-
ERRADA!!!!
AS DECISÕES COMPARTILHADAS ENVOLVE TODA A ORGANIZAÇÃO, TENDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DO OPERACIONAL NAS TOMADAS DE DECISÃO A PRODUTIVIDADE TENDE A AUMENTAR.
Segundo Idalberto Chiavenato,Gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
Os Sub-Sistemas da Gestão por Competências
A Gestão por Competências é composta por alguns sub-sistemas, como:
- Mapeamento e descrição de Competências;
- Mensuração de competências
- Remuneração por Competências;
- Seleção por Competências;
- Desenvolvimento de Competências
- Avaliação de Desempenho por Competências;
- Plano de Desenvolvimento por Competências;
O que é Competência
A definição de Competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos (C) e as habilidades (H), competências técnicas, e as atitudes (A), competências comportamentais, que uma pessoa possui. O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a Atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.
O que é a Gestão por Competências
A gestão por competências figura como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos.[3]http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n5/a04v42n5.pdf
A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente[4].http://www.mundopm.com.br/download/gestao.pdf
A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento do gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A idéia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais.
Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepâncias entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).
fonte: wiki - chiavenato
-
Nãõ entendi Roberta,o teu ponto de vista.
Limitando o envolvimento dos gestores operacionais aumenta a tomada de decisões compartilhadas???
-
Também li o comentário, mas a colega não informou o erro.
-
O erro do item está na afirmação de que a gestão por competências limita o envolvimento dos gestores operacionais.
É exatamente o contrário: ela incentiva a participação dos gestores na identificação e construção das competências que são esperadas pelos colaboradores.
Na empresa onde trabalho, os gestores operacionais (chefias) têm participação ativa anualmente no sistema de gestão por competências, tanto no que se refere à identificação do que a empresa precisa melhorar como no que nós, colaboradores, precisamos desenvolver para atingir essas metas.
-
Desculpe @Márcio Mendes, mas a questão não afirma que a gestão por competências diminui a tomada de decisões compartilhadas, mas somente ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais ela faz tal diminuição...
Vamos interpretar a questão e não ficar se adaptando ao gabarito
Segue aberta a dúvida
-
Acredito que a tomada de decisões da gestão por competências se apresenta em nível estratégico....
mas isso não quer dizer qua não há o compartilhamento de informações nos três níveis....
Se há limitação do envolvimento dos gestores operacionais na gestão de capital humano... traz outras consequências como: baixa motivação do terceiro nível em cadeia: do chefe ao operário. (Cascata!);
-
Acho que a questão é mais interpretativa.
Se um gerênte de produção é questionado se tais competências realmente são necessárias para o seu setor, ele esta envolvido, porém o mesmo não possui ampla capacidade administrativa de sugerir metodos de auxilio a gestão por competência para toda a organização, ou estratégicamente que cabe a mais alta hierarquia.
Isso, é fato, ele, o gerente da produção, esta limitado ao que cabe ao seu respectivo setor, porem isso não considerado como diminuição de tomadas de decisão, pois o próprio gerente do setor de produção, opera taticamente, cumprindo metas departamentais e não estrategicamente, ou seja, a limitação ora entendida não é gerada pela gestão por competência, mas pelo cargo e suas atribuições inerentes a área de produção.
a estrutura de RH é que provê informações sobre o valor e a contribuição dos profissionais de recursos humanos, bem como o seu posicionamento, enfim, ajuda a diagnosticar se os recursos humanos estão estruturados apenas para realizar funções operacionais, ou para participar das decisões estratégicas da empresa.
-
Implantar a Gestão por Competências é um grande passo em busca de uma eficaz gestão estratégica de pessoas. A base desse modelo é identificar as competências necessárias para o sucesso do negócio.
A partir da identificação e desenho das competências é possível: criar sistemas para avaliar a entrega dos colaboradores; apoiar a elaboração de planos de desenvolvimento individuais ou coletivos; nortear planos de carreira e sucessão; definir a estrutura de remuneração fixa; e, por fim, fornecer subsídios para o processo de recrutamento e seleção.
-
ITEM ERRADO
O item peca em dois momentos:
1- Veja que o item diz "ao limitar" e não "se limitar". O examinador aqui está afirmando que esse tipo de gestão limita o envolvimento dos gestores operacionais na gerência do capital humano. A gestão por competências não limita o envolvimento de gestores operacionais, muito pelo contrário. Ela amplia o envolvimento desses gestores ao passo que um dos principais focos da gestão por competências é desenvolver as competências individuais. Para isso é amplamente necessário a atuação dos gerentes que estão mais perto dos funcionários/operários (os colaboradores operacionais da organização).
2- A gestão por competências envolve a identificação dos gaps, o desenvolvimento do planejamento estratégico, a determinação do tático e a força do operacional ou seja as decisões são tomadas necessitando da participação de toda a empresa. A cúpula da organização deve pensar em como suas decisões vão auxiliar as gerências a desenvolver os funcionários da base.Em como minimizar os gaps. Nada pode ser decidido sem pensar no desenvolvimento da organização como um todo. As decisões são compartilhadas.
-
Acho que fica mais fácil de entendermos se a oração estiver na ordem direta:
" A gestão por competências diminui a tomada de decisões compartilhadas ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização."
A gestão por competência amplia a tomada de decisões compartilhadas ao aumentar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização.
Fiquem atentos a essas inversões, pois o CESPE faz isso sempre!
Abraços!
-
O colega Rafael Couto Cabral elucidou a questão de forma simples e eficaz.
-
No meu entendimento, o colega Diogo do Ybiti foi quem melhor esclareceu a questão.
A questão está afirmando que a gestão por competências limita o envolvimento dos gestores operacionais, o que não é verdade.
Observem que o termo "ao limitar" significa neste contexto "por limitar". A dúvida surge quando tentamos dá uma ideia de circunstância, de hipótese a este termo ("ao limitar" significaria "quando limita").
-
ITEM ERRADO
Irei fazer outra inversão, pois acho que fica mais claro de se entender.
"A gestão por competências, ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização, diminui a tomada de decisões compartilhadas."
Como exposto acima e reunindo todas as informações dos colegas, a gestão por competências amplia o envolvimento dos gestores e não limita.
Quis escrever este comentário pois talvez tenha alguma pessoa que ainda fique em dúvida mesmo após ter lido todos os comentários, assim como foi comigo.
Obrigado, sucesso a todos!
-
E ao limitar, ela não está diminuindo a tomada de decisões compartilhadas? Por todas as respostas que li, todo mundo reformulou a questão para como seria correta, mas a questão é que o gabarito da questão está como "errado". Então significa que mesmo limitando o envolvimento dos gestores operacionais não diminui a tomada de decisão, é isso? Se o gabarito é "errado", este é o meu entendimento: Que ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais não ocorre a diminuição da tomada de decisões compartilhadas... Se "diminui", então o gabarito deveria ser "certo" e se fosse "amplia", que acho esquisito, "limitar" e ao mesmo tempo "ampliar" , aí sim, o gabarito deveria ser "errado". Ou o erro está em outro ponto... e não consegui visualizar!
-
Ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização, a gestão por competências diminui a tomada de decisões compartilhadas.
É só interpretação e pegadinha da Cespe: A limitação dos (1)gestores operacionais na (2)gestão de capital humano, (primeiro caso)
o que isso vai influenciar na gestão de competência)?Em nada , observe que a limitação foi na gestão de capital humano e não na gestão por compêtencia.
A gestão por competência estava isolada do caso, sendo que nada muda em suas atividades de compartilhamento de decisões, imagine se isso acontecesse seria um Bullying coletivo de gestão(bricadeira a partes para entender melhor!)
-
"Ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização, a gestão por competências diminui a tomada de decisões compartilhadas."
Obs: Ao meu ver se a questão estivesse formulada da seguinte maneira:
"A gestão por competências diminui a tomada de decisões compartilhadas E limita o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização." Aí sim estaria incorreta, pois sabe-se que é o contrário. Mas ao iniciar a frase com "Ao limitar..." dá margem para que a afirmação da banca tenho como resposta, a questão certa e não errada como foi dada.
Alguém concorda?
-
Mude o "ao" por "por limitar
Acho que o erro eh afirmar q limita...
-
CORRIGINDO SERIA:
A gestão por competências amplia o nível de decisões compartilhadas por cada gerência, seja ela estratégica, tática ou operacional!
Comentário professor ADRIEL SÁ.
-
Vide comentário do Alexandre Nunes...
-
questão muito mal elaborada q pode gerar mais de uma interpretação. ao meu ver se não esta certa teria q ser anulada.
-
Ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização, a gestão por competências diminui a tomada de decisões compartilhadas.
Interpretando
A gestão por competências ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão
do capital humano da organização diminui a tomada de decisões compartilhadas. ERRADO.
A questão quer falar de gestão por competências e coloca esse termo lá no meio fa frase para complicar e deixa tudo com sentido inverso.
Questão NULA. PODRE. Quem chegaria nesta interpretação?
Logo de cara a quetão está correta, pois diz justamnete o contrário do que postei ali em cima.
Alguém explica?
-
a gestão por competências não da maior liberdade e responsabilidade para os gestores?