SóProvas


ID
2660515
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.


Essa passagem trata do poder

Alternativas
Comentários
  • Questão deve ser anulada, nesse caso estamos diante do "poder hieráruico" e ano poder disciplinar. 

  • Gabarito deve ser alterada para letra D.

  • Questão passível de anulação.

     

  • Questão duvidosa....assinalei Poder hierárquico pelo fato de entender que a questão aborda situações de rotina e sobre a possibilidade de punir caso ocorra a infração...Observem que a diferença entre o poder hierárquico e o poder disciplinar é que o primeiro diz respeito a rotina das relações de subordinação (escalonamento defunções, ordens, etc), ao passo que o segundo só atua quando ocorrer um ilícito disciplinar, possibilitando à Administração a aplicação de sanções disciplinares

  • Fiquei feliz em ver que não fui o único a marcar letra D.

  • Questão duvidosa!

    Poder hierárquico: distribuição de funções e a gradação de autoridade de cada um. Tem por objetivo: dar ordens; rever atos; avocar atribuições; delegar competências e fiscalizar.

    Poder disciplinar: é o poder-dever de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da administração.

  • Quem marcou a E, fica ligado porque acabou errando a questão.

  • O poder disciplinar é o de aplicar sanções. A questão relata uma situação anterior ao cometimento de falta sujeita a sanção. Dar ordens e fiscalizar é poder hierárquico. Ou vão anular ou vão mudar o gabarito. 

  • COMENTOU DE 2 PODERES DISTINTOS E NÃO ESPECIFICOU QUAL QUERIA, ASSIM FICA DIFÍCIL.

     

    "fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior..." -----> HIERÁRQUICO.

    "serem os infratores sujeitos às respectivas sanções." ---------> DISCIPLINAR.

     

    AVANTE!!!!!!   " SE FOR DESISTIR, DESISTA DE SER FRACO."

  • Marquei D. Questão duvidosa essa. 

  • 66. Poderes administrativos

    A questão descreve o poder de apuração de irregularidades cometidas por detentos em um estabelecimento penal, assim como o poder de aplicação de penalidades a tais detentos.

    Trata-se de aplicação de penalidade a pessoas que possuem relação especial com o Estado, neste caso, detentos. O poder, nesse caso, é o poder disciplinar.

    Resposta: E

    Fonte:

    http://blog.supremotv.com.br/comentarios-delegado-de-policia-civil-da-bahia-2018-banca-vunesp/

  • Marquei poder disciplinar pelo fato de aplicar sansão... 

  • Esperar pra ver, fui na D também. Mas acredito que dependendo da parte da oração escolhida cabe amas as respostas.

  • aplicação de sanção independe de relação de hierarquia. Alternativa E

  • Poder Disciplinar (aplicar sanções) decorre do Poder Hierárquico (organizar, ordenar). Logo, alternativa E

  • Embora exista na questão "Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior...", ao meu ver, não necessariamente remete ao Poder Hirarquico. A banca quis levar o candidato ao erro pois, logo após esse trecho, esta fala: 

    "...em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções."

     

    Desta forma, o Poder Disciplinar é a possibilidade da administração pública aplicar punições aos agentes públicos que cometeram infrações funcionais.

     

    Complementando...

     

    Poder Hierarquico é o que dispõe a administração pública para distribuir e escalonar competências.

    - Delegação/Avocação

    - Ordenar

    - Rever atuação de subordinados.

  • não tem lógica marcar a E,

    muito possível que esse gabarito deva ser mudado pois a correa é a D.

    quero até ver essa.

  • O gabarito deve ser alterado. Uma vez que, o dever que os superiores possuem de fiscalizar a atuação de seus subordinados decorre do poder hierárquico.

  • Comentário:

    O dever que os superiores possuem de fiscalizar a atuação de seus subordinados decorre do poder hierárquico.

    Gabarito: alternativa “d”

     

    Prof. Erick Alves do estratégia.

  • Galera, também marquei letra "D" e entrei com recurso. Porém, infelizmente (para mim) acho difícil a banca anular a questão, pois eles simplesmente copiaram um trecho do livro do autor José dos Santos Carvalho Filho, "Manual de Direito Administrativo", mais precisamente na parte que fala sobre a "Disciplina Funcional". Senão vejamos: "(...) A disciplina funcional resulta do sistema hierárquico. Com efeito, se aos agentes superiores é dado o poder de fiscalizar as atividades dos de nível inferior, deflui daí o efeito de poderem eles exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções. (...)

    Mesmo assim, entendo que é um pensamento isolado, pois a doutrina mojoritária entende se tratar de um Poder Hierárquico e não disciplinar. E mesmo com o ensinamento do doutrinador acima, a questão é bastante confusa e passível de anulação.

     

    Valeu Galera.

     

  • Gabarito: E

     

     

    Opinião minha: quando ele fala em sanção, claro que pensamos em poder disciplinar,mas,esta parte, "o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais", refere-se ao poder hierárquico pois segundo Hely é um dos objetivos do poder hierárquico controlar,velando pelo cumprimento da lei e das instruções e acompanhando a conduta e o rendimento de cada servidor.

     

    Objetivo do Poder Hieráquico: ordenar,coordenar,controlar e corrigir.

     

    Ordena as atividades da Admnistração,repartindo e escalonando as funções entre os agentes do Poder,de modo que cada um possa exercer eficientemente seu encargo;

    Coordena,entrosando as funções no sentido de obter o funcionamento harmônico de todos os serviços a cargo do mesmo órgâo;

    Corrige os erros administrativos,pela ação revisora do superiores sobre os atos dos inferiores.(Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior)

     

     

    Fonte:Editora Malheiros,26ª edição,Direito Administrativo Brasileiro,Hely Lopes Meirelles.

  • Maquei a alternativa Letra D

     

    Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

     

     

    Analisando a questão criteriosamente. a assertiva fala mais em termo de poder hierárquico do que em poder disciplinar acompanha a parte que eu sublinhei  Fica claro que é poder hierárquico, no entanto no finalzinho eles falam em sanções administrativas, com isso fazendo a assertiva ter dois gabarito. Tanto o poder hierárquico quanto Disciplina.

     

    Poder hierárquico

    *Relação de coordenação e subordinação que se estabelece nas organizações administrativas

    *O poder hierárquico não depende de lei

    *Permite ao superior hierárquico dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar e avocar competências (parte da questão está nesse contexto).

    *poder hierárquico não depende de lei que expressamente o preveja ou que estabeleça o momento do seu exercício ou os aspectos a serem controlados. Ele é inerente à organização administrativa hierárquica, possuindo caráter irrestrito, permanente e automático. Nesse aspecto, difere da tutela administrativa, exercida pela administração direta sobre as entidades da administração indireta, que só pode ser exercida nos termos e limites previstos em lei

     

    Poder disciplinar: 

    *Prerrogativa para aplicar sanções àqueles que, submetidos à disciplina interna da Adm, cometem infrações (servidores e particulares com vínculo contratual com a Adm.).(final da assertiva fazendo também ficar correto o poder disciplinar)

    *Não se confunde com o poder punitivo do Estado (exercido pelo Poder Judiciário para punir infrações de natureza civil e penal ex: atos de improbidade).

    *Admite discricionariedade (gradação e escolha da penalidade).

    *o poder disciplinar não se confunde com o poder de polícia, ao qual se sujeitam todas as pessoas que exerçam atividades que possam de alguma forma, acarretar risco ou transtorno à sociedade

    >Exemplo: empresas de construção civil, dos motoristas, dos comerciantes de alimentos, dos portadores de arma de fogo etc

  • Redação da questão trata do Poder Hierárquico, o final da mesma não é suficiente desarticular o conceito, mais uma vez a banca mandou mal ....

  • Marquei a "D", chega bateu desanimo quando deu gabarito "E".

    Vim nos comentáros e pensei: "Ai, graças a Deus. Achei que tinha desaprendido a matéria."

     

     

  • A questão diz:

    "Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções".

    A questão é relacionada a Poder Disciplinar e não Hierarquico como muitos estão dizendo de forma errônea. 

    Poder hierárquico é o de que dispõe o Executivo para organizar e distribuir as funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre o servidores do seu quadro de pessoal, a hierarquia é privativa da função executiva, sendo elemento típico da organização e ordenação dos serviços administrativos.

    Já o Poder Disciplinar ele é decorrente do Poder Hierarquico, como ensina Di Pietro, o Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa; é o caso dos estudantes de uma escola pública. Não abrange as sanções impostas a particulares não sujeitos à disciplina interna da Administração, porque, nesse caso, as medidas punitivas encontram seu fundamento no poder de polícia do Estado. No que diz respeito aos servidores públicos, o poder disciplinar é uma decorrência da hierarquia; O poder disciplinar é discricionário, a Administração não tem liberdade de escolha entre punir e não punir, pois, tendo conhecimento de falta praticada por servidor, tem necessariamente que instaurar o procedimento adequado para sua apuração e, se for o caso, aplicar a pena cabível. Não o fazendo, incide em crime de condescendência criminosa, previsto no artigo 320 do Código Penal e em improbidade administrativa, conforme artigo 11, inciso II, da Lei no 8.429, de 2-6-92.
    A discricionariedade existe, limitadamente, nos procedimentos previstos para apuração da falta, uma vez que os Estatutos funcionais não estabelecem regras rígidas como as que se impõem na esfera criminal.

    FORÇA!!!

  • Concordo com Marco Morini. O gabarito está correto, alternativa "E".

    O Poder Hierárquico não tem o condão de aplicar sanções. Poder Hierárquico é a prerrogativa conferida à administração pública para escalonar funções, criando relações de hierarquia e subordinação.

     

  • Segundo Di Pietro:

    Decorre do poder de hierarquia:

    - o de dar ordens aos subordinados, que implica o dever de obediência, para estes últimos, salvo para as ordens manifestamente ilegais;

    - . o de controlar a atividade dos órgãos inferiores;

    - aplicar sanções em caso de infrações disciplinares;

    Portanto, o gabarito correto deveria ser letra D.

  • O gabarito correto deve ser a alternativo D, ref. ao poder hierárquico.

     

    Vejam: "Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais // sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções".

     

    1) Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais.

     

    Típico exemplo de poder hierárquico, considerando que são prerrogativas deste poder a expedição de ordens e o poder de controle e fiscalização (Rafael Carvalho, 2013).

     

    2) Sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções. Novamente, típico exemplo de poder hierárquico.

     

    É a atribuição disciplinar do poder hierárquico. Conforme Fernando Baltar e Ronny Charles (Direito, 2016), o que marca o início do poder disciplinar e o fim do poder hierárquico é a abertura de PAD. Assim, "se um supervisor hierárquico, fiscalizando o cumprimento de uma ordem, verifica o cometimento de uma transgressão administrativa que é, justamente, o descumprimento de sua ordem, estará exercendo o poder hierárquico; todavia, quando determina a abertura de processo adminsitrativo para apurar a responsabilidade pela desobediência ao seu comando, exercerá o seu poder disciplinar".

     

    Logo, a fiscalização pelo superior com possibilidade de aplicação de sanção é, notadamente, reflexo do PODER HIERÁRQUICO. 

     

     

  • (E)

    Ao meu ver, essa questão tentou confundir o candidato sobre os poderes Hierárquico/Disciplinar,porém o gabarito não deve ser alterado veja e interprete o Cerne da questão ao qual encontra-se em negrito:

    Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

    Logo,poder disciplinar.

  • GABARITO:E

     

    Comentário: O dever que os superiores possuem de fiscalizar a atuação de seus subordinados decorre do poder hierárquico.


     

    Poder Hierárquico: aquele pelo qual a Administração distribuiu e escalona funções dos órgãos, ordenar e rever a atuação dos agentes, estabelecendo relação de subordinação entre os servidores (diferente de controle ou tutela).


    A hierarquia confere amplos poderes ao órgão superior, ao passo que o controle somente permite que a entidade controladora fiscalize a controlada no que a lei dispuser e quanto a possíveis desvios de finalidade da entidade. A delegação e avocação são institutos intimamente ligados ao respectivo poder.


    Poder Disciplinar: aquele pelo qual a Administração pode (por isso a Administração atua de forma discricionária, atuando de forma facultativa, mas também atuará de forma vinculada e depende do que dispuser a lei a respeito) punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina de seus órgãos e serviços.


    Cumpre salientar que esse poder não se dirige apenas sobre os servidores públicos. O conceito engloba não só a atividade disciplinar dos agentes públicos como também se dirige a outras pessoas que mantêm relação jurídica com a Administração, já que esse poder é a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.


    Atentem como esse tema é abordado em questão:


    (Defensor Público / BA – 2010 – Cespe) Acerca dos poderes administrativos, julgue o seguinte item:


     Em decorrência do poder hierárquico, é permitida a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior, devendo-se, entretanto, adotar essa prática em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados.

     

    GABARITO:C


    Conforme dispõe art. 15 da Lei 9784/1999. observem que a literalidade da questão, aborda a temporariedade que é típica do instituto da avocação.

  • Palavra -chave pra essa questão pra não confundir com o poder hierárquico : SANÇÕES.. O PODER DISCIPLINAR é a faculdade de punir aqueles que possuem vínculo especial com a Adm Pública. PORTANTO, GABA E!
  • Particulares podem ser alcançados pelo PODER DISCIPLINAR também!!!

  • Ao comando da questão ficou claro que estamos falando do poder disciplinar, vejamos:

      Poder Hierárquico: Fiscaliza, Ordena, Delega e Avoca.

    ·                                               F – O – D – A

       Poder Disciplinar: Aplicar sanções aos agentes públicos e administrados (particulares com vinculo jurídico específico com o Estado)

                                  Importante destacar: - tem relação com o poder hierárquico

                                                                     -  Decorrência da supremacia especial

                                                                      -  NÃO se confunde com o poder punitivo do Estado  

  • Realmente a questão deu caracteristicas dos dois poderes não especificando o que queria.

  • (...) A doutrina em geral aponta como decorrência do poder hierárquico as prerrogativas, exercidas pelo superior sobre seus subordinados, de dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar competências e avocar competências. (...)

    (Direito administrativo descomplicado - Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino)

  • Questão tem que ser anulada Marquei poder Hierarquico questão trata de dois poderes...

  • Galera, acho que se trata de Poder Hierarquico tambem, como muitos sugeriram. A questão não fala que foram aplicadas sanções, mas que estas PODEM surgir em caso de descumprimento de alguma norma e, como a questão não disse se houve irregularidades, não é possível afirmar que houve a manifestação do Poder Disciplinar. De outra sorte, com certeza houve Poder Hierarquico sem duvidas.

  • Sigo na linha da maioria dos comentários, e a indiquei para que o professor se manifeste.

    O poder disciplinar é o poder de sancionar condutas que destoam das normas. No entanto, o cerne da questão é o poder de fiscalizar o cumprimento e de exigir a adequação, o que fatalmente são atribuições do Poder hierárquico.


    Como é uma questão recente, fico no aguardo de possível alteração de gabarito.

  • Colegas, tanto o poder hierárquico quanto o disciplinar, conforme a doutrina podem fiscalizar, porém, a apuração e punição, apenas o poder disciplinar pode. Como se percebe, é uma pegadinha da banca, visto que inicialmente comenta sobre uma fiscalização (hierárquico e discplinar), porém, finaliza com apuração e punição que apenas o Poder Disciplinar pode fazer.

    Lembrando que é discricionário o fato de escolher a punição, mas vinculado o fato de ter que apurar e punir.

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior (Poder Hierárquico) e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções (Poder Disciplinar).

     

    Ou seja, a questão tem dois gabaritos...

     

    Eu gosto muito da Vunesp, acho uma das bancas mais justas de todas, mas essa prova para Investigador para PCBA foi tensa... vi várias questões tão difíceis quanto às que cobraram para Delegado...

     

     

    Segue o jogo... Abraço e bons estudos.

  • , "...sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções."

    A questão é confusa, mas dizer que o poder hierárquico aplica sanções não está correto, concordam?

  • O poder disciplinar pode ser interno e externo. O poder disciplinar externo é aplicado a sanção aos particulares vinculado à administração pública. Já O poder disciplinar interno aplica-se a punição aos agentes públicos e está relacionado ao poder hierárquico. 

    Poder hierarquico: distribuir, escalonar funções, fiscalizar, coordenar, subordinação.

                                  Poder permanente e interno(não se aplica ao particular) 

                                 Delegação (Regra: permitido; vertical e horizontal)  e avoçao (Regra proibido; só vertical) 

                                  Discricionário precário 

    poder disciplinar: Poder de punição/ Sanção ao servidor ou particular vinculado à administração. 

                                 Poder interno e não permanente( só se aplica a punição quando necessário) 

                                  vinculado e discricionário 

  • Pensei assim e errei a questão, pois marquei letra D

    O comando da questão é claro, cogitou a possibilidade de aplicar sanções em condutas irregulares. Ou seja, abertura de sindicância ou PAD, cujos processos administrativos decorrem do poder hierárquico, só ao final destes com o contraditório e a ampla defesa, o poder disciplinar executaria as punições, o que ainda não foi o caso.

  • Incrível não terem anulado essa questão. Mas isto não a torna correta. O enunciado fala de dois princípios distintos. 

  • falou em sanção é poder disciplinar, pelo fato de ser mais específico nesse caso

  • A Vunesp agora começou a exigir Direito Administrativo na maioria de suas provas, porém, as questões estão muito mal elaboradas, algumas delas, a exemplo desta assertiva aqui em comento, sem gabarito correto. Lamentável

     

     

  • O gabarito não foi alterado (infelizmente).

  • Respondi D, errei e meu coração ficou aliviado ao ler os comentários e ver a estatística!

    Questão passível de anulação. A banca mesmo não irá voltar atrás, visto que esse concurso da PC/Bahia será anulado por FRAUDE!

  • Lauro Júnior,

     

    Na verdade, está. Quando a aplicação da sanção se deve à subordinação de um agente perante ao outro, por exemplo, esse é um típico caso de uso do Poder Hierárquico. A aplicação de uma sanção a um particular que mantenha algum tipo de vínculo com a Administração, agora sim, é caracterizado como uso do Poder Disciplinar.

  • passou no concurso e quer que seja anulada? kkkkk. piada.

  • 80 % do texto fala sobre o poder hierárquico e 20% dele fala sobre poder disciplinar, a pergunta da questão é: "Essa passagem trata do poder", eu logicamente escolhi o poder que predominava no texto, e errei.

  • Gabarito E

    Justificativa: a banca quis e pronto e acabou!

  • Poder hierárquico. Indiscutível. Caiu uma questão exatamente igual na prova de Delegado do Maranhão que tinha como correta o poder hierárquico.

  • Quetão ambígua, pois o poder disciplinar decorre do poder hierárquico. Veja esse vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=zgUK0gHEcZc

     

  • "ESSA" passagem trata do poder Disciplinar...

    se fosse "AQUELA" passagem seria poder Hierarquico. 

  • Questão CORRETÍSSIMA! A galera está com problema de língua portuguesa.

     O comando da questão fala claramente "ESSA PASSAGEM". Está remetendo-se ao último poder, no caso o Poder Disciplinar.
     Caso estivesse dizendo "AQUELE PASSAGEM", estaria remetendo-se ao Poder Hierárquico.

  • Questão polêmica, pois o poder disciplinar decorre do poder hierárquico. Porém, a palava chave é "sanção". Aparecendo essa palavra no enunciado, muito provavelmente estará se referindo ao poder disciplinar, que é o poder que aplica sanções aos administrados.

  • Eu não odiava a Vunesp até fazer essa prova! Deus tenha piedade de nós! Essa banca só piora!

  • Ler toda a questão 

    Ler toda a questão 

    Ler TOOOODA  a questão!!!!

     

  • Em 07/06/2018, às 18:00:12, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 23/05/2018, às 17:14:58, você respondeu a opção D.

    vi o erro 

    sujeitos às respectivas sanções kkk

    hierárquico.é a ordem da sua mae

    disciplinar. é a chinelada dela kkkk

     

  • Egnaldo, obrigado pela comparaçao me ajudou a memorizar essa joça kkkkkk, curti!!

  • Não concordo com o gabarito apresentado pela banca.

     

    No comando da questão fala em fiscalização de agentes superiores sobre agentes de niveis inferiores, poder exigir que estes adequem suas condutas com os mandamentos legais, SE não obedecerem os agente poderão sofrer sanções. Essa prerrogativa é derivada do poder hiérarquico, somente poderia se falar em poder disciplinar caso fosse aplicada as sanções. 

     Ademais, o poder disciplinar decorre da hierarquia ou de contratos. 

     

    Se cometi algum equivoco por favor me mandem mensagem no privado. Bons estudos.

  • Questão polêmica mas vamos tentar abordar.

     

    Poder Hierárquico: Prerrogativa que tem o Estado de organizar sua estrutura, escalonando e definindo funções de seus órgãos, bem como fiscalizar, ordenar e rever a atuação de seus agentes, através do estabelecimento de relações de subordinação entre aqueles que integram o seu quadro de pessoal

     

    Poder Disciplinar: É o poder conferido ao agente público de aplicar sanções aos demais agentes diante da prática de uma infração funcional, bem como às pessoas que mantêm vínculo contratual com a Administração.

     

    Na primeira parte do enunciado, ele ao colocar "fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais" ele dá a entender se referir ao Poder hierárquico, em duas de suas características "Dar ordens" e "Fiscalizar"

    Na segunda parte do enunciado " sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções", ele já põe em evidência o Poder Disciplinar, no que concerne a punir internamente seus servidores.

    Importante frisarmos que são dois Poderes intimamente ligados, porem não se confundem. 

    CEREJA DO BOLO: Quando uma sanção disciplinar é aplicada, tal atuação decorre IMEDIATAMENTE do Poder Disciplinar e MEDIATAMENTE do Poder Hierárquico.  

  • Viagem, não especificou se era um ou outro.

    Merece anulação

  • Devia ser anulada. Com certeza!!

  • Merecia anulação!! Questão mal elaborada.

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior (NESSE TRECHO TEMOS O NÍTIDO EXERCÍCIO DO PODER HIERÁRQUICO) e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções (JÁ NESSE TRECHO EXISTE O PODER DISCIPLINAR).

     

    Quem se sentir lesado por essa questão tem vasta literatura para buscar a anulação.

  • Questão nula! 

    Há duas situações no enunciado da questão que enseja duas respostas. Na primeira parte, trata-se do Poder Hierárquico; Na segunda parte, trata-se do Poder Disciplinar! Ou seja, temos duas respostas. 

    Questão mal elaborada! 

  • Na minha opinião, a resposta correta é a letra D, pois a passagem trata do poder hierárquico e, caso não cumpram com as determinações superiores, poderão sofrer sanções relativas ao poder disciplinar.

  • A Vunesp vem piorando cada dia mais credo!

    Questao infeliz....mal elaborada.

    Se não foi anulada deveria ser com base em toda doutrina!

  • Essa questão não ficou clara para o candidato.

    A banca não pode elaborar a questão e esperar que o candidato adivinhe o que ela pretende perguntar!

    é obrigação da banca ser clara e não ambigua e fazer uma questao PURAMENTE INTERPRETATIVA.

    Vunesp fez isso na prova de escrevente e insiste nesse erro.

  • Observem que a diferença entre o poder hierárquico e o poder disciplinar é que o primeiro diz respeito a rotina das relações de subordinação (escalonamento de funções, ordens, etc), ao passo que o segundo só atua quando ocorrer um ilícito disciplinar, possibilitando à Administração a aplicação de sanções disciplinares (ato discricionário).

    Poder Hierárquico: aquele pelo qual a Administração distribuiu e escalona funções dos órgãos, ordenar e rever a atuação dos agentes, estabelecendo relação de subordinação entre os servidores (diferente de controle ou tutela).

    A hierarquia confere amplos poderes ao órgão superior, ao passo que o controle somente permite que a entidade controladora fiscalize a controlada no que a lei dispuser e quanto a possíveis desvios de finalidade da entidade. A delegação e avocação são institutos intimamente ligados ao respectivo poder.

    Poder Disciplinar: aquele pelo qual a Administração pode (por isso a Administração atua de forma discricionária, atuando de forma facultativa, mas também atuará de forma vinculada e depende do que dispuser a lei a respeito) punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina de seus órgãos e serviços.

    Cumpre salientar que esse poder não se dirige apenas sobre os servidores públicos. O conceito engloba não só a atividade disciplinar dos agentes públicos como também se dirige a outras pessoas que mantêm relação jurídica com a Administração, já que esse poder é a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.

    Fonte: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/09/21/poder-hierarquico-x-poder-disciplinar/

    Instagram: ateserdelta_julioamaral

  • Falta de respeito com o candidato!
  • Errei também, porque fui pela emoção. Porém, lendo atentamente apenas o enunciado, mesmo que eu não soubesse nada de Direito Administrativo, está lá a resposta:

    "Agente superior fiscaliza atividade de Agente inferior... possuem o poder de exigir que a CONDUTA..."

    Tenha uma CONDUTA correta, tenha DISCIPLINA!

    Às vezes, excesso de informação e anos de estudos nos fazem errar uma questão dessa. Mas, talvez, se um cara que nunca estudou nada apenas lesse o enunciado, ele marcaria, por lógica, dedução ou interpretação, a alternativa E.

  • Leitura apressada, com certeza, fez muita gente errar.

     

    Questão perfeita!!! LETRA E

     

    Veja: 

    Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir (poder hierarquico) que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de (é aqui onde a questão quer saber), se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções (poder disciplinar).

     

    Pronto!!

     

    Não tem guere guere...

     

    Sigamos!

     

    Deus no comando!

  • Voces podem insistir o quanto quiser e babar o ovo da banca.

    A questão tem duas respostas corretas.

  • Acertei por causa das palavras sanções pois o poder disciplinar que apura infrações e aplica sanções
  • Falou em Punição/Sanção é poder disciplinar.

  • Marquei sem nem pestanejar a letra Dê,


    Não se pode ficar feliz com a desgraça dos outros, mas fiquei feliz em saber que não fui o único a seguir a mesma linha de raciocínio...QUE QUESTÃO BISONHA.

  • Quando a questão fala de agentes superiores fiscalizam as atividades de agentes inferiores fica claro que se trata de Hierarquia. 

     

    Indique para comentário!!!!

  • A questã fala tanto do Poder Hierárquico ("agentes superiores fiscalizam os inferiores") quanto do Disciplinar ("sob pena das sanções legais"). 2 respostas corretas. Pronto, acabou, podem fazer o contorcionismo interpretativo que for, a natureza pra prova é para ser objetiva, e não foi!
  • Falou em Superiores e inferiores = Hierarquia
    Falou em aplicação de sanção aos servidores = Disciplinar

    Que questão fêla da pooota

  • Questão Curinga (cespe utiliza muito...) A banca fica amparada para qualquer das 02 respostas, como se ver...

  • parei de ler em "nível inferior" e já marquei hierárquico,

    o poder disciplinar é decorrente do hierárquico, mas o poder hierarquico não decorre do disciplinar, por isso só pode ser a D mesmo

    aplicar sanção < poder disciplinar < poder hierarquico

  • Fiscalizar, exigir condutas e aplicar sanções disciplinares - poder hierárquico; Apenas infração disciplinar - primeiro, poder disciplinar e depois, hierárquico. Gabarito, pra mim, letra D.
  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais (PODER HIERÁRQUICO), sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções (DISCIPLINAR).

     

    Dai tem as duas respostas..

     

    VC CHUTA E ERRA - XINGA!

     

    VC CHUTA E ACERTA - "AÍ, QUESTÃO PERRRRFEITA"

     

    CADA UMA!

  • Complicado esse tipo de questão...

  • Eu errei optei pelo: hierarquico.. mas nao acho que deveria conter nos itens estes dois poderes, pq no enunciado visualizamos os 2 poderes(hierarquico e disciplinar).
  • Gabarito E

    É o tipo de questão que você diz "Errei porquê?" Dái você analisa o gabarito é percebe que foi falta de leitura atenta.

     

    Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais(ATÉ AQUI É PODER HIERÁRQUICO), sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções. (AQUI É PODER DISCIPLINAR).

     

    A princípio, tudo leva a crer que a resposta seja poder Hierárquico; todavia, como existe uma sequência da proposição, a resposta é poder disciplinar. Devemos lembrar que o poder disciplinar deriva do poder hierárquico. Se falou em aplicar sanções, por causa da hierárquia, aplica a disciplina. Confesso que achei a questão bem trabalhosa. Poderia ser mais simples para avaliar o candidato e não fazer esse tipo de "malabarismo" mental.

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais se viesse somente até aqui marcaria Hierárquico

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

     

    A questão é clara em afirmar que só haverá a penalidade se o agente não se adequar aos mandamentos legais. Então, como esta questão não deixa claro se houve a violação dos mandamentos legais, não há como afirmar se deverá incidir o Poder Disciplinar.

    Sendo assim, perfeitamente a aplicação do Poder Hierarquico pelo que foi exposto na parte introdutória da questão.

    Questão passível de anulação.

  • Questão muito em aberto, comentando em seu texto dois dos Poderes da Administração, " Fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior "(Poder Hierárquico); "serem os infratores sujeitos às respectivas sanções" (Poder Disciplinar)  sem determinar qual a banca realmente queria.

  • não se tratava de aplicação da pena e sim de ato de fiscalizar. questão duvidosa.

  • Poder hierárquico. Pois quando fala que os agentes fiscalizam (CONCRETO) e, CASO (hipótese) não seja feito conforme solicitado, aplicam sanções...


    Ou seja, temos um caso concreto e uma hipótese.


    Passível de anulação essa "joça"

  • VOU LEVAR UMA MOEDA NO DIA DO CONCURSO...

     SE DER CARA :"fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior..." -----> HIERÁRQUICO.

     SE DER COROA "serem os infratores sujeitos às respectivas sanções." ---------> DISCIPLINAR.

  • quando vi que tinham quase 100 comentários, ja sabia que tinha me***. dito e feito

  • Gabarito da banca E

    Qestão Polêmica....

    Poder Hierárquico: é um poder interno da adm pública, só abrange servidores públicos. Características: Escalonamento de funções, maior eficiência da adm pública, desconcentração e avocação de competência. ORDENS, ORGANIZAÇÃO E REVISÃO.

     

    Poder Disciplinar: Está ligado a punições. Advertência, suspensão, demissão, multa contratual, proibição de contratos com a adm púb por x anos, cassação da aposentadoria e etc.. Quem está sujeito? Qualquer pessoa F ou J que tenha relação direta ou indireta com a adm. pública.

     

    Poder Regulamentar: Exercido pelo Presidente da República. Existem duas formas: ART 84 IV: Decreto regulamentar: A finalidadde é explicar/explicitar o teor de uma lei para sua fiel execução, não podendo inovar no ordenamento jurídico. ART 84 VI: Inovam no ordenamento jurídico, porém só se prestam a org da Adm. Púb e com limitações: Não pode criar/aumentar despesas, não pode criar ou extinguir orgãos públicos, não pode extinguir cargos ou funções ocupados.

     

    Poder de Polícia: Poder sobre os direitos fundamentais individuais. Limita direitos, atividades, liberdades e propriedade das pessoas. Pode ser atos concretos ou normativos. Quem possui poder de polícia? PJ de direito público, seus orgãos e agentes. É um poder indelegável.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • É nítido que a resposta teria que ser Letra D, pois o Poder hierárquico também impõe sanções aos seus administrados enquanto que o Poder disciplinar aplica sanções tanto aos particulares, que possuem alguma relação com a Administração, como aos seus administrados.

  • No meu entendimento disciplina pressupõe hierarquia. Se a hierarquia é desrespeitada, entra em cena disciplina.

    A questão trata dos dois poderes, apesar de ter falado em sanção, ela não disse que a sanção já estava sendo aplicada, (ou seja, o poder disciplinar ainda não tinha entrado em cena no caso) determinou como uma condição no caso do rompimento da hierarquia.

    Veja:

    Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais (ATÉ AQUI, PODER HIERÁRQUICO SENDO EXERCIDO), sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções (APENAS CITA A POSSIBILIDADE DE SER EXERCIDO O PODER DISCIPLINAR).

    Enfim, ela cita os dois poderes, mas a meu ver, predomina na questão o poder hierárquico.

    Infelizmente são meras ilações, não adianta brigar com a banca. É persistir, apesar de alguns absurdos.

  • TER QUE DAR UM TIRO NISSO AI. TA OK!

  • Em 15/11/18 às 15:39, você respondeu a opção D.


    Em 02/11/18 às 14:41, você respondeu a opção D.


    Em 08/09/18 às 18:40, você respondeu a opção D.


    SOCORRO

  • Em 30/11/18 às 23:51, você respondeu a opção C.


    Em 11/09/18 às 10:23, você respondeu a opção D.


    Em 01/09/18 às 17:05, você respondeu a opção E.


    Senhor da Glória!!

  • essa questão ferra quem estudou. a questão tanto fala de poder hierárquico como disciplinar.......de modo que ficou zero ou um para escolher qual resposta marcar.

  • Questão para acertar na sorte!


    Tanto a D como a E estão certas, dentro do ponto de vista do candidato. Mas o examinador escolheu a letra E. Quem acertou?

  • Quando falar em aplicar sanção/punição, estaremos diante do poder Disciplinar.



    Rumo a gloriosa PC-CE

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    • Poderes Administrativos:

    - Poder Normativo ou Regulamentar: é o poder de editar normas gerais, atos administrativos gerais e abstratos. Não é o poder de editar leis, mas o poder de editar ato administrativo limitado pela lei. 

    - Poder Hierárquico: poder que a Administração tem de se estruturar internamente. Não há hierarquia externa, entre pessoas jurídicas diferentes. 

    -Poder Disciplinar: poder de aplicar sanções, penalidades. Contudo, não é qualquer sanção. Conforme exposto por Matheus Carvalho (2015), "é o poder de aplicação de sanções por parte do poder público, sendo que estas sanções decorrem de vinculação especial entre o sancionado e o Estado - notadamente, a relação hierárquica e a relação contratual". 
    - Poder de Polícia: decorre da supremacia geral da Administração Pública. "Trata-se da restrição do exercício de garantias privadas na busca do interesse coletivo, adequação do exercício da liberdade e da propriedade ao bem comum" (CARVALHO, 2015).
    - Poder Vinculado: o administrador está limitado às regras, a lei não dá margem de escolha na atuação. 
    - Poder Discricionário: situações nas quais a lei dá margem de escolha ao administrador.

    A) ERRADA, tendo em vista que o poder vinculado está relacionado com a atuação do administrador, que deve estar vinculada às regras, uma vez que a lei não dá margem de escolha. O enunciado da questão caracteriza o poder disciplinar, que é a fiscalização do agente inferior pelo superior hierárquico, em que o mesmo pode aplicar penalidades nos casos de descumprimento dos mandamentos legais.
    B) ERRADA, uma vez que o poder de polícia está relacionado com a restrição do exercício de direitos individuais. No enunciado fora descrito o poder disciplinar, que se refere à fiscalização do agente inferior pelo superior, em razão da hierarquia. O superior pode aplicar penalidades caso o subordinado descumpra os mandamentos legais. 
    C) ERRADA, já que o poder regulamentar ou normativo é o poder de editar normas gerais. Na questão fora caracterizado o poder disciplinar, que está relacionado com a fiscalização do agente inferior pelo superior, em que o mesmo pode aplicar penalidades nos casos de descumprimento dos mandamentos legais. 
    D) ERRADA, uma vez que o poder hierárquico está relacionado com o poder que a Administração tem de se estruturar internamente. Na questão fora indicado o poder disciplinar - que é o poder conferido aos agentes superiores na fiscalização de seus subordinados, que estão sujeitos às sanções nos casos de descumprimento dos mandamentos legais. 
    E) CERTA, tendo em vista que o poder disciplinar é o poder conferido aos agentes superiores na fiscalização de seus subordinados. Os subordinados podem sofrer penalidades nos casos de descumprimento dos mandamentos legais.
    Referência:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.

    Gabarito: E
  • Muito mal elaborada! "Fiscalizar" e "exigir" são os verbos centrais da passagem e remetem ao poder hierárquico. Apenas a conclusão que se refere à possibilidade de aplicação do poder disciplinar. Questão ridícula!!!!

  • "Note-se, quando a administração aplica uma sanção disciplinar a um agente público, essa atuação decorre IMEDIATAMENTE do poder disciplinar e MEDIANAMENTE do poder hierárquico. Vale dizer, o poder disciplinar, nesses casos, deriva do hierárquico." Fonte.: Resumo de Direito Administrativo Descomplicado quinta edição.


    Deus abençoe e bons estudos.

  • Anularam?

  • Para não perder tempo e se acalmar por ter errado vá direto na resposta do nosso amigo Danilo Alcântara Rodrigues.

  • já fiz a questão 6 vezes e errei as 6, ou eu sou uma porta ou eu aprendi errado

  • Kkkkkk questãozinha fulera.

  • o poder disciplinar advém do poder hierárquico .

  • Na primeira parte a questão traz o conceito de poder hierárquico , mas tem a segunda parte que traz a sanção aplicada ao infrator que será aplicada pelo pode disciplinar decorre do poder hierárquico .

    Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

  • Ninguém aqui aprendeu errado, a questão é que deveria ter sido anulada por ter duas respostas.

  • Em 06/02/19 às 13:30, você respondeu a opção D.

    !

    QUESTÃO MAL ELABORADA

  • Essa questão foi mais de interpretação textual do que jurídica propriamente.

  • Sem Choro por favor

  • Primeiro descreve o poder hierárquico, depois o poder disciplinar.

  • CONTINUAREI ~ERRANDO

    06/03/19 às 15:27, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 22/02/19 às 16:42, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 18/01/19 às 09:49, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

  • É aquele tipo de questão que a banca bota o gabarito que bem entender. Óbvio que se trata do poder hierárquico, embora , no final, tenha aspectos que definem o poder disciplinar. Não é questão de choro, pessoal, e sim de a banca cobrar aquilo que realmente terá um gabarito inquestionável e nesse caso há uma dupla interpretação. Como disse o professor Emerson Castelo Branco: enquanto não houver uma lei geral de concurso público que impeça essas gafes dessas bancas, elas - as bancas - vão continuar agindo assim e prejudicando milhões de candidatos. NUNCA que isso é poder disciplinar e acabou-se a história!

  • errei na prova e errei aqui de novo. Ainda continuo firme que esta tratando do Poder Hierárquico :(

  • Errei na prova aqui umas 5 vezes. Tenho que deletar essa questão da minha memoria, leio e só encontro poder Hierárquico.

  • Em 19/03/19 às 11:02, você respondeu a opção D. Errou!!!

    Você errou! Em 30/11/18 às 23:51, você respondeu a opção C.

    Você errou! Em 11/09/18 às 10:23, você respondeu a opção D.

    Deus é pai!!

  • Gabarito: o que a banca escolher.

    Enquanto não houver uma lei que regulamente as bancas de concurso e os "cursinhos preparatórios" seremos refém disso.

  • Eu fui na intuição, pq na última parte fala de disciplinar. Mas realmente, a VUNESP tem uma criatividade infinita para fazer questões mal formuladas. Como é uma questão objetiva, e não subjetiva, o candidato não tem bola de cristal para saber sé quer que responda sobre a primeira parte, ou sobre a segunda. Se quer ser criativa, basta colocar, Os poderes tratados no trecho acima são, respectivamente: invente um monte de coisa e coloca uma alternativa "Hierárquico e Disciplinar", ou então pergunta: o poder a que se refere a última parte do trecho é:

  • Questão digna de recurso!

  • Eu entendo que o poder hierárquico funciona como um gênero, no qual o poder disciplinar é espécie. Ao passo que a questão falou em sanções dos agentes inferiores inclinou-se, portanto, ao poder disciplinar. Razão pela qual até hoje a questão não foi anulada.

    Caso a questão fosse bem genérica aí a gente marcaria o poder hierárquico.

    Forçaaaaa#

  • A questão pode ter 2 respostas.

    Qual a dificuldade dessas bancas formularem questões realmente objetivas e sem ambiguidade?

    Aff

  • AO OLHAR OS COMENTÁRIOS FICO FELIZ EM TER MARCADO D

  • Podem falar o que for, mas pode ser tanto hierárquico como disciplinar!

  • Em 25/04/19 às 17:55, você respondeu a opção D.

    !Em 12/03/19 às 17:58, você respondeu a opção D.

    NA DUVIDA MARCO SEMPRE A ERRADA, SIMPLES ASSIM KKKK

  • Em 26/04/19 às 13:40, você respondeu a opção D. Errou!

    !

    Você errou!Em 30/03/19 às 16:11, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 19/03/19 às 11:02, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 30/11/18 às 23:51, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 11/09/18 às 10:23, você respondeu a opção D.

    !

  • Ambas as respostas de certa forma estão ligadas ao gabarito. Porém quando a administração trata de disciplinar os seus servidores ela lança mão tanto do poder hierárquico como do poder disciplinar, porém cada um com uma intensidade diferente.

    Logo, tratamos de Poder Disciplinar nesse caso concreto como Imediato e o Poder Hierárquico incide de maneira Mediata.

    Sendo assim, é através do hierárquico podemos nos fundamentar em relação a quem será o responsável IMEDIATO a aplicar a disciplina.

    Quando qualquer banca falar de infrações disciplinares de servidores estamos tratando de PODER DISCIPLINAR!!!

  • Em 21/05/19 às 09:39, você respondeu a opção D! Você errou!

    Em 25/03/19 às 09:53, você respondeu a opção D! Você errou!

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

    PODER DISCIPLINAR: SANÇÃO NO SERVICO PUBLICO QUE SE DA AO SERVIDOR OU PARTICULAR COM VINCULO A ADM PUBLICA

    No caso da questão, teria que se atentar quando foi mencionado a palavra agente superior/inferior (deu tom de servidor publico) interligado a sanção. (Relação de sanção x servidor ) : PODER DISCIPLINAR

  • Errei, erro de novo caso venha a fazer amanhã. Questão um tanto confusa, o examinador não tem mais nada a pedir aí faz palhaçada com o cara do aluno que de fato estuda, triste, muito.

  • FALOU EM FISCALIZAR, EXIGIR E AGENTES SUPERIORES E INFERIORES...PODE VIR MIL QUESTOES DESSAS QUE EU VOU MARCAR PODER HIERARQUICO

  • acho que a questão tem 2 sentidos. assim e fácil errar.

  • Lembrando que o poder hierárquico não pode ser usado como punição, segundo o professor Thalius Moraes ( ALFACON ). A questão menciona nas suas últimas palavras a palavra "sanção". Quando encontrarem algo refente a punição , sanção ou algo similar , já podem marcar poder disciplinar no caso de ser agente público ou particular com vínculo. Se a questão mencionar particular sem vínculo , marquem poder de polícia. Espero ter ajudado !!!

    Deus nos abençoe.

  • Com essa parte , da pra matar a questão:

    "sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções":

    R:disciplinar

    Nota-se que na questão ela já menciona o poder hierárquico, agora ela quer saber a consequência que os agentes inferiores irá sofrer .

  • O Poder Disciplinar DECORRE do Poder Hierárquico. Portanto, sempre que a questão misturar os dois conceitos, pode marcar disciplinar e correr p/ o abraço.

    Fonte: experiência própria.

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

    (DESTES) PRONOME RELATIVO ,FAZ MENÇÃO A OS AGENTES SUPERIORES .

    Desta forma, o Poder Disciplinar é a possibilidade da administração pública aplicar punições aos agentes públicos que cometeram infrações funcionais.

  • disciplinar = poder para vinculados com a adm pública de alguma forma

    ps. Aplicação de sanções.

  • CORRETA: LETRA E

    Poder disciplinar é poder que tem a Administração de apurar infrações administrativas e impor as respectivas penalidades aos seus agentes públicos e demais pessoas submetidas à disciplina administrativa.

    Sem Deus eu não sou nada!

  • CUIDADO ! a aplicação de sanções não é a essência do poder hierárquico, mas apenas uma consequência dessa relação.

    Relação, mediata e imediata:

    Hierárquico -->Mediata (indireta)

    Disciplinar--> Imediata (direta)

  • Questão toda errada, não adianta tentar justificar o injustificável, pois o poder hierárquico é o que está na questão e poder disciplinar é a materialização da punibilidade e não a sua possibilidade.

  • O finalzinho do enunciado é o pulo do gato da questão. Sanções = Poder Disciplinar

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

    Comentário: Não cabe ao poder hierárquico aplicar sanções disciplinares.

    GAB. LETRA B

  • Poder hierárquico embasando o poder disciplinar

  • passível de anulação total, o examinador falou a questão toda de poder hierárquico, e no final fala de sanção, daí a resposta correta é poder disciplinar, paciência né, rsrsrsrs.

  • Sacanagem essa questão, so no final que ela fala do poder disciplinar.

  • A questão infelizmente é dúbia, pois o legislador não conseguiu de fato dizer daquilo que estava tratando. 

  • Mesmo formato de questão trazida pela banca no mesmo concurso. Questão muito dúbia 

    Q886399 

    No âmbito da execução penal, a atribuição de apurar a conduta faltosa do detento cometida dentro do estabelecimento prisional durante o cumprimento da pena, assim como realizar a subsunção do fato à norma legal, verificando se a conduta corresponde a uma falta leve, média ou grave, e aplicar eventual sanção é do diretor do estabelecimento prisional e decorre do poder

     a) de polícia.

     b) geral de cautela. 

     c) de tutela.

     d) hierárquico.

     e) disciplinar.

  • Marquei D com a maioria. Tô feliz que tô do lado do povo. kkkk

  • Vai pra baixa da égua, banca imunda.

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

    basicamente= o superior pode(deve) exigir que o subordinado cumpra ordens legais (poder hierárquico), caso o subordinado não cumpra, estará sujeito a sanções (poder disciplinar). Para mim, a pergunta trás os dois poderes de maneira distintas e não apenas o poder disciplinar.

  • Não acho que caiba anulação.

    Trocando por miúdos: Se um funcionário público não agir conforme a lei, será aplicada a sanção devida.

    A aplicação de sanção é poder disciplinar.

  • Eu sei que a questão é dúbia, porém a análise que eu fiz foi a seguinte:

    No enunciado ele diz "em consequência, possuem o PODER de exigir que a conduta destes"

    a palavra "poder" se refere claramente à passagem que ele fala o poder disciplinar.

  • Em concordância com opiniões anteriores, não vejo motivos para que se proponha anulação, ao meu ver, não há dúbio entendimento na questão. Pelo contrário, é muito claro o que se propõe. O poder hierárquico possui relação direta com as funções dos órgãos, distribuindo e escalonando; revendo e ordenando a atuação de agentes, estabelecendo a relação de subordinação (nada haver com disciplina). Enquanto que o poder disciplinar poderá internamente punir infrações funcionais de servidores e de pessoas que se encontrarem sob à disciplina de órgãos e serviços públicos.

  • Questão bem confusa, caso ela pedisse quais foram os poderes que se relacionam com a passagem não daria margem para dúvida, nesse caso seria poder hierárquico e disciplinar respectivamente, porém da forma que o texto veio não tinha como marcar com certeza o poder disciplinar, pois fiscalizar agentes internos faz parte do poder hierárquico.

  • "Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior"

    ao meu ver isso é uma característica do PODER HIERÁRQUICO.

    sabendo também que o poder disciplinar é uma consequência do poder hierárquico, mas o núcleo da pergunta não foi aplicar sanções, e sim fiscalizar.

    Questão mal formulada !!!

  • Questão muito mal formulada. Normal dessa banca. Segue o jogo!

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior (HIERÁRQUICO) e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções (DISCIPLINAR).

    Pergunta mal formulada... questão merece ser anulada !

  • QUESTÃO: Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais(ATÉ AQUI É PODER HIERÁRQUICO), sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções. (AQUI É PODER DISCIPLINAR).

     

    Devemos lembrar que o poder disciplinar deriva do poder hierárquico.

    Se falou em aplicar sanções, por causa da hierarquia, aplica a disciplina.

    OBS: Sujeitos às respectivas sanções.

    Hierárquico.é a ordem da sua mãe

    Disciplinar. é a chinelada dela kkkk

     

  • Questão muito confusa, Más a banca é absoluta...

    fazer oq né?

  • Falou em SANÇÃO, nesse contexto, é DISCIPLINAR sem medo.

  • Questão Mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia...

  • Eu acho que a questão é passível de anulação, pois o enunciado diz que os agentes PODEM sofrer sanções se não tiverem o comportamento adequado, não que eles já foram penalizados. O poder disciplinar decorre do hierárquico, então o enunciado está descrevendo exatamente o poder hierárquico.

  • A questão está certa. O segredo é a expressão EM CONSEQUÊNCIA.

  • lixãozão

  • Acredito que tanto a letra D quando a E estão corretas (deveria ser anulada). Mas do modo como foi redigido, se tiver que escolher só 1, fico c/ a resposta errada, "Poder Hierárquico". Só lembrar que o "poder de exigir certa conduta" é Poder Hierárquico, o "poder de aplicar sanção" é poder disciplinar. Na questão temos "...poder de exigir conduta legal, sob pena de sanção".

  • hierarquia esta relacionado a parte estrututal, subordinacao; e disciplinar a sancoes.

  • Essa questão é confusa . Embora eu tenha marcado a letra D, vou tentar justificar a questão da segunte forma:

    Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e( Aqui é apenas um enuciado pra tentar confundir o candidado, até então é poder hierárquico claramente), em consequência, possuem o poder( A partir daqui começa a pedir o PODER do garabito) de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

    Por conta disso o gabarito é letra E.

    Me corrijam se eu estiver enganada.

    Abraços.

  • Ridícula! Merecia ser anulada. O texto prioriza o contexo da ordem, controle..... logo poder hierárquico, no final diz que pode haver sanções, logo poder disciplinar.

  • Questão mal elaborada. Descreveu 2 Poderes no enunciado e ambas as respostas estavam entre as alternativas. Acertei na sorte.
  • Duas alternativas corretas

  • Síntese = "Os agentes superiores fiscalizam e possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais".

    Poder hierárquico, superior fiscalizando e dando ordens ao subordinado, sem mais.

  • "possuem o poder de exigir que a conduta destes..." Essa parte me confundiu. Especificamente isso seria hierárquico ou disciplinar???

  • Achei um pouco ambígua porém o que da o subsidio para o poder disciplinar é o poder hierárquico

  • Essa questão possui dois gabaritos, D e E, mas a E está mais correta...rs

  • de jeito nenhum! a questão fala de uma efetiva fiscalização por parte dos superiores na esfera administrativa dos subordinados. Trata-se de poder Hierárquico!

  • A questão está ambígua. Quando se refere à subordinação e fiscalização é poder hierárquico, mas ao falar de aplicação de sanções pode ser tanto poder hierárquico como poder disciplinar, dando margem para duas alternativas corretas letra D e E. Passível de anulação, texto mal elaborado.

  • Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais (SE A QUESTÃO TERMINASSE AQUI)

    SERIA PODER HIERÁRQUICO

    ENTRETANTO TEMOS UM COMPLEMENTO

    sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

    PODER DISCIPLINAR.

    LEMBRANDO QUE O PODER DISCIPLINAR DECORRE DO HIERÁRQUICO

  • A questão fala tanto do PODER HIERÁRQUICO, QUANTO DO PODER DISCIPLINAR. Complicado isso...

  • Se você errou essa questão, não desanime! Basta olhar as estatísticas.

    A dor é passageira, mas a glória é eterna!

    Bons estudos!

  • TEM QUE LER 3 VEZES PRA ENTENDER GENTE.

    As duas primeiras vezes você vai achar que é poder hierárquico, porque parece mesmo, mas o finalzinho do trecho fala em aplicar sação que é PODER DISCIPLINAR.

    na 3º leitura vc vai entender melhor que na vdd é o poder disciplinar.

  • pra mim que a questão fala mais do poder hierárquico do que do poder disciplinar. Considerando também que o poder disciplinar é uma decorrência do hierárquico.

  • Sem choro nem vela, rapazeada... '' sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.''

    Esse era o núcleo da proposição no enunciado. Poder disciplinar. Corre pro abraço.

    Forward, always.

  • Pra mim, a questão correta é a letra D, pois, o que marca o início do exercício do poder disciplinar e o fim do hierárquico é a abertura do processo administrativo para apurar a responsabilidade pela prática de uma irregularidade administrativa. Se um superior hierárquico, fiscalizando o cumprimento de uma ordem, verifica o cometimento de uma transgressão administrativa que é, justamente, o descumprimento de sua ordem, estará exercendo o seu poder hierárquico, todavia, quando determina a abertura de processo administrativo para apurar a responsabilidade pela desobediência ao seu comando, exercerá o seu poder disciplinar, sendo esta linha tênue que separa os poderes hierárquico e disciplinar. 

  • Só falou em sanção. Não especificou. Só citou.... afffffffffffffffffff

  • Gab. letra E

    Na primeira parte da questão falando do poder Hierárquico, na 2º parte falando do Vinculado e na 3º do Disciplinar. Acertei a questão levando em conta esse último, mas realmente foi chata essa redação

  • Enunciado mal feito, visto que o poder disciplinar decorre do hierárquico. A dúvida era sobre qual dos dois poderes o enunciado se referia

  • Indiretamente -> poder hierarquico

    Diretamente -> poder disciplinar

  • Não adianta fazer saravá para tentar esquentar a resposta da banca como alguns aqui fazem. Se a questão falasse que o cara tava sofrendo punição, que seria punido, aí se poderia cogitar poder disciplinar. Agora, não leva a mal não. Faz parte do poder de hierarquia fiscalizar o trabalho subordinado e afirmar que caso haja falta, há o poder disciplinar. 

    Aliás, muito bem destacado pelo colega Caio: "A doutrina em geral aponta como decorrência do poder hierárquico as prerrogativas, exercidas pelo superior sobre seus subordinados, de dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar competências e avocar competências" Na doutrina.

    Se vc errou, parabéns. Acertou!

  • sanção = disciplina

    Bons estudos.

  • Vamos lá:

    Os agentes superiores fiscalizam as atividades dos agentes de nível inferior(poder hierárquico) e, em consequência, possuem o poder de exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais (poder vinculado, pois, diante de uma situação inadequada, só há uma opção, ou seja, deve-se aplicar a lei), sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções(aplicar sanção decorre do por disciplinar).

    Assim, tem três respostas.

  • caraca, que questão porrada kkk, fez menção ao poder hierárquico e disciplinar.

    aquela questão que é melhor vc fazer unidunite! kkk

  • Esse tipo de questão te confunde entre Poder Hierárquico e Poder Disciplinar.

    Eu utilizo o seguinte macete, sempre que a questão falar em sanção, é disciplinar, e quando falar em avocação ou delegação de competência, é Poder Hierárquico.

  • Cita os dois e você deve advinhar um.

  • Lá ele!

  • Fala sobre os dois poderes e a gente tem que adivinhar qual ele quer.

  • VUNESP adora brincar com a cara do concurseiro com esse tipo de questao kkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkk virou jogo de adivinhação agora? serio mesmo que esta questão não foi anulada?!

  • Cada dia mais difícil enfrentar essas questões. É jogo de adivinhação, certamente !

  • Falou em " Conduta" e "Mandamentos legais" já aplica o Poder Disciplinar na pessoa!!

  • Em momento algum ele fala em atribuições do poder disciplinar. Só haveria poder disciplinar se existisse de fato a sanção.

  • Tipo de questão em que a banca escolhe o gabarito. Devia ser anulada.

  • esse gabarito n se enquadra nessa questão.

  • É visto que o poder disciplinar se correlaciona o poder hierárquico, mas há diferenças entre eles; no poder hierárquico a Administração Pública distribui as funções executivas; já no poder disciplina controla o desempenho das funções e as condutas dos servidores. A característica do poder disciplinar é que ela não está vinculada a definição da lei sobre a sanção ou infração funcional.

  • hierárquico.é a ordem da sua mae

    disciplinar. é a chinelada dela

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • uma questão a ver navios...

  • Poder hierárquico é pressuposto do poder disciplinar, podemos dizer que há uma relação de gênero e espécie, portanto, o especial prevalece. A assertiva trata da possibilidade da aplicação de sanções, e isso é, sem dúvida, a expressão do poder disciplinar. Sem chororô

  • Todo mundo sabe os poderes, agora a banca nao tem nada pra inventar

  • 55% de erro

  • GABARITO: E

    hierárquico: é a ordem da sua mãe.

    disciplinar: é a chinelada dela.

  • Como Regra:

    Sanção entre Adm e Particular - Poder de Polícia

    Sanção entre Adm e Agente Adm - Poder Disciplinar

  • Questão ambígua, em parte faz entender sobre o poder hierárquico e parte sobre o disciplinar.

  • Essa banca nessa prova nao sei nao viu

  • Nego vai seco na D. kkkk

  • grupo de estudo para pc ba 75998790051

  • A banca questiona sobre o que se trata a passagem, mas da o gabarito certo com base em cima de duas palavras "respectivas sanções".

  • Nem tudo que reluz é oiro