-
CERTO!
LÍDERANÇA DEMOCRÁTICA:
Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, é o líder que consulta os subordinados a respeito das decisões. Ele valoriza as opiniões e sugestões, a participação na tomada de decisões e encoraja a discussão em grupos e as sugestões escritas e utiliza as idéias dos subordinados nas decisões. As pessoas colaboram, participam, sugerem, decidem, ajudam e cooperam.
Fonte: Ponto dos Concursos
-
A eficiência de um modelo de liderança nao estaria ligada á situação em si? Como posso dizer que um processo decisório mais participativo é sempre mais eficiente....
-
Concordo. Mais efetivo sim. Até mais eficaz pode-se falar. Mas mais eficiente (gastaria menos tempo? Gastaria menos dinheiro? Utilizaria menos recurso?). Então não podemos falar de eficiência.
-
Rodrigo,
A questão fala a palavra "TENDE", não confunda com "SEMPRE".
É óbvio que a adoção do estilo democrático, onde há participação dos liderados, TENDE a ser mais eficiente e dar mais motivação do que o estilo autocrático.
Se fosse SEMPRE, a palavra utilizada, a questão estaria ERRADA.
-
Olha discordo do gabarito, nem mesmo com o tende fica certa a questão.
A lideração autocratica/diretiva tende a ser mais eficiente que a participativa.
-
em administração não existe receita de bolo , na minha opinião, o que funciona em uma equipe não funciona em outra,
por isso acho esse gabarito errado.
-
O material do ponto dos concursos (Marcelo Camacho-Trf) afirma que, segundo Chiavenato, a liderança focada nas relações humanas é mais eficiente apenas nos cenários de "moderada favorabilidade", enquanto a gestão focada nas tarefas é mais efeciente nos cenários ruins e favoráveis.
Por isso, discordo da afirmativa de que o lider participativo "tende a liderar com mais eficiência".
-
Essa questão é complicada. Pois em determinadas equipes de trabalho, o modelo de liderança vai depender da relação entre o líder e os liderados. Existem casos em que o modelo de liderança mais indicado é o autocrático.
-
Quando a pessoa participa do processo decisório se sente "mais importante" e entende melhor o processo, isso gera motivação.
-
fernanda gleibe pensei dessa forma e errei...
-
É possível que um processo decisório mais participativo não seja adequado para determinadas organizações e sim um processo de liderança "Autoritário-Coercitivo"(Robert House), Autocrático... Na administração tudo depende... não dá pra afirmar isso... Nada a ver Cespe... Não dá nem pra pegar como "Jurisprudência" da Banca, pois vive se contradizendo...
-
Essa questão envolve conhecimentos amplos sobre liderança e motivação,
além do relacionamento dos dois construtos.
Um processo decisório mais participativo certamente tende a aumentar
a motivação dos funcionários, que passam a ter suas opiniões levadas
em consideração no trabalho, o que torna mais interessante o conteúdo
das tarefas a serem realizadas.
A percepção de uma palavra-chave faria com que o candidato entendesse onde o Cespe
quis complicar: na palavra “tende”. A banca não disse que o processo
participativo fará com que a liderança seja mais eficiente.Disse apenas que tende, ou seja,
há uma tendência, de que isso aconteça.Prof. Carlos Xavier (Estratégia)
-
pensei da forma de vcs, realmente, tem casos que a relação autocrática, assim como a laizee são mais indicadas, porém, ao analisar o comentário do colega "EDUARDO BURGOS" encontrei a luz da questão= TENDE, não necessariamente SEMPRE.
obrigado por seu comentário e sucesso a todos!!!
-
E se as atividades forem desestruturadas, ambíguas? Caberia a liderança autocrática --'
Aliás, o gabarito dessa questão contradiz a desta:
"A liderança democrática resulta em atitudes mais positivas dos colaboradores, enquanto a liderança autocrática possibilita melhor desempenho organizacional." CERTA
-
a liderança participativa leva em conta outras opiniões o que deixa o processo mais lento , logo não vejo eficiência nisso.
-
certo, a questao nao quis saber em qual teoria estava inserido o conceito de lider democratico, mas sim o seu conceito amplo.
-
Nunca imaginei que uma matéria tão coxa quanto essa seria a mais complicada pra mim...Ta de parabéns o Cespe pela incoerência
-
Conclusões extraídas do ESTRATÉGIA CONCURSOS:
· Os empregados se mostraram mais satisfeitos em trabalhar para os líderes democráticos (nenhuma surpresa, não é mesmo?).
· Mas os resultados objetivos do trabalho pareciam indicar que para muitas situações os líderes autocráticos eram os que conseguiam “entregar” os melhores resultados. (JÁ INVALIDOU A QUESTÃO). Continuando:
· Já o estilo liberal não trazia nem satisfação aos empregados nem resultados práticos.
· Assim sendo, uma das críticas à esta teoria foi a de que não existiria uma liderança “superior”, mas que o melhor estilo dependeria da situação em que o líder estivesse envolvido. A questão já foi pro beleléu, mas tem mais:
· Existem diversas situações em que a liderança democrática ou liberal não funcionam, como casos em que não temos tempo para tomar uma decisão. Ex.: Forças Armadas, Polícias Militares;
Restam dúvidas?
Espero ter ajudado.
-
Verificar palavras: tende, pode, possivelmente, provável etc. Geralmente questão correta.
-
Gab: CERTO
Marquei errado justamente pelo fato de a organização perder na eficiência por precisar considerar a opinião de toda a equipe (no processo participativo da liderança). Eficiência não diz respeito apenas aos recursos, mas à economia de tempo, de relações, de tarefas e de decisões.
Mas é isso... Vamos continuando no jogo até o final!!