SóProvas


ID
2659621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante de um cenário de trauma em que a decisão médica é a imobilização da vítima, alguns princípios devem ser seguidos, como o alinhamento da cabeça e do pescoço em posição neutra para que um transporte seguro ocorra.

Um dos erros comuns na imobilização é a falta de acolchoamento da cabeça na região

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o PHTLS 7ª edição.

     

     

     

    Capítulo 10 Trauma Vertebromedular

     

    Erros mais Comuns

     

     

    Os 4 (quatro) erros de imobilização mais comuns são :

     

     

    1. Imobilização inadequada. O tronco pode ser movimentado para cima ou para baixo no dispositivo ou a cabeça pode mover-se excessivamente.

     

    2. Imobilização com a cabeça hiperestendida. Em geral, decorre da falta de acolchoamento adequado atrás da cabeça.

     

    3. Imobilização da cabeça antes do tronco ou reajuste dos tirantes torácicos após a fixação da cabeça. Isso provoca a movimentação do dispositivo com relação ao tronco, movendo também a cabeça e a coluna cervical.

     

    4. Acolchoamento inadequado. O não preenchimento dos espaços vazios sob o doente pode permitir a movimentação inadvertida da coluna, provocando novas lesões e aumentando o desconforto do doente.

     

     

    A imobilização completa da coluna não é uma experiência confortável para o doente . Quanto maior o grau e a qualidade da imobilização, menor será o conforto do doente.

     

    A imobilização da coluna consiste em alcançar um equilíbrio entre proteger e imobilizar completamente a coluna e a necessidade de tornar a experiência tolerável para o doente. É por isso que está indicada uma avaliação correta da necessidade de imobilização da coluna (Fig. 10-18).