SóProvas


ID
2660872
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A ocorrência de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) em grande número de pessoas, em diferentes países e em atividades consideradas leves, provocou uma mudança no conceito tradicional de que o trabalho pesado, envolvendo esforço físico, é mais desgastante do que o trabalho leve.

Nesse contexto, qual o quadro clínico que se caracteriza como DORT?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    CID 10 M65.4 Tenossinovite estilóide radial (de Quervain)

  • A questão cobra conhecimento sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são considerados doenças do trabalho.

    É bastante comum a referência aos distúrbios como LER/DORT.

    • LER- Lesões Por Esforços Repetitivos.
    • DORT- Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

    A denominação LER/DORT corresponde a um termo muito abrangente que envolve diversas doenças e distúrbios musculares/ortopédicos geralmente desencadeadas por esforços e/ou movimentos repetitivos na execução do trabalho.

    De acordo com a obra Doenças Relacionadas ao Trabalho (2001), dentre os sinais de LER/DOR, ganham destaques os seguintes:

    • "dor espontânea ou à movimentação passiva, ativa ou contra resistência;
    • alterações sensitivas de fraqueza, cansaço, peso, dormência, formigamento, sensação de diminuição, perda ou aumento de sensibilidade, agulhadas, choques;
    • dificuldades para o uso dos membros, particularmente das mãos, e, mais raramente, sinais flogísticos e áreas de hipotrofia ou atrofia."

    Ainda de acordo com o referido manual, os transtornos do grupo LER/DORT surgem, entre vários fatores, de demandas mecânicas repetida de forma prolongada, uso de ferramentas que vibram, fatores que exijam alta produtividade, além de posições forçadas.

    A questão quer a alternativa cuja doença trazida corresponde a um desses distúrbios relacionados ao trabalho com movimentos repetitivos e que tenha conexão com a atividade desenvolvida pelo profissional descrito. Vamos analisar as alternativas:

    A- INCORRETA. Epicondilite é relacionado com uso excessivo e a pressão. De acordo com o MS (2001) suas causas podem ser as seguintes: "os esforços excessivos de extensão do punho e dedos, com o cotovelo em extensão, supinação do antebraço e extensão brusca do cotovelo (movimento que os pedreiros fazem ao chapiscar paredes)"

    B- INCORRETA. O manual cita como relacionada à capsulite de ombro e não de joelho.

    C- CORRETA. De acordo com o Ministério da Saúde (2001): "é a inflamação dos tecidos sinoviais que envolvem os tendões em sua passagem por túneis osteofibrosos, polias e locais em que a direção da aplicação da força é mudada. Pode se desenvolver em qualquer localização em que um tendão passe através de uma capa ou de um conduto osteoligamentoso, devendo ser especificado(s) o(s) local(is) atingido(s) e sua etiologia".

    D- INCORRETA Hérnia de disco cervical não tem ligação direta com as atividades desenvolvidas pelo profissional citado. Além disso, de acordo com o MS (2001) as raquialgias lombares não são reconhecidas pela Previdência Social como LER/DORT.

    E- INCORRETA. Síndrome de burnout é um transtorno mentais e do comportamento relacionado ao trabalho.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças relacionadas ao Trabalho: Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C