Letra A
Estrutura Funcional
A estrutura mais indicada para pequenas empresas, tem como “dono” o pai da Teoria Clássica da Administração, Henri Fayol. Na estrutura funcional os recursos estão organizados em departamentos. Por exemplo: administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, etc.
Os recursos alocados em cada departamento respondem a um único chefe. Além disso, cada área tem pessoas que compartilham de conhecimentos e habilidades similares.
Vantagens
- Departamentos formados por pessoas que falam a mesma língua. Com isso, a comunicação dentro de cada área (intradepartamental) é facilitada.
- A especialização é valorizada.
- Níveis hierárquicos são bem definidos. Desse modo, cada colaborador consegue visualizar qual é o próximo degrau a atingir.
- Incentiva as especializações, pois dentro de cada área há os especialistas.
- Orientação de cada pessoa para atividades que utilizem sua capacidade com eficácia.
Desvantagens
- Se a comunicação intradepartamental é rápida, o mesmo não ocorre entre as diferentes áreas (interdepartamental). Por esse motivo, a empresa demora a dar uma resposta rápida ao mercado. Essa é uma das razões pelas quais empresas dinâmicas podem ter problema com a estrutura organizacional funcional.
- Não existe a preocupação da empresa com um todo. Cada área se preocupa em cumprir seus objetivos e prioridades.
As pequenas empresas tendem a se beneficiar dessa estrutura porque geralmente não têm problemas de comunicação.
https://www.treasy.com.br/blog/tipos-de-estrutura-organizacional/
Bons estudos ! Persista sempre!