-
-
Parodiando a explicação da professora...
A resposta é a alternativa A, porque não é a alternativa B, nem a C, nem a D, nem a E.
A alternativa B está incorreta, ora, porque a resposta é a alternativa A.
A alternativa C está incorreta, ora, porque a resposta é a alternativa A.
...
-
Esses professores do qconcursos... a maioria se fizer a prova tira nota menor que nós. É a máxima: ''quem sabe faz, quem não sabe ensina''.
-
não entendi pq não pode ser alternativa c
-
Essa questão creio que foi Pank para geral, mas vamos a explicação.
Poderia sim ser a letra "c", no entanto é falado sobre a forma indevida que é feita a exploração.
Agora nesse trecho retiramos o que eles desejam na resposta :
" Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência"
A exploração é feita de forma indevida, pois acaba contaminando o lençol freatico e causando a perda do aquifero.
-
Eduardo Andrade Ferreira, o senhor está equivocado, viu a resposta e faz um xadrez 4d para explicar o inexplicável, a questão é clara "O uso INTENSO das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade," quer dizer que ta gastando muito, todavia o gabarito vem falar em contaminação, eu posso gastar a água toda sem contaminar, da mesma forma posso contaminar sem gastar uma gota.
incrível esse pessoal que fica fazendo raciocínio absurdo pra tentar explicar questão com gabarito incoerente.
-
É aquela "típica" questão do Enem...
-
Estranha... mas bola pra frente!
"Os poços artesianos são muito comuns no Brasil e consistem na perfuração de terras afim de captar água do lençol freático pela necessidade hídrica da região. O lençol freático no geral está conectado com toda a rede hídrica, sendo o maior problema sua contaminação."
Equipe Descomplica
-
No texto vem dizendo: "Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero.
No comando da questão diz: "Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são:
Então a questão quer uma situação que leva a perda do aquífero devido a exploração sem planejamento e também quer saber como isso acontece.
A) Correta. A contaminação do aquífero leva a sua inutilização, vc possui o aquífero mas ele não é mais útil, ocasionando a sua perda sem se fazer mais uso e a causa para isso é a falta de proteção do escoamento de águas contaminadas como por exemplo, NPK, agrotóxicos e por aí vai.
B)Errada. Essa questao ta quase certa, um mero detalhe a exclue. A intrusão salina pouco a pouco iria quebrar o equilíbrio natural do subsolo, onde por causa da densidade diferente a água salgada fica abaixo da água doce, menos densa (pesquisem intrusão salina), tornando a água mais salobra o que reduziria a extração da água doce, entretanto a redução é uma consequência e não a causa da intrusão salina, outra coisa, é possivel reverter a salinidade, porem é um procedimento caro e complexo, então conclui que a salinização não provoca a perda do aquífero.
C)Errada. A superexploração levaria a um consumo maior do que seu reabastecimento pelo ciclo da água, levando a uma perda gradual do aquífero, correto até aqui. O grande problema dessa questão é a causa, que fala sobre construção ineficaz na captação, já que se for ineficaz a captação ela não cumprirá totalmente com o objetivo, sendo assim, não haverá a superexploração, o que torna a causa contraditória.
ineficaz
adjetivo de dois gêneros
- que não produz o efeito desejado; inoperante.
- sem resultado; estéril, infrutífero.
D)Errada. O rebaixamento levaria ao longo do tempo ao total consumo do aquífero, o porém é que a causa fala do bombeamento equivalente a reposição natural de acordo com o ciclo da água, o que impossibilitaria seu rebaixamento e isso é uma característica de consumo sustentável, então também é uma causa contraditória.
E)Errada. O encarecimento não leva a perda do aquífero e sim dificulta a acessibilidade economica da captação que na maioria das vezes são feitas em locais com pessoas com baixo poder aquisitivo, e a conservação da cobertura vegetal não é a causa disso já que a captação é subterrânea e a conservação da cobertura vegetal ajuda no ciclo da água.
-
Comentário horrível o dessa professora. Acredito que o erro da alternativa C teria sido essa captação subsuperficial pq seria melhor uma captação superficial da água da chuva.
-
Sobre a (C):
Se a captação do aquífero é ineficaz, como o poço seria "superexplorado"?
A lógica interna da alternativa não faz sentido.