SóProvas


ID
2663692
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sempre teceremos panos de seda
E nem por isso vestiremos melhor
Seremos sempre pobres e nuas
E teremos sempre fome e sede
Nunca seremos capazes de ganhar tanto
Que possamos ter melhor comida.
CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain ou le chevalier au lion (1177-1181). Apud MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 1992 (adaptado).

O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

     

  • GABARITO D

    O foco do texto está nas condições degradantes vivenciadas pelas mulheres no mundo do trabalho medieval, sendo responsáveis por fabricar produtos que elas próprias não terão meios de consumir.

    Fonte: https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2014-segunda-aplicacao/primeiro-dia/sempre-teceremos-panos-de-seda-e-nem-por-isso-vestiremos-melhor/

  • fiquei um pouco em dúvida porque a D fala em "urbano"... dá pra o mundo medieval chamar assim, então?

  • ja caiu uma questão com uma parte maior desse poema com essa mesma pegada de pergunta

  • "Nunca seremos capazes de ganhar tanto Que possamos ter melhor comida."

    Tive que ler a letra D e E mais de uma vez para tentar entender a diferença entra ambas as alternativas. O fragmento que estaquei do texto deixa claro que essas mulheres recebiam algo em troca da sua mão de obra, sendo assim, portanto, remuneradas, mal diga-se de passagem. A ponto de não conseguirem comprar panos que elas produziam. Olhando o significado de servidão na internet, podemos encontrar como definição para palavra algo do tipo análogo a escravidão. Enquanto que a exploração, como o próprio nome já diz, é a exploração. Como texto diz "Nunca seremos capazes de ganhar tanto", podemos concluir que havia uma remuneração, logo, não cabe a palavra servidão.

    Servidão: estado ou condição de servo ou de escravo; serventia, escravidão.

    Exploração: aproveitamento para a produção de alguma riqueza.

  • Muito bom comentário do Cristiano. Precisamos prestar atenção a todas as palavras do enunciado, pois nessa questão, a letra D e a letra E parecem idênticas, mas há um pequeno detalhe em duas palavras como bem citado pelo colega.

  • Uma questão que utiliza do mesmo texto: Q889163

  • GABARITO - D

    Na medievalidade europeia, eles exploravam as mulheres completamente, sem se quer levar qualquer benefícios às mesmas como forma de reconhecimento de suas longas jornadas de trabalho.

    Caaaveeeeiraaa!