-
Gabarito E , o famoso WORM.
As bancas tiram as questões das cartilhas, vejam, praticamente ipsis litteris do que está lá:
Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
Fonte https://cartilha.cert.br/malware/
-
Correta: E
a) Rootkit: Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.
b) Trojan: Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
c) Botnet: Botnet é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.
O que são Bots? Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
d) Spyware: Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
e) Worm:
Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Fonte: Cartilha de Segurança CERT
-
WORM cria cópias de si mesmo ou não????? Não entendi...
-
Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
acredito que a diferença é que o vírus precisa ser executado, ja o worm é automático
-
Oi, Davi! Tudo bem?
Vírus e Worm, ambos se propagam através de suas cópias. Uma das diferenças é que o vírus precisa de um programa hospedeiro para poder se propagar e também precisa ser executado para que isso ocorra. No caso do Worm, não há essa necessidade, porque ele pode ficar se multiplicando sem precisar de outro programa ou mesmo de que o usuário execute-o.
Eu costumo pensar que o "Worm tem vida própria, não depende de outro programa e pode se multiplicar sem a necessidade de outro programa ou do usuário", enquanto o "Vírus precisa de outro ser (programa), e também ser executado, para poder sobreviver e se multiplicar".
Ou seja, o Worm cria suas próprias cópias e se multiplica sozinho. O Vírus precisa se hospedar em outro programa para criar suas cópias e se multiplicar.
Você pode fazer uma comparação. Tipo, o Vírus de computador é o vírus da gripe. Ele precisa usar as células do corpo (são os programas de computador) para se multiplicar e provocar a doença.
O Worm é a bactéria. Ela tem vida própria. Não precisa de célula (programa) nenhuma para se multiplicar e provocar doenças. Ela faz isso por conta própria.
Essas associações têm funcionado pra mim.
Abraços!
-
Excelente explicação caro John! Deus te conduza a Cristo.
-
Gabarito letra
e) Worm.
O verme entra por qualquer vulnerabilidade (orifício), e se reproduz sózinho.
-
chutei mas aprendi rss
-
Worm -> execução diretamente. "mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores"
GAB LETRA E
-
Letra (e)
Spy(espião)ware - Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário.
Fonte: wiki
-
RESPOSTA: E
WORM:
- verme
- vírus que autorreplica mensagens na rede
- usado na informática para designar programas de computador que costumam se disseminar criando cópias de si mesmos em outros sistemas e são transmitidos por conexão de rede ou por anexos de e-mail
Write
Once
Read
Many
-
Vá direto para o segundo comentário do colega John Maycon !
-
às vezes você erra mais pelo fato do examinador não ter capacidade de ser claro do que por não saber do conteúdo.
-
Alfa) ROOTKIT: Conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor em um computador comprometido. Atualmente, são utilizados por outros códigos maliciosos para ficarem ocultos e não serem detectados pelo o usuário, nem por mecanismos de proteção.
Bravo) TROJAN(CAVALO DE TRÓIA): Programas criados normalmente para executar funções maliciosas sem o conhecimento do usuário. Exemplos:programas que você recebe em sites na internet como; cartões virtuiais animados, jogos e protetores de tela. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.
Charlie) BOTNET: É uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots. Principais ações maliciosas: Ataques de Negação de Serviços(DoS), Coletas de informações de computadores, Envio de Spam.
Delta) SPYWARE: Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar informações coletadas para terceiros. Pode ser utilizado tanto de forma legítima quanto maliciosa depedendo de como é instalado. Alguns tipos Maliciosos: Keylogger, Screenlogger.
EKO) CORRETA.
-
MEU RESUMO SOBRE CÓDIGOS MALICIOSOS
_____________________________________________________________________________
PRINCIPAIS MALWARES E SUAS FUNDAMENTAIS CARACTERÍSTICAS:
VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro.
WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro. GABARITO
BACKDOOR: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.
BOT/BOTNET: rede zumbi, controle remoto dos computadores.
TROJAN/CAVALO DE TROIA: presente do mal, parece inofensivo, mas é prejudicial.
PHISHING: finge-se de sites da área ''financeira''.
ROOTKIT: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus ''esconde-esconde''.
TRAPDOORS: falhas de programação.
SPYWARE: monitoramento de atividades. DIVIDE-SE EM: keyloggers: captura a digitação do teclado; screenloggers: registra o movimento do mouse;e adwares: mostra propagandas.
RANSOMWARE: exige pagamento pelo Resgate dos dados.
obs: sei que possui outras características dos MALWARES citados, porém coloquei as principais diferenças.
-
Gab: Letra E
Rootkit: é um conjunto de programas e técnicas que permitem esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.
Trojan: que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário
Botnet: é uma rede zumbi, onde os computadores infectados com bots, executam os comandos enviados remotamente.
Spyware: são espiões, que monitoram o computador do usuário atrás de informações relevantes. Espiões, monitora as atividades, capta teclas, senhas, muda a página inicial.
Worm: é um programa capaz de se propagar nas redes enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Vermes, são pragas digitais que se multiplicam na rede, consumindo recursos do computador e da conexão. (CORRETA)
Fonte: cometários colegas do qc
-
Não entendi.
A questão está dizendo que "não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo..., mas sim pela execução direta de suas cópias..."
Quer dizer que o Worm não inclui cópias de si mesmo, só as executa?
É isso?
-
DENIZE, A QUESTÃO FALA SOBRE COPIAS DE SI MESMO EM OUTROS PROGRAMAS, O WORM é um programa capaz de se propagar nas redes enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
-
Humm, entendi.
Então outros vírus se propagam em programas e Worms, na rade, seria isso?
Obrigada, Marcia Lima.
-
bizu
spyware=espião
phinshing=fraude
hoax=boatos
adware=pelo sequestro de clicks e propagandas.
ransomware=sequestrador(sequestra e pedi o resgate)
worms=copiam
-
-
Worm explora vulnerabilidades existentes no computador. Entra por qualquer orifício.
Ele é um verme e um vírus que autorreplica mensagens na rede. É usado na informática para designar programas de computador que costumam se disseminar criando cópias de si mesmos em outros sistemas e são transmitidos por conexão de rede ou por anexos de e-mail
Write
Once
Read
Many
-
1 – Ransomware
Ransomware é um tipo de malware que dá ao hacker o poder de bloquear uma máquina, ou sequestrar dados específicos como DOC’s ou PDF’s. Com ele, o usuário pode ser extorquido – para liberar o computador é preciso efetuar um pagamento.
Este tipo de software mal intencionado geralmente é instalado a partir do momento em que o usuário clica num link enviado por e-mail ou site maldoso ou mesmo a partir de um arquivo enviado como anexo na mensagem.
2 – Spyware Spyware é um tipo de software malicioso que pode coletar informações sobre as atividades dos computadores de destino sem o conhecimento de seus usuários. Ele é projetados para operar em um modo totalmente discreto, de modo que a sua presença não seja percebida tão facilmente.
Este tipo de malware serve para roubar dados confidenciais, segredos industriais, informações sobre clientes, dados financeiros, dados de transações de cartão de crédito etc.
3 – Worms Os Worms são programas de computador independentes com uma intenção maliciosa que se espalham a partir de um computador para os outros. Ao contrário dos vírus, os worms têm a capacidade de operar de forma autônoma e, portanto, não se ligam a outro programa.
Eles geralmente usam uma rede de computadores para se espalhar através da exploração de vulnerabilidades de segurança que existem no interior dos computadores individuais, ou se copiando por compartilhamentos, envios de e-mails e outras formas. Na maioria dos casos, os worms são concebidos apenas para se espalhar sem causar qualquer alteração grave nos sistemas.
4 – Trojan (Cavalo de Tróia) Um cavalo de Tróia ou Trojan, como também é chamado, é um tipo de malware que se disfarça como algo que é legítimo ou útil. Seu principal objetivo é ganhar a confiança do usuário a partir do front-end, para então poder obter a permissão para ser instalado. A partir de sua instalação, ele entrega o controle da máquina para o hacker.
Um Cavalo de Tróia não depende do hospedeiro para realizar a sua operação. Assim, ao contrário de um vírus de computador, ele não tendem a juntar-se a outros arquivos. Muitas vezes, vem disfarçado de codecs de vídeo, sistemas usados constantemente pelos usuários, keygens e outros programas similares baixado a partir de fontes não confiáveis. Então, é preciso ter cuidado com sites não confiáveis que oferecem downloads gratuitos.
Fonte: https://realprotect.net/blog/4-tipos-de-malware-que-voce-deve-ficar-atento/
-
Worm:
-> não depende de ação do usuário para agir;
-> é executado automaticamente;
-> tem como finalidade a replicação;
-> envia cópias de si por e-mail;]
-> pode realizar ataques a outros computadores por meio do computador infectado;
-> se propaga por chat;
-> não precisa de hospedeiro (veja essa questão Q259900)
___________________________________________________________________________________
Uma rima:
"O WORM é um verme auto-replicante,
nem carece de hospedeiro e ataca num instante;
já o VÍRUS tem uma função basilar,
necessita de hospedeiro pra poder se propagar." (algum colaborador do QC)
-
Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
-
Vi o comentário da Denize Ferreira e, em primeiro momento pensei o mesmo: mas a questão diz “não se propaga”, como poderia ser worm??
Relendo mais atentamente, reparei que foi uma pegadinha da banca para confundir o candidato, induzindo-o a pensar que não se tratava do worm.
A questão diz “não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em arquivos....”. Realmente, o worm não necessita se incluir em um arquivo para fazer cópias de si mesmo, ele as faz independentemente de ser incluído em um programa, ou arquivo, e independentemente de ser executado!!
Gabarito: letra E
-
Worm.
-
GABARITO E
a) Rootkit: Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.
b) Trojan: Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
c) Botnet: Botnet é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.
O que são Bots? Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
d) Spyware: Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
e) Worm:
Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
-
Diferentemente do vírus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. A que o enunciado se refere?
Worm:
-
GAB E.
Um worm (verme) é um programa auto replicante, muito parecido a um vírus. Um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, ao passo que o Worm é um programa completo e não precisa de outro pra se propagar, além de criar cópias (réplicas) de si mesmo para infectar outros computadores.
PALAVRAS CHAVES DO WORM: AUTO REPLICANTE, CÓPIAS DE SI, NÃO PRECISA DE HOSPEDEIRO.
Feliz Ano Novo!
-
Fui com sede no botnet.
-
PCRJ 2021
-
Rootkit. - não é utilizado para obter o acesso, mas sim para mantê-lo.
Trojan. - programa que ao ser baixado, além de executar as funções para os quais foi requerido, também desempenha outras; precisa ser executado para ser instalado e não se propaga.
Botnet. - dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor. Computador infectado = zumbi;
Spyware. - coleta dados da máquina para compartilhar com terceiros.
Worm. - Programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente dos vírus, ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos através da rede, mas – sim – pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores ou pela execução direta de suas cópias. O processo de infecção e propagação ocorre em quatro fases: identificação dos computadores alvos; envio das cópias; ativação das cópias; e reinício do processo.
Os worms são capazes de entrar em uma máquina sem qualquer interação do usuário.
Lembrando que todos são malwares (Softwares Maliciosos ou Pragas Virtuais – são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador). Vírus são TIPOS de malwares (assim como trojan, worm, etc...)
-
que pegadinha viu!
-
Só depois que li a 3x, eu entendi o enunciado.
Ok... gostei da questão
-
Gabarito E
Worm: Verme que se propaga automaticamente pela rede
-
VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro.
WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro.
BACKDOOR: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.
BOT/BOTNET: rede zumbi, controle remoto dos computadores. podem ser controlados remotamente bem como podem atacar outros computadores sem que os usuários percebam.
TROJAN/CAVALO DE TROIA: presente do mal, parece inofensivo, mas é prejudicial.
PHISHING: finge-se de sites da área ''financeira'', ou seja, sites fraudulentos. induzir usuários ao fornecimento de dados pessoais e financeiros. solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário.
ROOTKIT: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus ''esconde-esconde''.
TRAPDOORS: falhas de programação.
SPYWARE: monitoramento de atividades. DIVIDE-SE EM:
*keyloggers: captura a digitação do teclado;
*screenloggers: registra o movimento do mouse;e
*adwares: mostra propagandas.
RANSOMWARE: exige pagamento pelo Resgate dos dados.
SPAM - Termo usado para se referir aos e-mails não solicitados geralmente enviados para um grande número de pessoas com finalidade comercial.
-
Gabarito E
Cartilha Cert
WORM programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento.
Nunca desista dos seus sonhos !