SóProvas


ID
2663236
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O alumínio é um metal bastante versátil, pois, a partir dele, podem-se confeccionar materiais amplamente utilizados pela sociedade. A obtenção do alumínio ocorre a partir da bauxita, que é purificada e dissolvida em criolita fundida (Na3AlF6)  e eletrolisada a cerca de 1 000 °C. Há liberação do gás dióxido de carbono (CO2), formado a partir da reação de um dos produtos da eletrólise com o material presente nos eletrodos. O ânodo é formado por barras de grafita submergidas na mistura fundida. O cátodo é uma caixa de ferro coberta de grafita. A reação global do processo é:


                    2 Al2 O3 (l) + 3 C (s) → 4 Al (l) + 3 CO2 (g)


Na etapa de obtenção do alumínio líquido, as reações que ocorrem no cátodo e ânodo são: 

Alternativas
Comentários
  • O alumínio vai ser reduzido no catodo (REDUZIU: NOX DIMINUIU)  e é onde vai se depositar no fundo para ser retirado e sodificado. No anodo, local em que ocorre a oxidação, os ions de oxigenio vao virar gas oxigenio, mas IMPORTANTE: no final do processo nao há liberaçao de gas oxigenio, esse gas vai reagir com o revestimento de carvão (C) do processo e ha formação de C02.

  • É uma questão de observação,se olhar a reação vemos que o cabono recebeu oxigênio,isso indica oxidação,enquanto o alumínio puro só pode ser um produto de redução.

    Ficam assim as opções " A e C",mas só observando que,no ânodo ocorre a formação de composto que receberão oxigênio,então não pode haver o mesmo ou nem o contrário no cátodo,logo...

     

    R=Letra "A"

  • Bastaria apenas calcular o NOX do aluminio, se ele sofreu redução, todo o resto sofreu oxidação. Logo:  Redução-cátodo/Oxidação-ànodo. 

    Al ³+ 3e- --------------> Al

  • O cátodo "CATA" os elétrons!

  • Errei por falta de atenção, mas observe:

    O catodo ocorre redução, isto é, temos como produto átomo eletricamente neutro e no anodo temos oxidação, no entanto quando obtemos Alumínio (Al), acaba liberando dióxido de carbono ( Co2), desta forma, gabarito letra A)

  • OBSERVAÇÃO:O cátodo é o local onde ocorre a redução não é o que ganha.Já o íon é que vai reduzir ganhar elétrons porque é instável.Na eletrolise o catodo fica carregado negativamente(com elétrons) e o cation "encosta" no catodo e recebe esses elétrons no polo negativo.Na questão o cátodo é representado pela caixa de aço.

  • GENTE TENHO UMA AJUDA SENSACIONAL PARA VOCES , DECOREM ESSA MUSICA https://www.youtube.com/watch?v=3zKmOnxAFv4 ESSA É SOBRE PILHAS MAS A UNICA DIFERENÇA PRA ELETRÓLISE É O POLO , O ANODO ANTES NEGATIVO VIRA POSITIVO E VICE VERSA

  • Basta analisar com cuidado >w<

  • Quando tava fazendo fiquei entre A e D, mas lembrem que no ânodo o material do eletrodo é corroído, ao contrário do eletrodo do cátodo, que puxa os íons da solução. Os dois apresentam a grafita(C) pra formar o CO2, mas o ânodo vai liberar seu Carbono, pois será corroído, fazendo com que esse carbono corroído que se desprende do eletrodo se ligue ao O2 que o ânodo produziu e forme CO2.

    Resposta:Letra A

  • É só pensar que na eletrólise o cátodo é negativo e ocorre a redução e o ânodo é positivo e ocorre a oxidação

  • É só pensar que na eletrólise o cátodo é negativo e ocorre a redução e o ânodo é positivo e ocorre a oxidação

  • Se esqueceu? Lembre-se da DONA PORCA.

    DO- doa / oxida

    N-negativo

    A- ânodo

    PO- positivo

    R- reduz / recebe

    CA- cátodo

    Na eletrólise, os sinais positivo e negativo são trocados.

  • CRAO! (rs) Cátodo reduz, Ânodo oxida.