SóProvas


ID
2663701
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O próprio movimento operário não pode ser reduzido a um conflito de interesses econômicos de interesses econômicos ou a uma reação contra a proletarização. Ele é animado por uma imagem de "civilização" industrial, pela ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos. O que é bem diferente da utopia igualitarista simples, pouco preocupada com as condições de crescimento.
TOURAINE, A. Os movimentos sociais. In: FORRACHI, M. M.; MARTINS, J. S. (Org.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1997.

Considerando a caracterização apresentada pelo texto, a busca pela igualdade pressupõe o(a)

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkk forçou a barra!

  • kkkkkkk forçou a barra!

  • " Ele é animado por uma imagem de "civilização" industrial, pela ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos."

  • O movimento operário não pode ser reduzido a um conflito de interesses econômicos(...) O que é bem diferente da utopia igualitarista.

    Considerando a caracterização apresentada pelo texto, a busca pela IGUALDADE pressupõe o(a)

    Intensificação do crescimento econômico

    LETRA: D

  • "(...) ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos (...)" - a resposta encontra-se no texto, leiam com atenção.

  • mas pq não é coletivização dos meios de produção? onde está o erro dessa alternativa? se alguém souber, me ajude!

  • Letra E

    A questão diz respeito ao movimento operário, elucidando no texto que suas reivindicações não são utópicas, mas buscam melhores condições de crescimento e acesso econômico. A busca pela igualdade estão só pode ocorrer com melhores condições de produção e intensificação do acesso ao crescimento econômico.

  • A galera lê "operário" ou "proletário" e já pensa em foice, em martelo e em Marx.

    Onde há, no texto, ideias marxistas?

    Pelo contrário, o autor está contextualizando que o movimento operário não deve ser reduzido a essa interpretação.

    E, de fato, se você visitar o chão de fábrica de alguma indústria, a grande maioria dos trabalhadores nem deve saber quem é Marx. Nem deve ligar para política.

    O texto tem um viés liberal (crescimento econômico como promotor do desenvolvimento social).

    (cadê a turma que reclama de doutrinação esquerdista no ENEM?)

  • Uma dica: prestar atenção qual o AUTOR do texto. Touraine é um sociólogo que fala sobre a época pós-industrial, e não adota pensamento necessariamente marxista.