SóProvas


ID
2663812
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os desequilíbrios que se registram nas encostas ocorrem, na maioria das vezes, em função da participação do clima e de alguns aspectos das características das encostas que incluem a topografia, geologia, grau de intemperismo, solo e tipo de ocupação.

CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. Degradação ambiental. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

Os desequilíbrios resultantes da atuação humana junto às vertentes íngremes do relevo são fortemente ligados ao(à)

Alternativas
Comentários
  • Vitória, não teria como ser a letra e, pois a alternativa fala de um projeto habitacional voltado à população de baixa de renda e a gente sabe que a formação das favelas no Brasil foi um processo completamente desordenado e não teve nenhum base de projeto, ele simplesmente aconteceu pela própria população marginalizada que não tinha outra opção se não subir os morros.

  • Vale lembrar que, os TRABALHOS se concentram nas regiões centrais (onde as moradias costumar ser mais caras). Com o crescimento rápido das cidades (que não permitiu planejamento das mesmas) as pessoas que não podem pagar pelas áreas no centro, acabam por ocupar áreas de risco, como encostas (impermeabilizando o solo e aumentando o escoamento superficial) → E, como vemos todo ano nas épocas de chuva, faz vitimas.

  • GABARITO: B

    A dificuldade de infraestrutura e problemas ambientais acarretados pelas cidades, nos países subdesenvolvidos no geral podem ser explicados pela urbanização acelerada sem planejamento prévio, tido como desordenado.

  • São as denominadas favelas