SóProvas


ID
2661193
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A temática “cultura organizacional”, nas últimas décadas, constituiu-se como uma preocupação relevante para aqueles que investigam os fenômenos nas organizações. Essa temática, mesmo que recorrentemente estudada na teoria das organizações, muitas vezes, demonstra uma simplicidade aparente, que oculta um fenômeno cuja complexidade elude e confunde muitos pesquisadores (MATIAS-PEREIRA, 2012). 

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. As organizações, sejam elas atuantes nas esferas pública ou privada, apresentam culturas específicas a seus contextos.

        PORQUE

II. A cultura organizacional é apoiada, transmitida e transformada por meio das interações sociais que ocorrem entre os inúmeros e diferenciados atores que atuam nas organizações.

Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Iceberg da Cultura Organizacional
    Edgar Schein divide os elementos que compõe a Cultura Organizacional entre aqueles que não são diretamente observáveis e aqueles diretamente observáveis. Como em um Iceberg, a maior parte da Cultura Organizacional fica submersa, interna, não observável, e menor parte é diretamente observável. Dentre os elementos diretamente observáveis estão os artefatos (na ponta do iceberg), que são minoritários, e os não observáveis estão os valores e os pressupostos básicos (estes os mais internos, que estão na base do iceberg).

    Cultura é AVP
    Pressupostos básicos. São as percepções que as organizações têm em relação aos membros, colaboradores e clientes. São os elementos que as organizações têm como verdades, e representa o comportamento, e o jeito da organização ser. Também entre os pressupostos básicos estão os tabus, que representam os elementos não permitidos em uma organização, e quem são secretos e não comentados de forma explícita entre os membros da organização.


    Valores. Representam o próprio comportamento da organização, a sua própria essência. Os valores devem ocupar lugar central para a definição dos objetivos definidos no planejamento estratégico. Os valores são definidos e criados pelos fundadores das organizações, ou no caso das organizações públicas, pelos gestores e governantes que conceberam sua criação. Transparência, sustentabilidade, credibilidade são exemplos que valores existentes nas organizações.


    Artefatos. São os elementos que podem ser diretamente observados em uma  organização, aqueles que representam, de forma tangível ou intangível aquilo que é perceptível por todos os membros. Símbolos, linguagens, a comunicação, slogans, vestimenta, ritos ou rituais, normas, são artefatos, que também podem ser subdivididos nas seguintes categorias.

    Alfa Concursos

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras; e a II é uma justificativa correta da I.

    GAB: A 

  • A letra A está correta justamente porque a cultura organizacional será impactada pelos atores que com ela se relacionam. Os atores e interesses de organizações públicos e privadas geralmente não serão os mesmos, pois enquanto as segundas têm como objetivo principal o lucro, as primeiras têm como objetivo principal o atendimento das necessidades da população.

  • A cultura organizacional é apoiada, transmitida e transformada por meio das interações sociais que ocorrem entre os inúmeros e diferenciados atores que atuam nas organizações e POR ISSO as organizações, sejam elas atuantes nas esferas pública ou privada, apresentam culturas específicas a seus contextos;

     

    ------------------- 

    Gabarito: A