SóProvas


ID
266365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao diálogo negocial, à mediação administrativa e à
cultura organizacional, julgue os seguintes itens.

Considera-se que toda empresa que deseja possuir forte imagem institucional deve compor-se de um departamento de mediação administrativa, visto que a mediação é parte da cultura corporativa e deve ser empregada na resolução de conflitos internos e na integração dos contratos com clientes e fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • As empresas não necessitam ter um departamento de mediação para controlar os conflitos, os controles são em geral designados ao Gestor.




  • Se a afirmacao fala que a mediacao faz parte da cultura corporativa, então não haveria a necessidade de um departamento especifico para tratar de casos de mediacao.
  • A mediação CORPORATIVA divide-se em duas vertentes com características específicas:
    1. mediação interna ou mediação de pares: aqui os mediadores são colaboradores da empresa e atuam como mediadores voluntários. Tanto podem estar locados na área de recursos humanos da empresa como podem estar nos diferentes setores. A mediação é reconhecida como um ferramenta crucial que tem uma relação custo-benefício extremamente positiva na resolução de alguns dos problemas.
    2. mediação administrativa ou externa: empresas preocupadas com sua performance junto a seus consumidores e clientes têm em seu departamento de ouvidoria, mediadores administrativos para atuarem na interface entre empresa e cliente ou consumidor de seus produtos. Trata-se aqui de um processo onde as regras ou normas (no caso das Agências Reguladoras) formam o enquadre periférico do processo de mediação. As técnicas mais utilizadas são as técnicas lineares de mediação (modelo Harvard), porém podem ser também utilizadas as técnicas de intervenção do losango.
    FONTE: https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:fntVp3NyMQ4J:www.colibriassessoria.com.br/mediacao_corporativa.pdf+&hl=pt&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShUfV-ovn2Yx0UFCQ-zisMN0izchwiSYB-FclfjswPGB4JcF_HxCKm0ICBKsqeg5XogJPIHgYgVBk-pWRnp6IYqjdHFPzdj4Jd3kU79pRIOA0tQOiZi0VGS_qE1p4V4hf7m9r4g&sig=AHIEtbT28xS5ulgRQejoyq3-NVLG1B_WhA
  • O erro está simplesmente em dizer que toda empresa, para ter forte imagem institucional, deve recorrer à Mediação Administrativa. Se fosse assim, não existiria outra modalidade de mediação, como a Interna, exposta pelo colega abaixo. Nesta mediação, a empresa pode construir uma solidez institucional e reduzir seus conflitos com a colaboração do próprio quadro pessoal a qual existe os conflitos. Acredito que isso ocorra em empresas com maior nível de maturidade dos colaboradores.

  • Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.