-
A fixação biológica ou biofixação, por sua vez, é a fixação de nitrogênio por micro-organismos, sendo essa a forma mais comum de fixação. Nesse tipo de fixação, bactérias podem converter o nitrogênio gasoso em amônia (NH3) ou íons amônio (NH4+).
Na fixação biológica, destaca-se a ação das bactérias do gênero Rhizobium. Bactérias desse gênero associam-se a plantas leguminosas, vivendo em nódulos de suas raízes
-
O próprio enunciado já explica que a hidroponia, fornece nitrato e ureia às plantas cultivadas por meio de uma solução, que se fosse no solo dependeriam de bactérias fixadoras e nitrificantes para disponibilizar o nitrato para absorção.
Alternativa correta: Letra C
-
Nessa solução não é necessário que as bactérias fixadoras convertam o nitrogênio gasoso em amônia ou amônio, pois a solução é rica em nitrato
-
A hidroponia começou a ser usada para fins comerciais a partir dos anos 30. Ainda em pequena escala, surgiu para resolver problemas. Devido ao alto custo dos produtos na Europa e com a grande produção de estufas aumentou-se a procura por um melhor aproveitamento da área da estufa, no caso, uma alternativa, a hidroponia.
Na década de 80 foram descobertos altos níveis de substâncias tóxicas nas águas subterrâneas em regiões da Holanda. Portanto, os solos eram esterilizados, o que também reduzia significativamente os lucros, então, novamente a hidroponia veio como solução do problema e também de prevenção pois com o uso da hidroponia o uso de pesticidas é reduzido quando comparado a agricultura convencional. Isso porque a hidroponia é um tipo de cultivo denso, com uma produção maior utilizando um menor espaço, permitindo que seja possível o uso de módulos separados, que impedem a entrada de várias pragas. A produção hidropónica, em comparação ao cultivo no solo, tende a ser de 30 a 50% maior, para uma mesma área. Em segundo lugar, o uso de pesticidas agrícolas é muito menor no cultivo em hidroponia, pois a presença de pragas, plantas daninhas diminui devido ao cultivo ser em ambiente protegido e não estar em contacto com o solo.
-
A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).
-
Na natureza, bactérias fixadoras do solo participam da fixação do nitrogênio atmosférico, tornando-o biodisponível.
Equipe Descomplica
Gabarito: C