SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2018 - Transpetro - Engenheiro Júnior - Produção


ID
2660689
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma das atividades principais na fabricação de pregos para a construção civil é o corte de bobinas de arame. Sabe-se que a empresa X produz pregos para a construção civil, e seu processo encontra-se estatisticamente controlado: o comprimento desses pregos é de 10 cm, e o desvio-padrão é de 0,5 cm. A cada hora o supervisor de qualidade extrai 4 pregos desse processo para elaborar um gráfico de controle.


A partir desse processo amostral, quais os limites superior e inferior, respectivamente, desse gráfico de controle, considerando-se que tais limites se encontram 3 desvios-padrão distantes da média?

Alternativas
Comentários
  • Limites: média +- 1,5desvio-padrão

    média = 10

    desvio-padrão = 0,5

    Limite superior: 10 + 1,5(0,5) = 10,75

    Limite inferior: 10 - 1,5(0,5) = 9,25

  • Como ele retira uma amostra de n=4, no cálculo dos limites aplica-se a fórmula dividindo o desvio padrão pela raiz do tamanho da amostra:

    LSC = µ + 3.ơ/√n  

    LSC = 10 + 3.0,5/√4 = 10,75

    LIC = µ - 3.ơ/√n 

    LIC = 10 - 3.0,5/√4 = 9,25

    Letra (C)


ID
2660692
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma das dificuldades encontradas pelos pequenos empresários é a correta definição de preço dos seus produtos. O proprietário de uma academia de ginástica oferece a modalidade de crossfit como uma das atividades indicadas para queima de calorias em curto espaço de tempo. Após 12 meses sem reajustar o preço da mensalidade dessa modalidade, o proprietário realizou um estudo sobre impactos do preço sobre a demanda pelo serviço ofertado. Ele chegou à conclusão de que, se a mensalidade passar dos atuais R$ 200,00 para R$ 250,00, a demanda pelo serviço cairá 10%. Desconsidere as demais variáveis que possam, eventualmente, influenciar na relação entre preço e demanda.


Em relação à demanda, tem-se que ela

Alternativas
Comentários
  • Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em menor proporção que o aumento nos preços, desta forma a receita total aumenta.

    Com base na afirmação e por eliminação:  Alternativa C

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/demanda-elastica-e-inelastica-e-oferta-e-demanda/66271/

    Ou inda temos o seguinte:

    Elasticidade preço da demanda (Ep): Ep= (delta Q/delta P) x (P/ Q), 

    com base no comando da questão que afirma: "...a demanda pelo serviço cairá 10%." e atribuindo: Qinicial=100 e Qfinal=90 (queda de 10% da demanda), e substituindo os valores, temos que:

    Ep= [(90 - 100)/(250-200)] x (200/100)  

    Atenção: na segunda parte, devemos pegar os valores de P e Q INICIAIS, ou seja, P=200 e Q=100.

    Logo:

    Ep=  (-10/50) x (2)

    Ep=  (-0,2) x 2

    Ep= -0,4

    Portanto, a elasticidade é igual a 0,4 em MAGNITUDE.
    Desse modo, como Ep < 1, temos que a elasticidade é INELÁSTICA.

    Gabarito C

    Fonte: Q369180 Comentário do Consegui André


ID
2660695
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um dos conceitos mais importantes presentes em Projeto de Sistemas Produtivos é a definição de “fit”, ou ajuste.


Esse conceito consiste em melhorar a congruência entre

Alternativas
Comentários
  • Onde tem isso?

  • A relação entre conceito e pacote traz à tona a definição de "ajuste" (do termo em inglês fit) entre o sistema de operações e o ambiente no qual uma organização está inserida, assunto comum nos estudos de estratégia de operações (Ferdows; Thurnheer, 2011; McCarthy, 2004). Quando a ideia de "ajuste" é aplicada para a análise do relacionamento entre conceito e pacote, pode-se entender que, para que o projeto do serviço esteja sintonizado com a estratégia da organização, o pacote de serviços deverá estar alinhado com o conceito do serviço que a empresa adota ou pretende adotar. Daí surge a ideia de alinhamento conceito-pacote.


ID
2660698
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um processo típico de desenvolvimento de produto é dividido em macrofases, a saber: Pré-desenvolvimento, Desenvolvimento e Pós-desenvolvimento. A macrofase de Desenvolvimento, por sua vez, é dividida em diversas fases. Uma dessas fases tem como objetivo criar, a partir do Plano do Projeto, as chamadas Especificações-Meta, compostas pelos requisitos e informações qualitativas necessários para o desenvolvimento do futuro produto.

O nome dessa fase é

Alternativas
Comentários
  • alguém pode explicar?

  • ESPECIFICAÇÕES-META - Conjunto de objetivos ou metas a que o produto deve atender. Esse conjunto de informações elaboradas durante o Projeto Informacional do produto, deve refletir as características que o produto deverá ter para atender às necessidades dos clientes.

    http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/389_aula_5_ppepi.pdf

  • DESENVOLVIMENTO

    a)Projeto informacional: a partir das informações coletadas na Macrofase anterior (pré-desenvolvimento) são desenvolvidas as especificações-meta do produto, isto é, ascaracterísticas técnicas que o produto deverá possuir para atender a necessidade do consumidor. Após estabelecer as especificações-meta são determinados os critérios de avaliação para a tomada de decisões das fases seguintes do desenvolvimento;

    b) Projeto conceitual: relaciona-se com a busca, criação, representação e seleção de informações tendo início na atualização das especificações-meta. A busca consiste em benchmarking. A criação é direcionada pelas necessidades e requisitos do produto. A representação por sua vez, ocorre junto à criação e é feira por meio de desenhos ou esquemas podendo ser manuais ou com auxílio computacional. Por fim, é realizada a seleção de informações baseada em métodos adequados às necessidades previamente definidas. Desta forma, esta fase elabora e define o conceito do produto, o qual é composto por:integração dos princípios de solução; arquitetura, layout, estilo de produto etc;

    c) Projeto detalhado: desenvolve e finaliza todas as especificações do produto ou processo, que posteriormente serão encaminhados à manufatura e demais fases do desenvolvimento. É nesta fase que se obtém as especificações finais do produto quanto aos desenhos, tolerância, plano de processo, material de suporte ao produto, projeto das embalagens e seu término de vida. Vale ressaltar que é nesta subfase do desenvolvimento que é garantida o sucesso do produto, uma vez que aqui são detalhadas todas as especificações para o desenvolvimento do protótipo do mesmo e na fase seguinte é testada a sua manufaturabilidade, ou seja, capacidade de ser fabricado e reproduzido. O desenvolvimento de protótipo são parte das fases de projeto detalhado e preparação;

    d) Preparação para produção: inicia os produtos no mercado nas condições de manufatura atendendo aos requisitos definidos nas fases anteriores. Envolve a obtenção de recursos de fabricação, produção piloto (protótipo), otimização da produção, especificação dos processos e manutenção, e capacitação de pessoal. Os protótipos são produzidos e testados e posteriormente homologados. Homologar é o mesmo que verificar se estes protótipos atendem todos os requisitos anteriormente definidos e/ou padrões específicos da indústria (ROZENFELD et al., 2006). Porém, é necessário verificar se a empresa possui capacidade de produzir os produtos com a mesma qualidade do produto piloto atendendo às mesmas necessidades e requisitos dos clientes ao longo do seu ciclo de vida. Este é o ponto abordado pela pesquisa que ser á explicitado no estudo de caso;

    e) Lançamento do produto: Insere o produto no mercado garantindo os serviços de atendimento ao cliente e assistência técnica, levando em consideração também as campanhas de marketing;


ID
2660701
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O Design Thinking vem sendo frequentemente adotado nas empresas para diferentes aplicações, tendo como objetivo primordial a construção de soluções de problemas considerados complexos.


A característica determinante do Design Thinking, enquanto ações mobilizadoras para resolução de problemas, se dá pela(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra A


    O design thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar a problemas complexos, com um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade. Nesse sentido, ele é parte do paradigma Arquitetura/Design/Antropologia (A/D/A), caracterizado pela inovação e pelo human-centered design. Esse paradigma também é focado em um estilo de trabalho colaborativo e interativo e um pensamento mais abdutivo, comparado as práticas associadas com as formas mais tradicionais de administração, ligadas ao trinômio Matemática/Economia/Psicologia (M/E/P).

     

    Apesar de apresentar as mais diversas etapas, de forma nenhuma o Design Thinking pode ser pensado de forma linear, em uma sequência de fase. Ao contrário, cada etapa permeia a outra, fazendo parte de um todo coerente. Devido a sua natureza não-linear, a configuração das fases de um processo podem ser configuradas de forma a se adequar a um problema ou projeto em questão.

     

    Assim, um processo de design thinking pode ser dividido, mas não sequenciado, em:

     

    Imersão 

     

    Análise e síntese Os dados coletados na fase de imersão, organizados em cartões de insights, devem ser submetidos a uma fase de análise e síntese, de forma a serem organizados e criar padrões identificáveis, dentro de uma lógica que permita a compreensão do problema em questão.Nessa etapa, várias ferramentas podem ser usadas, como: cartões de insight, diagramas de afinidades (organização e agrupamento de cartões de insight com base em afinidades, similaridades, dependências ou proximidades, gerando um organograma),mapas conceituais (visualização gráfica, construída para organizar dados coletados em trabalho de campo), critérios norteadores (diretrizes balizadores do projeto), etc.

     

    Ideação ou ideation

     

    Prototipação ou prototipagem

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_thinking

     

    Bons estudos !!!

  • a-

    Design Thinking pode ser entendido como o modelo de pensamento que vem do campo do Design e, consequentemente, faz parte da prática dos designers. Design pode ajudar nas tarefas de diferentes profissionais. não existe uma "melhor forma" de percorrer o processo. o continuum da inovação é um sistema de espaços que se sobrepõem é nao uma sequência de passos ordenados.é inspiração, o problema ou oportunidade que motiva a busca soluções e a ideação como o processo de gerar, desenvolver e testar ideias.


ID
2660704
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um dos fundamentos de excelência, segundo a Fundação Prêmio Nacional da Qualidade, é o compromisso com as partes interessadas.

Tal fundamento orienta que uma efetiva gestão de partes interessadas deva

Alternativas

ID
2660710
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O quadro conceitual conhecido como as “Cinco Forças de Porter” apoia a análise da influência dos Fornecedores, Clientes, Nível de Rivalidade, Novos Entrantes e Bens Substitutos na lucratividade média de um determinado setor. Um elemento extra — o papel dos Complementares — também passou a ser considerado nessa análise por também influenciar o nível de lucratividade das empresas de um setor.

A influência direta dos complementares faz aumentar

Alternativas
Comentários
  • Letra C
     

    Brandenguguer e Nalebuff propõem a estrutura da rede de valor, na qual destacam os papéis críticos dos complementadores para o sucesso e a sobrevivência de um negócio. Para os autores, eles são participantes dos quais os clientes compram produtos ou serviços complementares ou para os quais os fornecedores vendem recursos complementares.

     

    No lado da demanda, eles aumentam a disposição dos compradores a pagar pelos produtos; no lado da oferta, reduzem o preço exigido pelo fornecedores por seus insumos.
     

    Livro planejamento estratégico e competitividade em saúde - série gestão .- Haino burmester,Marcelo marinho aidar

     

    Bons estudos !!!

  • o professor não falou sobre nada disssoooooooooooooooooooo

  • Os complementadores são definidos como a contrapartida dos concorrentes, embora possam atuar como complementadores não só os concorrentes mas também qualquer integrante das outras forças externas, ou até de outras indústrias não relacionadas. O conceito de complementadores aplica-se, assim, a todos os participantes das atividades relacionadas com uma indústria, que podem, pela sua relação com a mesma, aumentar a sua rentabilidade.

    Este conceito é oposto ao dos concorrentes. Mais amplamente, o conceito de complementadores é oposto ao de todas as cinco forças do modelo de Porter, porquanto estas forças tendem sempre a diminuir a rentabilidade de uma indústria enquanto os complementadores tendem a aumentá-la. Tanto os concorrentes dentro da indústria quanto os compradores e fornecedores, exercendo seu poder de barganha, e os substitutos e novos entrantes, concorrendo pelos mesmos compradores, tendem a levar a rentabilidade da indústria ao seu nível básico, ou mínimo da economia.

    Os complementadores afetam a rentabilidade da indústria ao influenciar tanto as relações dos concorrentes com os fornecedores quanto com os compradores os complementadores atuam junto a uma indústria no sentido de melhorar seu poder, ou relacionamento, com os fornecedores, ou melhorando seu poder, ou relacionamento, com os compradores, com isso aumentando a rentabilidade da mesma.

    https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace;/bitstream/handle/10438/2320/142987.pdf?sequence=2&isAllowed=y


ID
2660713
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A partir de uma perspectiva interna das empresas, a Visão Baseada em Recursos (VBR) consiste em uma abordagem da Estratégia Empresarial que reconhece a importância dos recursos relacionados à empresa como fonte de vantagem competitiva. Torna-se importante, pois, o desenvolvimento e a efetiva gestão desses recursos, entendidos aqui como os ativos financeiros, físicos, humanos, tecnológicos e organizacionais utilizados para se gerar valor. Entretanto, para a efetiva gestão de tais recursos, é importante que se adotem critérios para destacar quais deles são mais valiosos sob o ponto de vista do posicionamento estratégico diferenciado.

Sob este aspecto, os recursos considerados valiosos devem ser

Alternativas
Comentários
  • Letra D 

     

    Recursos raros, valiosos, inimitáveis e insubstituíveis são particularmente interessantes por proporcionarem vantagem competitiva sustentável às empresas que os possuem (BARNEY, 1991).

     

    http://www.anpad.org.br/admin/pdf/3Es583.pdf

     

    Bons estudos !!! Persista sempre !

  • Barney (1991) propõe que para o recurso de uma empresa ter um potencial para uma vantagem competitiva sustentável deve possuir quatro atributos:

    a) deve ser valioso. no sentido de explorar as oportunidades e/ou neutralizar ameaças no ambiente da firma;

    b) deve ser raro entre os competidores atuais e potenciais;

    c) deve ser imperfeitamente imitável e

    d) não pode possuir um substituto equivalente para este recurso valioso. raro e imperfeitamente imitável.


ID
2660716
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A estrutura de uma organização pode ser entendida como uma combinação de seis partes básicas, a saber: Ápice Estratégico, Linha Intermediária, Núcleo Operacional, Ideologia, Tecnoestrutura e Equipe de Apoio. A combinação dessas partes leva a diferentes configurações adotadas pelas organizações.

Sobre essas configurações, tem-se que a organização

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • Segundo Mintzberg (no livro "Criando Organizações Eficazes"), os mecanismos de coordenação são:

    • ajuste mútuo
    • supervisão direta
    • padronização de habilidades
    • padronização de processos
    • padronização de resultados

    E as 6 partes da organização (citadas na questão) são:

    • cúpula estratégica
    • linha intermediária
    • núcleo operacional
    • tecnoestrutura
    • assessoria de apoio
    • ideologia

    Estas originam as 6 configurações (com nomenclatura original e da prova):

    • estrutura simples (organização empreendedora ou simples);
    • forma divisionalizada (org. diversificada)
    • burocracia profissional (org. profissional)
    • burocracia mecanizada (org. mecânica ou máquina)
    • adhocracia (org. inovadora)
    • (org. missionária)
    • (org. política)

    Analisando as alternativas:

    A) Errado. Como a parte principal é a cúpula, existe a supervisão direta, mas não há padronização na organização empreendedora.

    B) A banca considerou certa. A organização profissional é centrada na padronização de habilidades, o componente-chave é o núcleo operacional. Por este motivo, acredito que a tecnoestrutura (que é da padronização de processos) seja menos relevante que o núcleo operacional e a equipe de apoio.

    C) Errado. A organização política é a mais esquisita (não achei no livro), não tem coordenação nem parte principal, pois mal tem divisão. “Clareza” é o que tem de menos.

    D) Errado. Organização máquina é mecanizada, parte principal é a tecnoestrutura, mecanismo de coordenação é a padronização de processos, não ajustes mútuos. Não sei o que é “coordenação lateral”

    E) Errado. Missionária não tem divisão clara das tarefas nem de cargos, "cada um faz um pouco do que sabe". A parte principal é a ideologia.

    Alt B.

  • Nessa imagem podemos ver que a tecnoestrutura realmente é menor que a equipe de apoio na burocracia profissional de Mintzberg.

    https://slideplayer.com.br/slide/8409012/25/images/18/Burocracia+Profissional.jpg


ID
2660719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um projeto organizacional tem, como um dos objetivos, adequar a divisão do trabalho, os mecanismos de coordenação, e as relações de autoridade e poder às necessidades da empresa. Um componente importante desse projeto é a definição do arranjo organizacional.

O arranjo organizacional do tipo funcional é mais adequado quando se verifica(m)

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

     

    Estrutura Funcional

     

     

    A estrutura mais indicada para pequenas empresas, tem como “dono” o pai da Teoria Clássica da Administração, Henri Fayol. Na estrutura funcional os recursos estão organizados em departamentos. Por exemplo: administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, etc.

     

     

    Os recursos alocados em cada departamento respondem a um único chefe. Além disso, cada área tem pessoas que compartilham de conhecimentos e habilidades similares.

     

     

    Vantagens

     

    - Departamentos formados por pessoas que falam a mesma língua. Com isso, a comunicação dentro de cada área (intradepartamental) é facilitada.

     

    - A especialização é valorizada.

     

    - Níveis hierárquicos são bem definidos. Desse modo, cada colaborador consegue visualizar qual é o próximo degrau a atingir.

     

    - Incentiva as especializações, pois dentro de cada área há os especialistas.

     

    - Orientação de cada pessoa para atividades que utilizem sua capacidade com eficácia.

     

     

    Desvantagens

     

    - Se a comunicação intradepartamental é rápida, o mesmo não ocorre entre as diferentes áreas (interdepartamental). Por esse motivo, a empresa demora a dar uma resposta rápida ao mercado. Essa é uma das razões pelas quais empresas dinâmicas podem ter problema com a estrutura organizacional funcional.

     

    - Não existe a preocupação da empresa com um todo. Cada área se preocupa em cumprir seus objetivos e prioridades.

     

     

    As pequenas empresas tendem a se beneficiar dessa estrutura porque geralmente não têm problemas de comunicação.

     

     

    https://www.treasy.com.br/blog/tipos-de-estrutura-organizacional/

     

     

    Bons estudos ! Persista sempre!


ID
2660722
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Sabe-se que a inovação tem se mostrado um elemento primordial para sustentação da vantagem competitiva das organizações. Gerir inovação nas organizações não é um processo simples, já que exige um comprometimento muito grande por parte de todos os colaboradores, além de envolver muitas incertezas e complexidades. Uma das características marcantes de organizações inovadoras é a sua capacidade de serem ambidestras.


Organizações ambidestras são aquelas que

Alternativas
Comentários
  • Em linhas gerais, empresas ambidestras são aquelas que conseguem, simultaneamente, serem eficientes na exploração de seu modelo de negócio tradicional, e dinâmicas e criativas na implementação de modelos novos aproveitando as vantagens das tecnologias rompedoras presentes no ambiente digital .

     

    Gabarito B

  • Não esquecer do Manual de Oslo,galera.

  • Letra B


    Definida como a capacidade de balancear esforços entre atividades de exploitation e exploration, respectivamente fundamentadas em inovações incrementais e radicais, a ambidestralidade tem sido apontada como capacidade essencial na criação de vantagem competitiva.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902013000200006

     

    Bons estudos !!! Persista sempre !


ID
2660725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um prestador de serviços logísticos designado como 4 PL é aquele que fornece

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Fourth-party Logistics rovider (4PL) ou supply chain logistics ou lead logistics provider (LLP) – O 4PL é uma evolução do 3PL. O 4PL serve para servir melhor à resposta do cliente, de forma personalizada e flexível. Ele acaba por gerir e executar operações logísticas complexas, que incluem recursos a outros prestadores de serviços, tanto de transporte como de armazenagem, ou ainda na área dos sistemas logísticos de informação. Assim, um 4PL é um prestador de serviços logísticos (PSL) com meios próprios, mas que também faz a agregação de meios de outros prestadores de serviços logísticos. Funciona, perante o cliente, como o contratador único, muito embora se saiba que depois, para efectuar as operações, necessita de recorrer a meios de empresas externas, que subcontrata. O prestador de serviços do tipo fourth-party realiza um contrato único que gere e integra todos os tipos de recursos necessários, inspecciona, administra e fiscaliza todas as funções dos 3PL que contrata. No processo, segue a cadeia de abastecimento, sabendo que está perante um mercado global, em que procura somar vantagens competitivas por efeito de gestão e agregação de terceiros. Este tipo de prestador de serviços consegue operar num espaço geográfico mais alargado. Chega onde é difícil chegar, num curto espaço de tempo, nas condições adequadas e a um custo teoricamente mais baixo

    Origem: Wikipédia


ID
2660728
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa aumentou o volume de produção de um único produto, mantendo seus custos fixos de produção constantes e com diminuição do custo unitário médio do bem produzido no período de três anos, sem realizar novos investimentos em infraestrutura, equipamentos ou tecnologia que modifiquem sua capacidade produtiva.

Nesse caso, a empresa realizou uma

Alternativas
Comentários
  • 3 anos não é LP? Marquei letra b

  • A questão diz ao longo de 3 anos e ñ daqui a 3 anos. Então é curto prazo.

  • Alguém pode explicar melhor?

  • A longo prazo, as empresas podem escolher sua tecnologia de produção e alterar qualquer coisa em seu negócio, de modo que todos os custos são variáveis. Se você tem um contrato de arrendamento de um ano em sua fábrica, então o longo prazo é qualquer período maior do que um ano, tendo em vista que depois de um ano você não estará mais vinculado ao contrato de arrendamento. Nenhum custo é fixo no longo prazo. As curvas de custo médio de curto prazo assumem a existência de custos fixos, e somente os custos variáveis podem mudar. Na curva de custo médio de longo prazo, todos os custos são variáveis.


ID
2660731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um engenheiro de produção deve decidir se propõe a aquisição de um equipamento no valor de R$ 800.000 para expandir a capacidade produtiva da fábrica. Com a adição do novo equipamento, estima-se que o lucro líquido ao final de 3 anos seria de R$ 900.000, com os fluxos de caixa anuais de R$ 200.000, R$ 300.000 e R$ 400.000, respectivamente no primeiro, segundo e terceiro anos de operações. Estima-se que o custo de capital seja de 10% ao ano, nos três anos do projeto.


Nessas condições, tem-se o seguinte:

Alternativas

ID
2660737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma empresa captou R$ 100.000 reais a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês.


Ao cabo de seis meses no futuro, essa dívida terá um valor em reais, no presente, de

Alternativas
Comentários
  • Só de saber que são 6 meses a juros compostos de 1%, dá pra tirar A, B e C por renderem menos.

    A letra D também dá pra eliminar por ser referente a juros simples. Como juros compostos dão um pouco a mais, vc marca a E.

  • Dados da questão:

    C = 100.000,00

    i = 1% a.m. = 0,01

    n = 6 meses

    Usando a fórmula de montante para juros compostos. Teremos:

    M = C*(1 + i)^n

    M = 100.000*(1 + 0,01)^6

    M = 100.000*(1,01)^6

    M = 100.000*1,06152

    M = 106.152,00

    Gabarito: Letra “E"

  • Não tem como fazer sem a tabela, pois perderia muito tempo. Você calcula pela capitalização simples que dará R$ 106,00. Aí da pra eliminar as letras a a d. Só pode ser o maior que 106,00 pq é juros compostos.

  • Notou que não precisava de nenhum cálculo ?

    Bastava saber que 6% ao Mês em juros compostos um Capital de 100000 vai render mais de 6000 de juros.

    Vai direto pra letra correta- E

    Se fossem juros simples o gabarito seria letra D

  • Notou que não precisava de nenhum cálculo ?

    Bastava saber que 6% ao Mês em juros compostos um Capital de 100000 vai render mais de 6000 de juros.

    Vai direto pra letra correta- E

    Se fossem juros simples o gabarito seria letra D


ID
2660740
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

As heurísticas e meta-heurísticas são bastante utilizadas em modelagem matemática e simulações na Engenharia de Produção, sobretudo nas situações para as quais

Alternativas
Comentários
  • não teve só o tempo, mas sim o esquecimento dos envolvidos.

  • E a súmula se baseia no artigo 366 (citado por edital e réu não comparece). Assim, o processo ficará suspenso.

  • ˜Tese mitigada: “2. A Terceira Seção desta Corte, flexibilizando o

    disposto no verbete sumular n. 455 do STJ, tem entendido que a

    fundamentação da decisão que determina a produção

    antecipada de provas pode limitar-se a destacar a probabilidade

    de que, não havendo outros meios de prova disponíveis, as

    testemunhas, pela natureza de sua atuação profissional, marcada

    pelo contato diário com os fatos criminosos que apresentam

    semelhanças em sua dinâmica, devem ser ouvidas com a

    possível urgência˜


ID
2660746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A técnica de reposição de estoques gerenciada pelo vendedor consiste na reposição de estoques do cliente a cada vez que o nível de estoques de um produto atinja um nível crítico, de estoque mínimo, sem que o cliente necessite fazer a colocação de um pedido. Essa técnica visa a evitar faltas e excesso de estoques.

Ela é comumente designada pela sigla

Alternativas
Comentários
  • Vendor Managed Inventory (VMI), em português Estoque Gerenciado pelo Fornecedor, é um sistema para otimizar o desempenho da cadeia de suprimento, em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de estoque nos clientes. O fornecedor tem acesso aos níveis de estoque do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos.

    Gab: Letra A


ID
2660749
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma camisaria vendeu 3.000 unidades de um único produto a R$ 6,7 por unidade. Seus custos variáveis unitários foram de R$ 3,6, e os custos fixos totais de R$ 5.000. O gerente da camisaria projetou para o próximo mês uma produção de 5.000 unidades desse mesmo produto, esperando obter um lucro total de R$ 5.000.


Com todas as outras quantidades permanecendo constantes, o preço unitário de venda deverá ser de

Alternativas
Comentários
  • Basta fazer Lucro= Receita - Custos( fixos e variáveis)

  • Poderia explicar melhor?

  • L = R - CV - CF

    R = L + CV + CF

    R= 5000 + (3,6*5000)+5000

    R = 28000, R = Pv*q

    P = 28000/5000 = 5,6


ID
2660752
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma rede de supermercados se instala num bairro que apresenta uma velocidade de crescimento bem superior à estimada inicialmente, levando a um consequente aumento não antecipado da demanda. Com o objetivo de manter sempre um bom nível de serviço para os seus clientes, a gerência da rede resolveu investigar, através da análise do ponto do equilíbrio, em quanto a demanda mensal deveria crescer, a partir dos níveis atuais, para que se justificasse um novo incremento de capacidade, de modo a dobrar suas instalações. Sabe-se que o custo fixo da atual operação é de R$ 600.000,00 e que o do incremento de capacidade desejado será de R$ 300.000,00. Sabe-se, ainda, que cada consumidor, em média, consome R$ 90,00, e estima-se que o custo médio correspondente às compras de cada consumidor seja de R$ 60,00.

Nessas condições, verifica-se que a demanda mensal deverá crescer

Alternativas
Comentários
  • O lucro por consumidor é de 90-60=30.

    É o lucro que vai pagar o incremento, então 300.000/30 = 10.000 clientes.

    Se for 10.000 exato, vai apenas pagar, vai ficar no zero a zero. Por isso precisa ser mais que 10.000. Letra C.


ID
2660755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um fabricante de eletrodomésticos envia uma carga de 60 televisores para um Centro de Distribuição (CD), que fará a separação desses aparelhos em 20 televisores para entrega imediata em três caminhões menores para três clientes diferentes, sem estocar os produtos no CD.


Esse procedimento é chamado de

Alternativas
Comentários
  • As instalações do tipo transit point são bastante similares aos centros de distribuição avançados, mas não mantêm estoques. O transit point é localizado de forma a atender a determinada área do mercado distante dos armazéns centrais e opera como uma instalação de passagem, recebendo carregamentos consolidados e separando-os para entregas locais a clientes individuais.

    Uma característica básica dos sistemas tipo transit point é que os produtos recebidos já têm os destinos definidos, ou seja, já estão pré-alocados aos clientes e podem ser imediatamente expedidos para entrega local. 

    Gab: Letra B

    Cross Docking: As instalações deste tipo operam sob o mesmo formato que os transit points, mas caracterizam-se por envolver múltiplos fornecedores que atendem clientes comuns. Cadeias de varejo são candidatas naturais à utilização desse sistema e, de fato, existem inúmeros exemplos da utilização intensiva do cross-docking nesse setor.

    Merge in transit: É uma extensão do conceito de cross-docking combinado com sistema JIT. Ele tem sido aplicado à distribuição de produtos de alto valor agregado, formado por multicomponentes que têm suas partes produzidas em diferentes plantas especializadas. Um exemplo claro são as estações de trabalho, formadas por CPUs, monitores e teclados. Tradicionalmente, os componentes são consolidados em armazéns centrais e expedidos aos clientes com base na disponibilidade de estoques. Esse esquema, além de levar a movimentações redundantes, apresenta alto custo de estoque e grande risco de obsolescência, em virtude da grande perecibilidade dos produtos de alta tecnologia.


ID
2660758
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

No que diz respeito aos procedimentos e conceitos para definição da estratégia e do planejamento de capacidade de processos produtivos, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • alguém me explica como backlog pode ser fonte de capacidade.


ID
2660761
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O fordismo é um sistema clássico de organização industrial que consolidou o modelo de linhas de montagem como forma de produzir grandes volumes de produto a baixo custo.

Um dos elementos que viabiliza tal sistema é a especialização da mão de obra, caracterizada por um trabalho, no qual o operador

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    "Uma das principais características do fordismo foi o aperfeiçoamento da . Os veículos eram montados em , que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado. Buscava-se assim a eliminação do movimento inútil: o objeto de trabalho era entregue ao operário, em vez de ele ir buscá-lo. Cada operário realizava apenas uma operação simples ou uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores."

  • ✅ Alternativa A - executa, repetidamente, somente uma estreita variedade de atividades, possibilitando rápido treinamento.

    Um dos elementos que viabiliza tal sistema é a especialização da mão de obra, caracterizada por um trabalho, no qual o operador [...]

    O Fordismo é caracterizado pela repetição e número reduzido de funções do operador. Assim, para se treinar, não se leva muito tempo, pois o trabalho é específico., e não um amplo conjunto de atribuições.

    Sempre lembro dessa cena de "Tempos Modernos":

    https://youtu.be/XFXg7nEa7vQ?t=78


ID
2660767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um equipamento A é formado por três componentes X essenciais independentes que interagem. Em testes de confiabilidade realizados no componente X, observou-se que, em sua expectativa de vida, somente 2% de X falharam.


Dessa forma, uma vez que o componente X possui grau de confiabilidade 0,98, qual é a confiabilidade do equipamento A?

Alternativas
Comentários
  • Sendo A formado por 3 componentes X e o grau de confiabilidade de X igual a 0,98, temos:

    Grau de confiabilidade de A = 0,98*0,98*0,98 = 0,94, aproximadamente.


ID
2660770
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um dos métodos utilizados em projetos de postos de trabalho consiste no estudo de movimentos, que contempla o “estudo detalhado dos movimentos de cada mão, seguido por uma detalhada e cuidadosa aplicação dos princípios de economia dos movimentos” (BARNES, 1977, p.87).


A ferramenta que permite visualizar o trabalho em termos de movimentos elementares das mãos é o

Alternativas
Comentários
  • GAB C Gráfico das duas mãos (ou gráfico de operação) Dois símbolos são ... o movimento da mão em direção a uma peça, e o círculo maior ... Avante!

ID
2660776
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Nas últimas três décadas, os países ocidentais vêm experimentando uma mudança na sua base econômica, tradicionalmente manufatureira e industrial, para uma era informacional predominantemente sustentada pela prestação de serviços. No entanto, essa rápida mudança no mercado não foi acompanhada pelo desenvolvimento de métodos e/ou técnicas para o projeto de novos serviços (Tatikonda e Zeithaml, 2002), como, de fato, tradicionalmente, já existem modelos consolidados para o projeto e desenvolvimento de produtos (Bullinger et al., 2003). (MALLET, LIPPI, 2013, p.97)

Nesse contexto, sobre as abordagens existentes para dar suporte ao desenvolvimento e à criação de serviços, tem-se que

Alternativas

ID
2660779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O departamento de engenharia e manutenção da indústria X está deliberando sobre a política de manutenção de um equipamento considerado recurso crítico para o sistema produtivo. Após análise do manual técnico e de desempenho do equipamento em operação, foi possível identificar que a vibração mecânica é um parâmetro relacionado ao desempenho do equipamento. Dessa forma, a indústria optou por instalar sensores no equipamento, de modo a implementar o método de análise de vibrações.


Esse método é adotado em manutenção do tipo

Alternativas
Comentários
  • GAB C Manutenção preditiva A manutenção preditiva é uma metodologia, isto é, trata-se de uma filosofia corporativa, conhecida como uma técnica de manutenção com base no estado do equipamento. A preditiva faz o acompanhamento periódico das máquinas, baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramentos ou inspeções em campo. O principal objetiva da preditiva é a verificação pontual dos equipamentos a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar gastos maiores com manutenções corretivas. https://googleweblight.com/i?u=https://www.manutencaopreditiva.com/manutencao/manutencao-preventiva-x-preditiva&hl=pt-BR

ID
2660782
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O CRP (Capacity Requirements Planning) e o MRP (Material Requirement Planning) são módulos de planejamento e controle da produção de curto prazo do MRP II (Manufacturing Resource Planning).


São requisitos imediatos de entrada para esses módulos:

Alternativas

ID
2660785
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O planejamento agregado é parte integrante do processo de planejamento e controle da produção. Planejar determina o que se pretende que aconteça em algum momento no futuro. Controlar é o processo de se ajustar quando os fatos não acontecem como o esperado.


Qual dos seguintes fatores difere por ocasião do estabelecimento do planejamento agregado em um serviço e em uma manufatura?

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar? Não seria a C a resposta correta por não ser possível "estocar" serviço?

  • Deve-se buscar uma variável presente em um planejamento que não esteja em outro.

    Alguns serviços usam materiais secundários, Ex: Sabão automotivo para um lava jato.

    Mas a capacidade instalada desse lava jato (pelo menos no curto prazo de análise da questão) não se deteriora ou é perecível, uma vez que o serviço é consumido no ato em que é produzido.


ID
2660791
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma estratégia criativa e distintiva que proporcione uma vantagem competitiva sustentável é importante porque

Alternativas

ID
2660794
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma das principais responsabilidades de um gerente é conseguir o uso produtivo dos recursos de uma organização. Produtividade é o indicador utilizado para descrever isso, medindo a relação entre output (bens e serviços produzidos) e input (recursos empregados). Para organizações sem fins lucrativos, uma maior produtividade significa custos mais baixos. Nas organizações com fins lucrativos, a produtividade é um fator importante para determinar o quão competitiva é a empresa.

Qual das seguintes ações tende a reduzir a produtividade de uma empresa?

Alternativas
Comentários
  • Com a existência de Trabalhadores Inexperiente as chances de ocorrem acidentes, falhas, retrabalhos, etc., são maiores. Nesse contexto, a tendência é que a produtividade da empresa diminua.


ID
2660797
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Os objetivos mais amplos, que as operações produtivas necessitam perseguir para satisfazer seus stakeholders, formam o pano de fundo para todo o processo decisório da produção. Entretanto, no nível operacional, é necessário um conjunto de objetivos mais estreitamente definidos. Segundo alguns autores, esses são cinco objetivos de desempenho básicos e se aplicam a todos os tipos de operações produtivas.

Considerando-se, por exemplo, uma empresa que atua no ramo de delivery, a seguinte descrição caracteriza o objetivo de desempenho denominado confiabilidade:

Alternativas
Comentários
  • GAB C NÃO IMPORTA NENHUMA ESTRUTURA OU SISTEMA SE NÃO CUMPRIR O QUE PROMETE. AVANTE!

ID
2660800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Os custos de controle da qualidade podem não ser pequenos, sejam eles de responsabilidade dos indivíduos ou de um departamento de controle da qualidade. Desse modo, faz-se necessário detectar todos os custos e benefícios associados à qualidade. Geralmente esses custos da qualidade são classificados em quatro categorias.

Nesse sentido, paradas na linha de produção, descarte de material e retrabalho são exemplos de custos de

Alternativas
Comentários
  • http://www.esac.pt/noronha/G.Q/Apontamentos%20GQ/custos_da_qualidade.htm

    É grande demais pra postar, então use o link que vc conseguirá ver todos os custos: colocarei só o resumo:

    Os custos das falhas internas são todos aqueles incorridos devido a algum erro do processo produtivo, seja ele falha humana ou falha mecânica. Quanto mais cedo erros são detectados, menores serão os custos envolvidos para corrigi-los. 

    Alguns exemplos de custos devidos a falhas internas são:

    - Refugos, sucatas;

    - Retrabalhar o produto;

    - Reinspeção dos produtos retrabalhados;

    - Paragens na linha;

    - Esperas;

    - Falhas do fornecedor; (cuidado com este aqui..parece falha externa mas não é)


ID
2660803
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Os movimentos competitivos e as abordagens gerenciais que a direção de uma empresa usa para aumentar o negócio, atrair e satisfazer os clientes, realizar operações e atingir os objetivos organizacionais são usualmente caracterizados como sendo sua(seu)

Alternativas
Comentários
  • GAB A Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. https://googleweblight.com/i?u=https://www.significados.com.br/estrategia/&hl=pt-BR Está diretamente ligada a como a direção da empresa encontra o "the best way" q na verdade não existe..o melhor caminho é o mais adaptável possível pra empresa, seja usando estratégias de sobrevicência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento ou inovando pq o q que interessa é qual mais se adequa, se sobressair é consequência....Avante!

ID
2660806
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Noventa e cinco por cento dos problemas relacionados à qualidade podem ser resolvidos com o uso de sete ferramentas quantitativas básicas, dentre as quais figura a Análise de Pareto. As “sete ferramentas para a qualidade”, como ficaram conhecidas, destinam-se a auxiliar pessoas na resolução de problemas de qualidade.


A Análise de Pareto tem o objetivo de

Alternativas

ID
2660809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Problemas de roteirização de veículos dizem respeito à vinculação de um grupo de clientes que devem ser visitados a um conjunto de veículos e respectivos motoristas, envolvendo também a programação e o sequenciamento das visitas. No método que se baseia no conceito de ganho, parte-se da pior situação possível: o veículo sai do CD com a mercadoria destinada a um único cliente e, após a entrega, o veículo retorna ao CD. Em seguida insere-se um outro cliente nessa rota.

Este método é conhecido sob a designação de

Alternativas
Comentários
  • Ballou (2006) pg 205, o metodo Clark -wright, também conhecido como método das economias.

    O objetivo do método economias é minimizar a distância total percorrida por todos os veículos e indiretamente minimizar o número de veículos necessários para servir a todas as paradas . A lógica está em começar com um veículo fictício servindo a cada parada e voltando ao depósito. Isso fornece a distância máxima a ser abordada no problema da roteirização. Em seguida, combinam-se 2 paradas no mesmo roteiro a fim de tornar possível a eliminação de um dos veículos e a redução da distância percorrida. A fim de determinar quais paradas a serem combinadas num roteiro, a distância economizada é calculada antes e depois da combinação. O processo iterativo continua até que todas as paradas sejam analisadas e avaliadas.


ID
2660812
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em projetos de redes logísticas, a localização de uma instalação depende de vários aspectos.


Um aspecto que NÃO é determinante para a definição da localização é (são)

Alternativas

ID
2660815
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação ao risco de assalto a residência, uma empresa de segurança classifica as habitações de um bairro residencial, como tendo risco elevado, médio ou baixo. 20% das habitações têm risco elevado de assalto e 40%, risco médio. De acordo com os registros oficiais, 30% das habitações com risco elevado já foram assaltadas, 90% das habitações de risco médio nunca foram assaltadas e apenas 1% das habitações de baixo risco foram assaltadas.

O percentual de habitações já assaltadas nesse bairro é de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • 20% risco elevado = 30 % foram assaltadas

    40% risco medio = 10% foram assaltadas já que 90% não foram assaltadas

    40% risco baixo = 1% foram assaltadas

    risco elevado e assaltadas = 0,2x0,3 = 0,06

    risco medio e assaltadas = 0,4*0,1 = 0,04

    risco baixo e assaltadas = 0,4*0,01=0,004

    soma todas os riscos = 0,06 + 0,04 + 0,004 = 0,104

    Resposta letra A) 0,10


ID
2660818
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei no 13.303/2016, as licitações realizadas e os contratos celebrados destinam-se a assegurar a seleção da proposta mais vantajosa, inclusive no que se refere ao ciclo de

Alternativas
Comentários
  • Lei n.13.303/2016

     

    Art. 31.  As LICITAÇÕES realizadas e os CONTRATOS celebrados por empresas públicas e sociedades de economia mista destinam-se a assegurar a seleção da proposta mais vantajosa, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto, e a evitar operações em que se caracterize sobrepreço ou superfaturamento, devendo observar os princípios da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório, da obtenção de competitividade e do julgamento objetivo.

  • A presente questão trata das licitações à luz da Lei nº 13.303/16 e busca a resposta naquela opção que contenha a informação correta.

    A solução objetiva desta questão encontra-se na Seção II do Capítulo I da Lei nº 13.303/16, a qual traz disposições de caráter geral sobre licitações e contratos das empresas públicas e das sociedades de economia mista, mais precisamente no seu art. 31, a seguir reproduzido, verbis:

    “Art. 31. As licitações realizadas e os contratos celebrados por empresas públicas e sociedades de economia mista destinam-se a assegurar a seleção da proposta mais vantajosa, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto, e a evitar operações em que se caracterize sobrepreço ou superfaturamento, devendo observar os princípios da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório, da obtenção de competitividade e do julgamento objetivo."  (negritei).

    Sendo assim, a Opção correta é a “D", a qual cita o CICLO DA VIDA DO OBJETO, fator que interfere na seleção da proposta mais vantajosa, em sede de licitação das empresas públicas e das sociedades de economia mista. As demais opções mencionam expressões que não correspondem ao tema exposto no enunciado da questão.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • Vamos consultar o nosso querido CDC. rsrsrs

    Art. 31 As licitações realizadas e os contratos celebrados por empresas públicas e sociedades de economia mista destinam-se a assegurar a seleção da proposta mais vantajosa, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto, e a evitar operações em que se caracterize sobre preço ou superfaturamento...

    Letra D.

  • Nos termos da Lei nº 13.303/2016, as licitações realizadas e os contratos celebrados destinam-se a assegurar a seleção da proposta mais vantajosa, inclusive no que se refere ao CICLO DE VIDA DO OBJETO.

    Lei 13.303/16:

    Art. 31. As licitações realizadas e os contratos celebrados por empresas públicas e sociedades de economia mista destinam-se a assegurar a seleção da proposta mais vantajosa, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto, e a evitar operações em que se caracterize sobrepreço ou superfaturamento, devendo observar os princípios da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório, da obtenção de competitividade e do julgamento objetivo."

    Gabarito: D.


ID
2660821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei Complementar no 123/2006 dispõe que a administração pública deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de um certo percentual do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte.

De acordo com essa Lei, tal percentual é de até

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Art. 8º  Nas licitações para a aquisição de bens de natureza divisível, e desde que não haja prejuízo para o conjunto ou o complexo do objeto, os órgãos e as entidades contratantes deverão reservar cota de até vinte e cinco por cento do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte.

  • Art. 48.  Para o cumprimento do disposto no art. 47 desta Lei Complementar, a administração pública:

    III - deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte.

  • Cuidado para não confundirem essas duas hipóteses:

    Art. 48 III- "DEVERÁ estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte."

    p.3º "Os benefícios referidos no caput deste artigo PODERÃO, justificadamente, estabelecer a prioridade de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte sediadas local ou regionalmente, até o limite de 10% do melhor preço válido"


ID
2660824
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Segundo o modelo administrativo de tomada de decisão, existe um processo que consiste em analisar alternativas apenas até que seja encontrada uma solução que apresente um mínimo de requisitos e, então, encerrar a procura por uma melhor solução.

Esse processo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Heurística: são processos cognitivos empregados em decisões não racionais, sendo definidas como estratégias que ignoram parte da informação com o objetivo de tornar a escolha mais fácil e rápida.

  • A heurística é um processo que interfere diretamente sobres às decisões, de modo a simplificar os caminhos mentais para a tomada de decisões. Isso faz com que as pessoas comumente tomem decisões precipitadas ou até mesmo errôneas por serem indiretamente influenciadas por heurísticas inconscientes. Em outras palavras, a heurística é um processo que resulta basicamente da experiência de vida das pessoas que se utilizam da memória e dos registros que ela nos permite fazer para "driblar'' a complexidade, a escassez de recurso e a pressão do tempo em tomadas de decisão (SLOVIC et ai., 2000), principalmente em momentos de incerteza.

    A Heurística da Disponibilidade é aquela que diz que com frequência avaliamos as chances de ocorrência de um evento pela facilidade com que conseguimos nos lembrar de ocorrências desse evento. Segundo Kahneman, Slovic e Tversky (1988) os gerentes avaliam a frequência, a probabilidade ou as causas prováveis de um evento através do grau em que as circunstâncias ou ocorrências do mesmo estão prontamente disponíveis na memória.

    → Segundo Bazerman (1994) a Heurística da Representatividade é o julgamento por estereótipo, onde as bases do julgamento são modelos mentais de referência. Os gerentes avaliam a probabilidade de ocorrência de um evento através da similaridade da mesma aos seus estereótipos de acontecimentos semelhantes. Em alguns casos, quando sobre controle, o uso dessa heurística é uma boa aproximação preliminar.

    Na heurística da âncora e ajustamento, o planejador faz a avaliação de um evento a partir de um valor inicial, ajustando-o com as informações disponíveis até obter uma decisão final. O valor inicial, conhecido como "âncora", pode ser obtido por dados históricos, pela forma como o problema é apresentado ou por informações aleatórias.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos


ID
2660830
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Considere o seguinte conceito:

Quando o receio da extinção e a urgência de sobreviver financeiramente ditam a conduta moral, o emprego direto da força é uma norma aceita.


Trata-se do conceito de

Alternativas