SóProvas


ID
2660305
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os modelos de excelência em gestão colocam como um dos mais importantes objetivos a valorização das pessoas que compõem a organização. Uma das formas de praticar essa valorização é por meio da utilização de uma forma de gestão que contribua para o aprimoramento de habilidades técnicas, operacionais e comportamentais dos funcionários, a fim de cumprir com os objetivos e os resultados organizacionais. O nome desse modelo é gestão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Observe que a questão, claramente, aborda um enfoque sob a ótica da Gestão por Competências. Perceba, pois, o seguinte trecho:

     

    "que contribua para o aprimoramento de habilidades técnicas, operacionais e comportamentais dos funcionários"

     

    Ora, sabe-se que uma das características da Gestão por Competência é exatamente o trinômio: conhecimentohabilidade e atitudes (C.H.A)

     

     

  • contribua para o aprimoramento de habilidades técnicas, operacionais e comportamentais dos funcionários...

  • A) COMPARTILHADA - A gestão compartilhada é caracterizada pela ênfase na participação de todos os membros da comunidade  na tomada de decisões, bem como o envolvimento consciente e integrado nas atividades que permeiam o processo organizacional.

     

    B) POR DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - Compreende as atividades de planejar e avaliar a estratégia, gerir portfólio e projetos voltados para a implementação da estratégia, avaliar desempenho dos processos de trabalho, estabelecer estrutura organizacional, gerir o conhecimento e inovação e realizar a comunicação interna.

     

    C) PARTICIPATIVA -  A gestão participativa prega uma melhora no ambiente organizacional, onde todos possam opinar, participar das decisões, programar metas, ou seja, não ser apenas um mero funcionário sem notoriedade perante à instituição. Esse processo só tem a contribuir para com as organizações. O nível de motivação, os interesses dos funcionários aumentam substancialmente e abre caminhos para a inovação, porque faz com que os funcionários pensem como gerenciadores dos processos das organizações, além de proporcionar bem estar por se sentirem reconhecidos.

     

    D) POR RESULTADOS - A gestão orientada para resultados é um modelo de administração de empresas que exige bastante comprometimento da equipe. Diferente do modelo mais conhecido de gestão, que foca nos processos, a gestão de resultados se direciona para o cumprimento de objetivos e metas.

     

    E) POR COMPETÊNCIAS - A própria questão já nos remete a uma ideia da Gestão por Competências quando diz: ... aprimoramento de abilidades técnicas, operacionais, e comportamentais dos funcionários, a fim de cumprir com os objetivos e os resultados organizacinais.

    Além do mais,  o decreto nº 5.507/2006 - que Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional - em seu artigo 2º, II, diz:  -  gestão por competência: gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição;

     

    Alternativa correta E

     

    OBS: Pessoal, estejam a vontade para acrescentar ou corrigir alguma coisa nas respostas.

  • Falou em habilidade, falou em competência. Pode marcar sem medo.

     

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • GABARITO:E

     

    A gestão por competências está cada vez mais presente nas organizações atuais. Os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) dos colaboradores são fundamentais para tirar as estratégias do papel e, assim, cumprir metas e objetivos.
     

    O que é gestão por competências?


    A gestão de competências faz parte do cotidiano dos profissionais de recursos humanos. Basta imaginar que os colaboradores precisam ter um mínimo de qualificação técnica e comportamental para exercer uma função no mercado de trabalho.

     

    Igualmente verdadeiro é o fato de que, com um cenário cada vez mais competitivo, as empresas precisam se superar e atingir metas mais rigorosas, o que exige um certo grau de desenvolvimento de seus profissionais.

     

    Ocorre que, em que pese a sua importância, as organizações, muitas vezes, não priorizam as competências em seus processos de recursos humanos, como recrutamento, avaliação, treinamento, remuneração etc.


    Não há, nesses casos, uma gestão por competências, ou seja, orientada para desenvolver essas capacidades essenciais para alcançar os objetivos e metas do negócio.


    Imagine, por exemplo, que você é o responsável por selecionar um profissional em meio a um conjunto de candidatos.

     

    Em determinada hora, surge um concorrente com uma ótima carta de recomendação e com um currículo que demonstra resultados alcançados em outra empresa.

     

    Ora, de fato, isso é um ótimo indício e, se você recruta por desempenho, a busca está encerrada. No entanto, será que o candidato reúne as habilidades de que sua organização necessita? Quais são suas capacidades comportamentais e relacionais? Ele traz alguma nova competência para equipe?


    Ter sido competente não significa ter o conjunto específico de competências de que sua empresa necessita, tampouco a aptidão para desenvolvê-las.

     

    Logo, mesmo diante de uma boa pista, o profissional de recursos humanos precisa agir de outra forma se quiser descobrir se está diante do candidato ideal. É preciso mudar a orientação dos seus processos e considerar novas métricas de recrutamento.


    Nesse sentido, quando o ato de encontrar e desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes está no centro e os processos são estruturados para realizar essa prioridade, a empresa está gerindo por competências.
     

  • "Contribua para o aprimoramento de habilidades técnicas (conhecimentos), operacionais (habilidades) e comportamentais (atitudes) dos funcionários".

    Lembre-se de que, de uma forma simplificada, Competência = Conhecimentos + Habilidades + Atitudes.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • GAB E

    Podemos definir gestão por competência como:

    1. Capacidade de assumir responsabilidade frente a situações de trabalho complexas;
    2. Capacidade que um individuo tem para executar determinada tarefa;
    3. Características das pessoas que são necessárias para a obtenção e a sustentação de uma vantagem competitiva;
    4. Agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam parte considerável da atividade de alguém.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS