-
-
Para Aristóteles, a virtude não é uma característica humana, mas uma forma de agir no mundo, que é adquirida por meio do hábito de exerce-la, criando na alma disposição para aceita-la. O conceito chave para compreender a virtude ética sugerida por ele é "meio termo", ou seja, encontrar um equilíbrio nas ações como forma de vivermos bem em sociedade. Por exemplo:
O sentimento original: PRAZER;
Seu excesso: libertinagem;
Sua mediania: temperança;
Sua falta: insensibilidade;
Letra A
-
Mario Souza quero ver sua nota no enem! seus comentários são os melhores! vc está de parabéns!
-
Que absurdo! A ética de Aristóteles consiste em valores individuais, na felicidade individual (o sumo bem), diferente da política. Logo, a ética se resume na busca pelo prazer próprio, é a doutrina eudemonista.
Péssimo gabarito.
-
A virtude, para Aristóteles, é uma qualidade moral particular que denota a disposição de um indivíduo para praticar o bem, não se tratando de uma característica nata, ao invés disso se apresentando como uma forma de conduta, representada pela repetição constante de atos motivados pela vontade do homem em prol do bem.
-
Letra A
Segundo Aristóteles, a felicidade só pode ser obtida por meio das virtudes, que são atividades, isto é, hábitos e não ações isoladas. Por outro lado, segundo o mesmo filósofo, como o Homem é por natureza um ser social, toda pratica individual das virtudes deve convergir para o bem comum.
-
(B) concretização utilitária de ações que revelam a manifestação de propósitos privados.
→ isso aqui é ética maquiavélica, não aristotélica.
tem gente aí que estudou aristóteles (estudou?), e não entendeu nada. individualismo, egoísmo e privacidade são conceitos modernos que soariam estranhos a um grego do século III a.C. cuidado com as interpretações errôneas