SóProvas


ID
2663851
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os gêmeos sempre exerceram um fascínio para a maioria das pessoas, principalmente os monozigóticos ou idênticos. Parte desse interesse está relacionada ao fato de que esses indivíduos representam a manifestação natural que mais se aproxima da clonagem na espécie humana.


O mecanismo que está associado com a formação dos indivíduos citados é a

Alternativas
Comentários
  • A formação de gêmeos monozigóticos depende da separação do embrião em duas massas celulares independentes, normalmente ocorrido no estágio de mórula ou blástula.

  • O mecanismo que está associado com a formação dos indivíduos gêmeos monozigóticos ou gêmeos idênticos é o fato do embrião se dividir em dois grupos celulares independentes, porem idênticos.

    Alterativa correta: Letra B


  • Como o DNA é o mesmo, havendo apenas a separação do embrião em dois, os gêmeos resultantes são idênticos.

  • Só uma curiosidade: esta separação deve ocorrer em até 12 dias após a formação do zigoto, caso contrário, será tarde demais e os gêmeos serão xifópagos (siameses).

  • Gêmeos univitelinos são geneticamente idênticos, apresentando obrigatoriamente o mesmo sexo. Eles são formados a partir de um espermatozoide e um óvulo, os quais formam um zigoto, que origina um embrião, que se fragmenta em dois novos embriões idênticos. Se, no caso em questão, os gêmeos fossem bivitelinos, se formando a partir de dois óvulos, cada qual fecundado por um espermatozoide distinto, formando dois zigotos e, daí, dois embriões.