SóProvas


ID
2660710
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O quadro conceitual conhecido como as “Cinco Forças de Porter” apoia a análise da influência dos Fornecedores, Clientes, Nível de Rivalidade, Novos Entrantes e Bens Substitutos na lucratividade média de um determinado setor. Um elemento extra — o papel dos Complementares — também passou a ser considerado nessa análise por também influenciar o nível de lucratividade das empresas de um setor.

A influência direta dos complementares faz aumentar

Alternativas
Comentários
  • Letra C
     

    Brandenguguer e Nalebuff propõem a estrutura da rede de valor, na qual destacam os papéis críticos dos complementadores para o sucesso e a sobrevivência de um negócio. Para os autores, eles são participantes dos quais os clientes compram produtos ou serviços complementares ou para os quais os fornecedores vendem recursos complementares.

     

    No lado da demanda, eles aumentam a disposição dos compradores a pagar pelos produtos; no lado da oferta, reduzem o preço exigido pelo fornecedores por seus insumos.
     

    Livro planejamento estratégico e competitividade em saúde - série gestão .- Haino burmester,Marcelo marinho aidar

     

    Bons estudos !!!

  • o professor não falou sobre nada disssoooooooooooooooooooo

  • Os complementadores são definidos como a contrapartida dos concorrentes, embora possam atuar como complementadores não só os concorrentes mas também qualquer integrante das outras forças externas, ou até de outras indústrias não relacionadas. O conceito de complementadores aplica-se, assim, a todos os participantes das atividades relacionadas com uma indústria, que podem, pela sua relação com a mesma, aumentar a sua rentabilidade.

    Este conceito é oposto ao dos concorrentes. Mais amplamente, o conceito de complementadores é oposto ao de todas as cinco forças do modelo de Porter, porquanto estas forças tendem sempre a diminuir a rentabilidade de uma indústria enquanto os complementadores tendem a aumentá-la. Tanto os concorrentes dentro da indústria quanto os compradores e fornecedores, exercendo seu poder de barganha, e os substitutos e novos entrantes, concorrendo pelos mesmos compradores, tendem a levar a rentabilidade da indústria ao seu nível básico, ou mínimo da economia.

    Os complementadores afetam a rentabilidade da indústria ao influenciar tanto as relações dos concorrentes com os fornecedores quanto com os compradores os complementadores atuam junto a uma indústria no sentido de melhorar seu poder, ou relacionamento, com os fornecedores, ou melhorando seu poder, ou relacionamento, com os compradores, com isso aumentando a rentabilidade da mesma.

    https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace;/bitstream/handle/10438/2320/142987.pdf?sequence=2&isAllowed=y