-
-
Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Como os negros haviam tido o direito à liberdade, eles requisitavam desse dispositivo legislativo na prática.
letra C) busca pelo reconhecimento do exercício da cidadania.
-
Segundo o texto, os primeiros anos após a abolição da escravidão no Brasil tiveram como característica o(a) (c) busca pelo reconhecimento do exercício da cidadania.
Após a abolição, os escravos ficaram desamparados, tiveram que lutar para efetivar sua cidadania. Muitos tiveram que retornar aos seus antigos senhores, mas exigindo uma remuneração digna.
-
Cidadania é o exercício de direitos e deveres perante o Estado sim, mas quanto à política, não tendo nada a ver com direitos sociais ou liberdades individuais.
Péssima questão.
-
(2011 - TRF - 1ª REGIÃO – Juiz): Os vícios ocorridos no curso do inquérito policial, em regra, não repercutem na futura ação penal, ensejando, apenas, a nulidade da peça informativa, salvo quando houver violações de garantias constitucionais e legais expressas e nos casos em que o órgão ministerial, na formação da opinio delicti, não consiga afastar os elementos informativos maculados para persecução penal em juízo, ocorrendo, desse modo, a extensão da nulidade à eventual ação penal (Correto).
-
Questão confusa, pois o comando diz "segundo o texto", e este refere-se ao mercado de trabalho.
Antes da abolição, a remuneração era exclusiva ao branco. Após a abolição, porém, foi adquirida pelo negro também. Significando, nesse sentido, uma equiparação, como diz a alternativa "b"
-
B) não, pois a equiparação racial no mercado de trabalho seria os mesmos direitos do branco e do negro em um número alto entre os dois, sem muita diferença. Já nesse caso, o negro era quem trabalhava e não o branco, então para ter equiparação, o negro teria que ser dono de fazenda também, o ambiente de trabalho.
C) Sim, pois após se oficializar como livre, o ex-escravo queria ser reconhecido como cidadão, como o texto fala "procuram distanciar-se do passado de escravidão... negaram-se a receber a ração diária.... Ou seja, eles queriam receber título de cidadão e não passar pelas mesmas coisas que antes.
-
Gente, não é uma prova de direito constitucional.
É uma prova de ensino médio.
É pra entender "cidadania" como um termo genérico, amplo, direitos e deveres etc. Não compliquem o simples, peloamor.