SóProvas


ID
2663788
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Enquanto as rebeliões agitavam o país, as tendências políticas no centro dirigente iam se definindo. Apareciam em germe os dois grandes partidos imperiais — o Conservador e o Liberal. Os conservadores reuniam magistrados, burocratas, uma parte dos proprietários rurais, especialmente do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, e os grandes comerciantes, entre os quais muitos portugueses. Os liberais agrupavam a pequena classe média urbana, alguns padres e proprietários rurais de áreas menos tradicionais, sobretudo de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

No texto, o autor compara a composição das forças políticas que atuaram no Segundo Reinado (1840-1889). Dois aspectos que caracterizam os partidos Conservador e Liberal estão indicados, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • A questão do relacionada ao controle do governo sobre as províncias foi um tema recorrente não apenas no Segundo Reinado,mas também durante o Período Regencial com a discussão sobre o Ato Institucional de 1834,seguida de seu modelo regressista interpretativo feito à comando de Araújo Lima.

    Uma das questoes mais recorrentes entre esses partidos era a questão do controle do governo central,os liberais defendiam o Federalismo,enquanto os Conservadores,o Unitarismo.

     

    R=Letra "D"

  • A maior divergencia entre eles era a centralização ou não da provincia

  • Bom, não fiz a prova ainda mas pretendo fazer como treneiro esse ano, enfim, a minha conclusão de ter chegado a Alternativa "D" é a palavra- Chave "Reuniam" é então percebi que se encaixava perfeitamente com Unitarismo, agora descentralização não compreendi muito bem.

  • ''Os liberais agrupavam a pequena classe média urbana, alguns padres e proprietários rurais de áreas menos tradicionais''

    eles querem a descentralização, está tudo muito concentrado em uma determinada região e a galera que são de regiões menos tradicionais fica como?

  • Conservadores defendiam um governo forte e centralizador (unitarismo) e os liberais maior liberdade aos estados/cidades (federalismo).

  • Dois aspectos que caracterizam os partidos Conservador e Liberal estão indicados, respectivamente, em: (d) Preservação do unitarismo — Ampliação da descentralização provincial.

    Não só no Brasil como em todo mundo, conservadores e liberais do século XIX discutiam sobre as formas de Estado (unitário, federal e confederacional). Os conservadores acreditavam no Estado unitário, pois, em caso de invasão, a unidade da governação estaria garantida e, assim, o país não se dividiria. No entanto, os liberais acreditavam no Estado federal, que garantiria maior autonomia e liberdade às províncias. Mas por quê? Porque era nas províncias que moravam a maioria das pessoas e não só no Rio de Janeiro (capital imperial à época).