SóProvas


ID
266332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência a grupos e equipes de trabalho, julgue os itens
seguintes.

As atitudes que contribuem para a prevenção de conflitos entre grupos incluem a manutenção de uma comunicação intergrupal elevada e frequente, o estímulo à rotatividade da equipe e o desencorajamento de situações do tipo vence-perde.

Alternativas
Comentários
  • Opaa... ajuda ai meus queridos

    Quando a questão fala de estímulo à rotatividade da equipe, é em relação a job rotation ou a turn over?
    Creio que Turn Over ajuda a criar conflitos e job rotation se a equipe não for de maturidade elevada, pode gerar conflitos também.

    Peço ajuda aos universitários da área... 
  • O desencorajamento de situações do tipo vence-perde contribui para a redução de conflitos, pois este estilo é aquele em que há um confronto em que uma parte se engaja em uma competição do tipo ganhar/perder forçando para isso o uso da autoridade.

    FONTE:Junior Ribeiro, vestcon
  • Tenho a mesma dúvida em relação à rotatividade. Certamente erraria essa questão numa prova. Alguem pode explicar?

  • A rotatividade de pessoas trata-se de uma caracteristica da abordagem estruturalista, segundo Chiavenato: "... A abordagem estruturalista também procura reduzir as diferenciação dos grupos por meio de reagrupamento de individuos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior. O pessoal de produção e de vendas pode ser colocado junto a equipe de produto, com a responsabilidade de produzir e vender determinado produto e ser recompensado com base no desempenho  global, em vez de no desempenho individual. Além disso, rodando entre si, os individuos adquirem uma melhor compreensão de outras perspectivas, visualizando objetivos comums existentes..." (fonte: Administração Geral e Pública; Idalberto Chiavenato)
    o turnover refere-se a entrada e saída de funcionários da empresa, ou seja, algo pode está errado da empresa, pois não ela não consegue reter os funcionários.

  • Complementando numa linguagem bem  clara...

    O estímulo à rotatividade é simplesmente pôr um funcionário pra exercer as atividades do outro e vice-versa. Por exemplo, pode haver um conflito porque o funcionário A depende de um relatório que que é feito pelo funcionário B, só que B sempre demora para entregar esse relatório e A fica estressado. O gerente pode colocar A para trabalhar por um tempo no lugar de B e aí A vai perceber que realmente o relatório é complexo e demanda tempo, ele vai passar a enterder porque B demora e isso tende a diminuir o conflito, pois A vai ter sido colocado no lugar do outro (empatia). Além disso, os funcionários passam a ter uma visão mais global do processo.
  • a manutenção de uma comunicação intergrupal elevada e frequente, o estímulo à rotatividade da equipe e o desencorajamento de situações do tipo vence-perde estão ligadas a abordagem estrutural de resolução de  conflitos, e portanto, esse tipo de abordagem enfatiza evitar o conflito ( prevenção de conflitos) e para tal medida, adota essas iniciativas como tecnicas de soluções. No site do euvoupassar.com.br, o professor rodrigo renno, em sua aula de gestão de conflitos destaca bem esse tema evidenciando suas caracteristicas e diferenças.
    Assim como também as outras tecnicas pertencentes às demais estruturas que são: de processo ( o conflito já existe) e mistas (mistura da abordagem estrutural com abordagem de processo).
  • estimular a rotatividade da EQUIPE? não seria de um GRUPO? não entendi o porque de estar certa esta questão...não sabia que A ROTATIVIDADE DE UMA EQUIPE contribue para prevenir conflitos, essa foi boa!
  • uma comunicação intergrupal elevada e frequente vai manter um bom fluxo de informações trocadas entre equipes/setores, estimulando a rotatividade da equipe vai fazer que todos passem por vários setores e conheçam o serviço e as limitações fazendo-os assim praticar a empatia e por fim o desencorajamento de situações do tipo vence-perde trata-se de situações que ambas as partes saiam vencedoras, como pede a escola da gestão da qualidade, construindo assim uma relação a longo prazo.
  • Rafael,
    Parece que a CESPE considera rotatividade como JOB ROTATION e não como TURN OVER... 
    Os outros concordam ?
  • Claudio, 

    ROTATIVIDADE DE EQUIPE é ficar mudando as tarefas entre as equipes para evitar reclamações de colegas de trabalho devido a EQUIPE A não estar entregando o relatório a tempo. O gestor deve ficar acompanhando as equipes para poder ter esse feeling.

  • Para saber se o Cespe trata da rotatividade como job rotation ou turnover vai depender do contexto da questão. Por exemplo:

    No caso de gestão de conflitos= caso trate da prevenção, então interpretará como job rotation (mesmo que não expresso com esse termo)

    No caso de manter pessoas, reter capital intelectual da empresa, evitar que o investimento em treinamento seja perdido com a saída do profissional para outro local, etc = nesses casos tratará a rotatividade como turn over.


    Creio que não podemos generalizar a rotatividade como sempre job rotation ou sempre turn over, mas devemos interpretar a questão.

  • extremamente comprometedora essa prática de usar um conceito como "rotatividade" para job rotation.

  • As atitudes que contribuem para a prevenção de conflitos entre grupos incluem a manutenção de uma comunicação intergrupal elevada e frequente, o estímulo à rotatividade da equipe e o desencorajamento de situações do tipo vence-perde.

    Gab- Certo

     

  • Item: CORRETO

    Segundo Hersey and Blanchard (1986), a administração deveria enfatizar mais as contribuições para o objetivo geral que a consecução dos objetivos dos subgrupos. Deve ser feito um esforço no sentido de aumentar a frequencia das comunicações e interações entre os grupos (manutenção de uma comunicação intergrupal elevada e frequente) e desenvolver um sistema de recompensa de grupos que se ajudam entre si (desencorajamento de situações do tipo vence-perde) e, na medida do possível, os indivíduos deveriam ter oportunidade de trabalhar em várias áreas (estímulo à rotatividade de equipe) a fim de ampliar sua base de empatia e compreensão dos problemas intergrupais.

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • cabe recurso: estímulo à rotatividade da equipe - duplo sentido (pode ser job rotation ou rotatividade demissão e admissão)

  • Complementando com outras questões da banca sobre o assunto:

     

    2011/CESPE/PREVIC

    Grupos são conjuntos de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras e se percebem como grupo.

    Gabarito:certo

     

    2010/CESPE/MPU:

    A produtividade e a eficiência de um grupo estão estreitamente relacionadas não apenas à competência de seus membros, mas, sobretudo, à natureza de suas relações interpessoais.

    Gabarito: certo