. O primeiro grupo trabalhava na área de produção, sem contato com vapores de óleos, e o segundo grupo tinha contato com tais vapores. Os trabalhadores dos dois grupos realizaram exames de sangue antes de serem admitidos para suas funções e fizeram exames periódicos anuais por dez anos. Ao final, foram pesquisados casos de anemia nos trabalhadores de cada grupo, e os dados encontrados foram analisados estatisticamente.

Esse tipo de estudo é chamado

Alternativas
Comentários
  • Estudos de coorte

    Nos estudos de coorte, primeiramente, identifica-se a população de estudo e os participantes são classificados em expostos e não expostos a um determinado fator de interesse (Tabela 5). Depois, os indivíduos dos dois grupos são acompanhados para verificar a incidência da doença/condição relacionada à saúde entre expostos (a / a + d) e não expostos (c / c + d). Se a exposição estiver associada à doença, espera-se que a incidência entre expostos seja maior do que entre não expostos, além da variação esperada devida ao acaso. Nesse tipo de estudo, a mensuração da exposição antecede o desenvolvimento da doença, não sendo sujeita ao  viés de memória como nos estudos caso-controle. Além disso, os que desenvolveram a doença e os que não desenvolveram não são selecionados, mas sim identificados dentro das coortes de expostos e não expostos, não existindo o viés de seleção de casos e controles. Os estudos de coorte permitem determinar a incidência da doença entre expostos e não expostos e conhecer a sua história natural.


ID
2659606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – (PPRA) visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.


Sobre o PPRA entende-se que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com a NORMA REGULAMENTADORA (NR) 9 

    PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

     

     

     

    a) Errada.

     

    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos ( observem que agentes ergonômicos não está incluso) existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

     

     

    b) Errada.

     

    9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

     

     

    c) Errada.

     

    9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT OU por pessoa OU equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

     

    d) Errada.

     

    9.3.4 A avaliação quantitativa ( e não qualitativa ) deverá ser realizada sempre que necessária para:

    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;

    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

     

     

    e) Correta.

     

    9.3.2 A antecipação deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.


ID
2659609
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um trabalhador exerce suas atividades em ambientes com barulho, e tem que se deslocar entre uma sala onde os níveis de ruído são menores e um ambiente fabril no qual há máquinas que alternam entre ligadas e desligadas.

Considerando o disposto na NR 15, em seu Anexo 1, a avaliação quantitativa desse risco ambiental deve ser feita através de

Alternativas

ID
2659612
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em processamentos de materiais hospitalares para desinfecção e esterilização, podem ser utilizados diversos métodos, dentre eles, agentes químicos.


Que produto(s) age(m) por desnaturação de proteínas e alteração na permeabilidade da parede celular dos microrganismos, promovendo desinfecção de alto nível, com ação inclusive esporicida?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

     

     

     

     

    De acordo com o Manual de Biossegurança em Acupuntura.2003

     

     

     

    Ácido Peracético

     

     

    Age em presença de matéria orgânica.

     

    É considerado instável quando diluído.

     

    Mecanismo de ação - desnaturação de proteínas, alteração da permeabilidade da parede celular.

     

    Espectro de ação - bactericida, fungicida, micobactericida e esporicida.

     

    Concentração - 0,2% .         Tempo de exposição - 12 minutos

     

    Indicação - desinfecção de alto nível.


ID
2659615
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um trabalhador apresenta-se à consulta de enfermagem para exame periódico, e se observa que as orientações dadas a ele sobre a cessação do fumo não surtiram efeito. Ele permanece com o problema de enfermagem definido como “capacidade prejudicada de modificar estilo de vida”.


De acordo com NANDA (2015- 2017), o diagnóstico desse trabalhador é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com NANDA 2015-2017

     

     

     

    Domínio 1: Promoção da Saúde
    Classe 2: Controle da Saúde
    00188
    Comportamento de saúde propenso a risco

     

     

    Definição
    Capacidade prejudicada de modificar estilo de vida
    /comportamentos de forma a melhorar o estado de saúde.

     


     

    Características definidoras


    Falha em agir de forma a prevenir problemas de saúde
    Falha em alcançar um ótimo senso de controle
    Minimiza mudança no estado de saúde
    Não aceitação da mudança no estado de saúde

     

     

    Fatores relacionados


    Abuso de substância
    Apoio social insuficiente
    Atitude negativa em relação aos cuidados de saúde
    Baixa autoeficácia
    Compreensão inadequada
    Desvantagem econômica
    Estressores
    Tabagismo


ID
2659618
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermagem deve assegurar à pessoa, à família e à coletividade uma assistência livre de danos decorrentes de imperícia, imprudência e negligência. Partindo dessa premissa, associe os termos abaixo às suas características.


I – Imperícia

II – Imprudência

III – Negligência

P – Ação com desleixo, descuido e menosprezo. 

Q – Falta de conhecimento ou de preparo técnico ou habilidade para executar determinada atribuição.

R – Ação precipitada e sem a devida precaução.

S – Falta de integridade, ação com perversidade e atrocidade. 


A associação correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B (I – Q , II – R , III – P).

     

     

    I – Imperícia

    Q – Falta de conhecimento ou de preparo técnico ou habilidade para executar determinada atribuição.

     

    II – Imprudência

    R – Ação precipitada e sem a devida precaução.

     

    III – Negligência

    P – Ação com desleixo, descuido e menosprezo. 

  • Imprudência, “É a culpa de quem age, ou seja, aquela que surge durante a realização de um fato sem o cuidado necessário”. Há culpa comissiva. Age com imprudência o profissional que tem atitudes não justificadas, açodadas, precipitadas, sem ter cautela. É resultado da irreflexão, pois o profissional imprudente, tendo perfeito conhecimento do risco e também ignorando a ciência médica, toma a decisão de agir, assim mesmo. Exemplo de imprudência seria o caso da alta prematura, ou a realização de uma operação cesariana sem a equipe cirúrgica mínima necessária.

    Negligência, ao contrário da imprudência, é a forma omissiva da culpa. A negligência é a mais fácil de se notar no dia adia, é a omissão no dever de cuidado. Evidencia-se pela falta de cuidado ou de precaução com que se executam certos atos.

    Imperícia consiste na execução errada de um ato técnico de determinada profissão ou atividade. Ocorre quando o profissional revela, em sua atitude, falta ou deficiência de conhecimentos técnicos da profissão. É a falta de observação das normas, deficiência de conhecimentos técnicos da profissão, o despreparo prático. A imperícia deverá ser avaliada à luz dos progressos científicos que sejam de domínio público e que, em todo caso, um profissional medianamente diligente deveria conhecer, por exemplo, a utilização de técnica não indicada para o caso.

    Fonte: https://thiisouza.jusbrasil.com.br/artigos/602908888/erro-medico-negligencia-imprudencia-ou-impericia

    Intagram: @praticasintensiva

  • Negligência = falta de inobservância de deveres e obrigações.

    Imprudência = agir precipitadamente.

    Imperícia = falta de conhecimento técnico-científico, inábil.

  • Resposta correta letra B


ID
2659621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante de um cenário de trauma em que a decisão médica é a imobilização da vítima, alguns princípios devem ser seguidos, como o alinhamento da cabeça e do pescoço em posição neutra para que um transporte seguro ocorra.

Um dos erros comuns na imobilização é a falta de acolchoamento da cabeça na região

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o PHTLS 7ª edição.

     

     

     

    Capítulo 10 Trauma Vertebromedular

     

    Erros mais Comuns

     

     

    Os 4 (quatro) erros de imobilização mais comuns são :

     

     

    1. Imobilização inadequada. O tronco pode ser movimentado para cima ou para baixo no dispositivo ou a cabeça pode mover-se excessivamente.

     

    2. Imobilização com a cabeça hiperestendida. Em geral, decorre da falta de acolchoamento adequado atrás da cabeça.

     

    3. Imobilização da cabeça antes do tronco ou reajuste dos tirantes torácicos após a fixação da cabeça. Isso provoca a movimentação do dispositivo com relação ao tronco, movendo também a cabeça e a coluna cervical.

     

    4. Acolchoamento inadequado. O não preenchimento dos espaços vazios sob o doente pode permitir a movimentação inadvertida da coluna, provocando novas lesões e aumentando o desconforto do doente.

     

     

    A imobilização completa da coluna não é uma experiência confortável para o doente . Quanto maior o grau e a qualidade da imobilização, menor será o conforto do doente.

     

    A imobilização da coluna consiste em alcançar um equilíbrio entre proteger e imobilizar completamente a coluna e a necessidade de tornar a experiência tolerável para o doente. É por isso que está indicada uma avaliação correta da necessidade de imobilização da coluna (Fig. 10-18).


ID
2659624
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou alteração de um protocolo clínico ou diretriz terapêutica, são atribuições

Alternativas
Comentários
  • Olá Prezados Senhores (as), Tudo bem? 

    Complementando.....

    ..........................................................................................................................................................................................

    O Ministério da Saúde tem a função de oferecer condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro. Tem o desafio de garantir o direito do cidadão ao atendimento à saúde e dar condições para que esse direito esteja ao alcance de todos, independente da condição social de cada um.

     

    Os assuntos de competência do Ministério da Saúde são:

     

    Política Nacional de Saúde

     

    Coordenação e fiscalização do Sistema Único de Saúde

     

    Saúde ambiental e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, inclusive a dos trabalhadores e dos índios

     

    Informações de saúde

     

    Insumos críticos para a saúde

     

    Ação preventiva em geral, vigilância e controle sanitário de fronteiras e de portos marítimos, fluviais e aéreos

     

    Vigilância de saúde, especialmente drogas, medicamentos e alimentos

     

    Pesquisa científica e tecnologia na área de saúde

     

    FONTE : http://www.ibes.med.br/voce-sabe-como-funciona-e-qual-a-funcao-do-ministerio-da-saude-no-brasil/

    ..................................................................................................................................................................................

    "DESCANSE NA FIDELIDADE DE DEUS, ELE NUNCA FALHA."

  • Letra A

     

    Art. 19-Q.  A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.        

     

    § 1o  A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, cuja composição e regimento são definidos em regulamento, contará com a participação de 1 (um) representante indicado pelo Conselho Nacional de Saúde e de 1 (um) representante, especialista na área, indicado pelo Conselho Federal de Medicina.

     

    § 2o  O relatório da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS levará em consideração, necessariamente:        

    I- as evidências científicas sobre a eficácia, a acurácia, a efetividade e a segurança do medicamento, produto ou procedimento objeto do processo, acatadas pelo órgão competente para o registro ou a autorização de uso; 

    II - a avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já incorporadas, inclusive no que se refere aos atendimentos domiciliar, ambulatorial ou hospitalar, quando cabível.       

     

    Fonte: Lei 8080/90 

  • [...]assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.


ID
2659627
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de construção de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e considerem todas as dimensões humanas implicadas no processo de ocupação dos espaços, para que estes sejam de fato produtores de saúde caracteriza a seguinte diretriz do HumanizaSUS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

     

    De acordo com a Politica Nacional de Humanizacao (PNH)

     

     

     

    Ambiência

     

     

    O QUE É?

    Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

     

    COMO FAZER? A discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço é uma orientação que pode melhorar o trabalho em saúde.

     

     

     

    Acolhimento

     

     

    O QUE É?

    Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva.

     

    COMO FAZER?

    Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.


ID
2659630
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e repouso, clínicas e estabelecimentos similares com mais de 500 (quinhentos) até 1000 (mil) empregados deverão contratar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a NORMA REGULAMENTADORA-NR 4 

    Serviços Especialixados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

     

     

    OBS.: Hospitais, Ambulatórios, Maternidades, Casas de Saúde e Repouso, Clínicas e estabelecimentos similares com + (mais) de 500 (quinhentos) empregados deverão contratar um Enfermeiro do Trabalho em tempo integral.


ID
2659633
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Além do dever de manter entrosamento permanente com a CIPA, dela valendo-se como agente multiplicador, os SESMT deverão

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    4.13. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão manter entrosamento permanente com a CIPA, dela valendo-se como agente multiplicador, e deverão estudar suas observações e solicitações, propondo soluções corretivas e preventivas, conforme o disposto no subitem 5.14.1. da NR 5.


ID
2659636
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Serviço Médico de uma empresa foi intimado pela Justiça do Trabalho a apresentar o prontuário de um ex-empregado, que alegou padecer de uma doença adquirida no trabalho, e buscava seus direitos, uma vez que estava passando por dificuldades financeiras. Sua demissão se deu 22 anos antes da propositura da ação trabalhista do empregado contra a empresa, que não evidenciou, no prontuário do ex-empregado, qualquer possibilidade de a doença alegada ter sido em decorrência do trabalho para a empresa intimada.

Por acaso, a empresa ainda mantinha o prontuário do referido empregado, mas, caso não o tivesse mais em arquivo, não seria penalizada, porque o tempo legal de guarda desse tipo de documentação se expirara, após a demissão, segundo a NR 7 do MTE, em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com Norma Regulamentadora- NR 7 

    Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

     

     

     

    7.4.5. Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas deverão ser registrados em prontuário clínico individual, que ficará sob a responsabilidade do médico-coordenador do PCMSO.

     

    7.4.5.1. Os registros a que se refere o item 7.4.5 deverão ser mantidos por período mínimo de 20 (vinte) anos após o desligamento do trabalhador.