SóProvas


ID
2659666
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No projeto de um edifício em estrutura de aço, está sendo utilizada a NBR 8800:2008 (Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios). Essa norma recomenda que a inclinação da cobertura não seja inferior a determinado valor percentual e que, ultrapassado esse valor, devem ser feitas verificações adicionais para assegurar que não ocorrerá colapso estrutural.


Tal valor percentual mínimo da inclinação deve corresponder a

Alternativas
Comentários
  • NBR 8800:2008

    9.3 Empoçamento Progressivo:

    Recomenda-se que a inclinação de uma cobertura não seja inferior a 3%. Quando a inclinação for inferior a 3%, verificações adcionais devem ser feitas para assegurar que não haverá colapso estrutural.

    "Não pare até se Orgulhar".

     

  • Cobertura em estruturas metálicas -> 3% (inclinação mínima)

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • NBR 8800

     

    9.3 Empoçamento Progressivo:

     

    Recomenda-se que a inclinação de uma cobertura não seja inferior a 3%. Quando a inclinação for inferior a 3%, verificações adcionais devem ser feitas para assegurar que não haverá colapso estrutural causado pelo peso próprio da água acumulada em virtude de flechas dos materiais de cobertura e dos componentes estruturais, usando combinações últimas de ações.

  • Amigos concurseiros, questão puramente de memorização. A NBR 8800 traz, no item 9, algumas recomendações adicionais que devem ser observadas no dimensionamento de estruturas metálicas. Dentre elas, está o subitem 9.3 que estabelece algumas orientações com o intuito de evitar uma sobrecarga na estrutura em decorrência do empoçamento progressivo de água.

    O referido subitem recomenda que a inclinação de uma cobertura não seja inferior a 3%. Quando a inclinação for inferior a 3%, verificações adicionais devem ser feitas para assegurar que não ocorrerá colapso estrutural causado pelo peso próprio da água acumulada em virtude das flechas dos materiais de cobertura e dos componentes estruturais, usando combinações últimas de ações.  

    Resposta: D

  • Considerações relevantes para o projeto

     

    A NBR 8800 ressalta alguns aspectos importante para ser avaliado no dimensionamento:

     

    Empoçamento: evitar sobrecarga com acúmulo de água é preciso inclinação das coberturas de pelo menos 3%. Caso sejam adotadas inclinações inferiores a 3% verificações adicionais devem ser realizadas para garantir que não ocorrerá colapso estrutural devido ao peso próprio da água acumulada;

     ___________________________________________________________________________________________

    Ruptura frágil: Materiais dúcteis apresentam deformação significativa antes de ocorrer sua ruptura, enquanto que materiais frágeis pouco se deformam antes de romper. Na ruptura dúctil a estrutura se deforma previamente dando indícios de que irá romper (ruptura com aviso). Já a ruptura frágil, ocorre sem aviso prévio, pois não é precedida por deformações evidente. A NBR 8800 indica que os projetos devem levar em consideração nos projetos a possível ocorrência de ruptura frágil, a qual pode ocorrer em situações de temperaturas muito baixas, transições bruscas, tensões residuais elevadas e regiões soldadas de espessura excessiva.

      ___________________________________________________________________________________________

    Temperaturas elevadas: aço apresenta uma redução acentuada de sua resistência em temperaturas elevadas. Sendo assim, caso a estrutura metálica esteja sujeita a situações de temperatura elevada por questões operacionais da edificação ou por ocorrência de acidentes, deve-se levar em consideração a brusca queda de resistência a que o material pode estar sujeito. Caso a edificação seja dimensionada para situações de incêndio, deve-se realizar procedimento descrito em norma específica, a NBR 14323;

    Perceba que incêndio é uma preocupação constante quando se projeta uma estrutura metálica.

     ___________________________________________________________________________________________ 

    Fadiga: A fadiga ocorre quando atuam na estrutura ações cíclicas com valores abaixo daresistência de ruptura do material, mas que provocam variações nas tensões a que o material está submetido. Com isso, pouco a pouco surgem fissuras que podem resultar no colapso progressivo da estrutura, mesmo sem nunca aquela estrutura ter sido submetido a um esforço de ruptura.

    Esse fenômeno não precisa ser verificado se o número de ciclos de aplicação das ações variáveis for menor que 20.000.

    Ainda com relação à fadiga, a NBR 8800 indica que são raras as situações em que edificações não industriais precisam ser dimensionadas a fadiga, devido à baixa frequência de alteração das ações nesse tipo de edifício ou pelo fato dessas alterações não gerarem mudanças significativas nas tensões a que a estrutura está submetida.

    Jonas, Estratégia