SóProvas


ID
266362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à
cultura organizacional, julgue os seguintes itens.

A cultura nas organizações auxilia o controle da gestão e a diminuição de divergências e diferenças; contudo, pode impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Barbosa (1996) destaca que a administração trata o tema com um enfoque instrumental. A construção de tipologias – do tipo culturas fortes e fracas ou boas e más – e o desenvolvimento de metodologias para a mudança cultural evidenciam a grande preocupação da disciplina, que vê, na intervenção e no controle da cultura em organizações, a saída para torná-la uma variável controlável no interior dos modelos administrativos.

    A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização.  A cultura de uma empresa não se vê, transpira-se, e afecta os valores, o ânimo, a motivação e o compromisso de todos os profissionais da organização.

     

  • Correto. De acordo com Chiavenato, a cultura organizacional pode ser considerada uma barreira à mudança quando os valores da organização não estão de acordo com aqueles que podem melhorar a eficácia organizacional.
  • CERTO

    A maior disfunção – conseqüência negativa – da cultura organizacional é a de criar barreiras à mudança. Uma organização de cultura forte produz membros com um conjunto de comportamentos explícitos que funcionaram bem no passado. 
    Naturalmente, a expectativa é de que estes comportamentos também serão eficientes no futuro. Paradoxalmente, uma cultura forte  pode produzir rigidez na organização, dificultando as necessárias mudanças para as novas condições. 
     
    Em processos de fusão, aquisição, incorporação de empresas ou departamentos a cultura tem um impacto importante, especialmente se for de âmbito multinacional, pois as dificuldades de entendimento e comunicação (não se trata de idiomas) causam os, assim chamados, choques culturais. Os choques culturais são geralmente sub-estimados na composição da estratégia da organização e seu impacto na formação do clima organizacional é de extrema relevância.

  • essa pergunta se enquadra na parte do material que se refere às VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO CULTURAL

    a única desvantagem de uma cultura é quando puder impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições.

    portanto item CORRETO
  • DISFUNÇÕES DA CULTURA:

    1. Barreira às mudanças;
    2. Barreira às diversidades
    3. Barreira às aquisições e fusões 
  • Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas possuem personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras, de cultura fraca ou cultura forte

  • Pode impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições.

     

    Certa!

     

    (CESPE - 2012 - ANATEL)

    A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.

    GABARITO: CERTA.

  • Uma cultura forte resiste a mudanças.

  • A cultura organizacional pode favorecer o controle organizacional. Por outro lado, ela pode representar uma importante barreira à mudança organizacional, especialmente no caso de culturas fortes e conservadoras.